Pt:Mapeamento por Foto

From OpenStreetMap Wiki
(Redirected from Pt:Photo mapping)
Jump to navigation Jump to search
Para imagens aéreas, ver Aerial imagery.
Mapping with photos.png

Mapeamento por foto, uma técnica de mapeamento popular, que pode ser uma ótima maneira de poupar tempo - pode ser muito mais rápido tirar fotos de placas de rua ou pontos de interesse do que escrever, digitar em um telefone celular ou marcar um ponto em um aparelho de GPS. Além disso, os smartphones e as câmeras podem adicionar coordenadas de GPS, facilitando a correspondência das fotos com a posição exata em que foram tiradas.

Mapeamento por fotos simples

Use sua câmera para ajudá-lo a lembrar das coisas. Pode ser tão simples quanto isso! Você não precisa usar o GPS e outros truques avançados descritos nesta página. Isto é particularmente verdade se você estiver em uma área com boa cobertura do bing (torna muito mais fácil colocar as coisas no lugar certo) e se tiver uma boa memória visual. Você precisa se lembrar do caminho por onde andou e da direção que estava olhando quando tirou as fotos. Para ajudar a sua memória, é sempre uma boa ideia introduzir os dados no mapa o mais rápido possível depois de coletá-los. Além disso, quanto mais fotos você tirar, melhor. Se uma área da foto estiver visível na foto anterior, ficará mais fácil orientá-la quando estiver olhando para ela.

Orientação

Mesmo que você tenha uma trilha de GPS, pode ser difícil determinar em que direção estava olhando no momento que tirou a foto. Você pode desenvolver seus próprios truques para resolver esses problemas, mas aqui está uma abordagem: Simplesmente gire a câmera: formato paisagem para o que está na frente, formato retrato para informações do caminho por onde se veio e uma rotação de +/- 45° para o que está à esquerda e à direita do caminho. Muito amador, mas suficiente na maioria das vezes. Você também pode trabalhar a orientação usando o ângulo da luz do sol (sombras) nas fotos.

Fotos geolocalizadas

Smartphones e algumas câmeras vêm com GPS incorporado (e alguns equipamentos de GPS vêm com câmera incorporada) assim, esses dispositivos normalmente gravam dados de geolocalização nos metadados do arquivo da imagem (EXIF), cada vez que uma foto é tirada. É muito simples com um smartphone, embora possa ser necessário configurar. Torna as coisas muito mais fáceis. Ferramentas como o JOSM geralmente usam esses metadados de geolocalização.

Sincronização do tempo

E se você estiver utilizando uma câmera sem GPS? Você deve trabalhar com dois equipamentos separados, uma câmera e uma unidade de GPS. As câmeras digitais adicionam a data e a hora de cada foto (nos dados do EXIF), e uma trilha de GPS vai permitir a correlação pela hora, fazendo a associação da foto com a posição exata onde foram tiradas. Veja JOSM/Photomapping se você deseja que as fotos sejam mostradas no local correto no JOSM, ou veja Geotagging Source Photos se você deseja georreferenciar fotos que não possuem informações de localização.

Integração com o Potlatch

Agora o Potlatch pode ler um arquivo KML para fotos georreferenciadas. Veja Potlatch/Photo-mapping para obter detalhes.

Integração com o JOSM

Artigo principal: JOSM/Photomapping
Captura de tela do JOSM, mostrando o recurso de mapeamento por foto.

A melhor maneira de trabalhar com fotos no OSM é utilizando o JOSM.

Marcação e armazenamento

Se você deseja marcar um objeto (nó, caminho, etc.) mostrando que foi posicionado por uma fotografia e não pelos dados do GPS (talvez uma cerca que você não atravessou localizada entre dois lugares que já estão no mapa), use source=photograph. Se, mais comumente, é o nome do objeto que foi obtido na foto (por exemplo, o nome de uma rua), use source:name=photograph. De forma semehante, para o número da estrada (por exemplo, ref=BR-101), use source:ref=photograph.

No projeto do OSM não há nenhum lugar para as fotos serem armazenadas. Se você carregá-las para um serviço como o Flickr, poderá usar, por exemplo, source_ref=http://example.com/123.jpg (ou source_ref:name=* ou source_ref:ref=*) para ligar a foto ao objeto.

Se você estiver utilizando Predefinições no JOSM, vai ser sugerida a etiqueta certa na hora certa, e não vai se preocupar com qual é qual!

Você deve adicionar posições de GPS às suas fotos, veja Geotagging Source Photos.

Veja source=* para obter mais opções de marcação

Outros Softwares

Dados do EXIF mostrando a hora e hora de criação

O Geosetter pode mostrar fotos usando vários mapas como fundo (Google, OSM, Mapbox) para uma imagem individual, ou para uma pasta usando a trilha do GPS e uma foto para calibração do tempo do GPS para fazer a correlação. Usa o ExifTool para escrever os tempos corrigidos e coordenadas no cabeçalho EXIF. Também pode procurar por localizações (país, estado, cidade, etc.) e, opcionalmente, escrever estes dados no cabeçalho EXIF.

O script Perl localizador de imagem do OJW pode combinar uma pasta com várias imagens JPEG com a trilha do GPX, para produzir uma lista contendo latitude/longitude de cada foto.

Os scripts de geocodificação do Seth Golub fazem praticamente a mesma coisa, mas escrevem os dados na seção EXIF da imagem JPEG usando o Exiv2. Os scripts também fornecem uma interface de linha de comando ao Exiv2 para ler e gravar dados geográficos nos cabeçalhos EXIF. (Usa uma API do Google Maps que agora está morta.)

O Exiv2 é uma biblioteca C ++ de multiplataforma e um utilitário de linha de comando para gerenciar metadados de imagem. Fornece acesso rápido e fácil de leitura e gravação aos metadados Exif, IPTC e XMP e ao Perfil ICC incorporado em imagens digitais em vários formatos.

Outros softwares e informações sobre escrita de informações nos metadados de imagens podem ser encontrados na página Geotagging Source Photos do wiki.

Alguns telefones Nokia com câmera não incluem informações de tempo nos cabeçalhos EXIF, fazendo com que o JOSM e outras ferramentas falhem. A data e hora podem ser copiadas da hora de criação do arquivo utilizando a biblioteca Perl e aplicativo de linha de comando ExifTool : $ exiftool -P '-FileModifyDate>DateTimeOriginal' *.jpg

Para os usuários Linux há o GPSCorrelate (Programa C abandonado para combinar trilhas GPS com fotografias e armazenar as correspondências nos dados EXIF nas fotografias.)

Também existe o GPSPrune, um aplicativo Java multiplataforma, que correlaciona fotos manualmente, ou automaticamente, usando registros de tempo (a partir de arquivos GPX, KML ou de texto). Pode colocar as fotos em um arquivo KMZ ou pode usar o ExifTool para escrever as coordenadas nos arquivos JPEG.

Um pequeno programa, escrito em C, para calcular o parâmetro -geosync do ExifTool dada uma foto de uma fonte de tempo precisa, é visto aqui.

Websites/projetos sobre geolocalização de fotos

Websites/projetos como serviços (gratuitos):

  • Flickr, site de compartilhamento de fotos, suporta "marcadores" OSM especiais. Se for uma foto de um objeto OSM, pode ser adicionado um marcador como osm:way=123456 ou osm:node=654321 e o Flickr vai fazer a ligação com a página do navegador do dado. Também existe o marcador 'openstreetmap' normal e um grupo.
  • OpenStreetCam, projeto para fazer upload de imagens com geotags e colocá-las em camadas do OpenStreetMap. Mesmo que você não tenha imagens, pode ajudar como moderador das imagens existentes!
  • Mapillary (mapillary.com) - plataforma colaborativa de imagens de nível de rua para extrair dados do mapa em escala usando a visão computacional.
  • Mapknitter (mapknitter.org), por Public Lab, é uma ferramenta gratuita e de código aberto para combinar e posicionar imagens (frequentemente do MapMill.org) no espaço geográfico em um mapa de imagem composto. Permite colocação automática ou manual de fotos aéreas e as exporta como GeoTIFF, TMS ou um JPG básico.
  • Pic4Carto um eficiente visualizador de imagens de rua para mapeamento. Combina fotos de várias fontes (Wikimedia Commons, Flickr, Mapillary, OpenStreetCam) e mostra numa interface de usuário simples. Website.

Variados (ferramentas locais ou repositórios de aplicativos):

  • CycleStreets (cyclestreets.net) tem um Photomap para fotos de rua de instalações de ciclismo (nenhuma restrição geográfica, embora o roteamento seja somente no Reino Unido). CycleStreets para iPhone permite adição direta de fotos e o código do aplicativo é GPL.
  • Show Your Places (syp.renevier.net) é um CMS cujo objetivo é gerenciar uma coleção de imagens ou fotos com localização geográfica. O site mostra um mapa com marcadores correspondentes aos locais das fotos. Ao selecionar um marcador, os visitantes podem ver a imagem e sua descrição. Requer PHP e MySQL.
  • phpMyGPX (phpmygpx.tuxfamily.org) é um aplicativo web de código aberto baseado em PHP, MySQL e OpenLayers para gerenciar fotos e arquivos GPX com um navegador - em sua máquina local ou online para compartilhar suas trilhas e imagens.
  • Viking (não encontrado).

Projetos abandonados ou incorporados:

  • MapPIN'on OSM, introdução de sistema de fotos georreferenciadas. O site é projetado para ser muito simples, a fim de introduzir milhões de fotos. Este servidor não possui fotos. As fotos são carregadas nos blogs de cada autor e apenas vinculadas a "MapPIN'on OSM" por RSS. Parece estar extinto (exceto para os anúncios?).
  • OpenStreetPhoto. Projeto com nome um tanto errado. Principalmente trabalhando em várias idéias para coletar imagens aéreas (drones quadcópteros), mas com alguns trabalhos fazendo OCR de imagens de rua. Parecia mais ativo em 2009, então foi incorporado ao OpenStreetView.
  • Geolocation.ws - fotos georreferenciadas Creative Commons tiradas do Panoramio, Flickr, Geograph, 500px e Wikimedia Commons. Suporta foto direta e upload de arquivo de trilha GPX.

Outras fotografias

Se você tirar alguma foto bonita em um dia ensolarado ou visualmente atrativa (não apenas fotos de placas de rua) enquanto estiver mapeando uma área...

Veja também