Brazil/Associação/Rodada/4.2

From OpenStreetMap Wiki
Jump to navigation Jump to search
Entidade OSM-BR
Itens em uso:
›› recesso para revisão ‹‹ 
...Estatuto final (p. consulta)
Outros subsídios:
URL-curta da home:
http://bit.ly/OSM-BR

Projeto do formulário "Estatuto da Associação OSM-BR, votação 2: Associados"

Esta página apresenta os subsídios e a discussão que levarão ao formulário de votação, justificando sua forma e conteúdo. No contexto das demais votações corresponde à Rodada-4.2 de discussão estruturada. O formulário terá como público as pessoas inscritas no Cadastro da rodada-3. Os resultados finais da votação afetarão a redação do Estatuto proposto.

Assunto da votação
A seção Associados (requisitos para a admissão/demissão e direitos/deveres) do Estatuto-esqueleto, e eventuais pendências da rodada 4.1.
O Estatuto da Associação terá um capítulo inteiro descrevendo quem pode e quem não pode se associar, como se associar, direitos e deveres do associados, etc. caracterizando o "quem somos nós" da futura associação.
Metodologia no projeto do formulário
Conforme se discute este capítulo do Estatuto, o Grupo de redação (G-Estat) vai consolidando decisões consensuais e destacando o que não é consenso para submeter a uma votação: assim vai sendo construído o formulário. Nele os votantes poderão opinar preferências e votar decisões. Também serão votadas decisões pendentes ou complementares da rodada 4.1 (ex. cidade e local para a sede da associação).

Todas as discussões deste planejamento no Telegram-Associação e no talk:wiki.

FORMULÁRIO

Disponível para o público como google-form 1WG69k... ou endereço curto https://bit.ly/2wQN3lY.

Declaração de privacidade

Não há privacidade. Trata-se de uma votação aberta e transparente, onde a tabulação dos resultados pode ser auditada pelos próprios votantes. Por questões de controle apenas o administrador do Cadastro terá acesso integral, todos os demais terão acesso somente para leitura. A planilha de resultados será sumarizada nesta página Wiki.

Transcrição das perguntas

... Quando estiver pronto transcrever aqui para registro em estrutura de texto simples ...

P1 - Qual cidade você acha mais adequada para sediar a Associação? (foram listadas as cidades com mais representantes e DF)
Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador, "texto livre".
P2 - Quem pode ser associado? Só habitante brasileiro ou habitantes de outros países?
Só BR, por isso se chama OSM-BR (a cidade onde habita é também um critério objetivo para representação regional).
BR porém aberta a outros que tenham demonstrado contribuições para o Brasil (o Conselho Fiscal julgaria essas raras excecoes).
Sem restrições ou critérios, mesmo que simples e objetivos.
P3 - Quem pode ser associado, só quem se deu ao mínimo trabalho de ter login no OSM e entender o que é o OSM, ou qualquer um?
(opções)
P4 - A OSM-BR precisa ter um "departamento de apoio aos interesses de empreendimentos e empreendedores segmento Geo-livre"?
(opções)
P5 - Você acha que a associação deve ser composta apenas de pessoas físicas (CPF), ou que vale ter alguma modalidade de participação efetiva dos empreendimentos e entidades (CNPJ) do setor que se afinem com nossa missão?
(opções)
P6 - Os associados serão obrigados a pagar anualidade? [chutemos algo entre R$10 a R$50 por ANO, e justificando-se quem não puder pagar]
(opções)
P7 - Deve-se permitir que o dinheiro doado, depois de tomados 15% de apoio à manutenção, tenha sua destinação decidida pelo doador (projetos e/ou eventos de sua escolha)?
(opções)

Justificativas

Algumas perguntas requerem justificativas.

P1 - Cidade
Pode-se preencher livremente a cidade, mas há tendência de se votar nas opções oferecias. Essa pequena lista de opções refere-se às capitais das capitais de estado com maior número de inscritos na Rodada-3. Como "maior número" é subjetivo, optou-se por usar como referencial de corte o Rio de Janeiro, a cidade prevista pelos modelos de Estatuto de 2014. Estados: 5*BA, 4*PR, 3*RJ, 5*RS, 7*SP. Acrescentamos a opção Brasília por ser a OSM-BR uma associação representativa de todos os estados.

Período de resposta

Os e-mails serão enviados nos dias 19 e 20 de maio de 2018, e haverá uma semana de prazo (até dia 26) para seu preenchimento.

RESULTADOS

Tabulação dos resultados obtidos no formulário de votação.
Efeitos da tabulação transcritos para o texto em construção no GDoc (v0.1.0).

26 de maio

Dos 36 inscritos na Rodada-3, 12 esponderam:

Anderson Luciano

, ?(RAFAEL MAIA QRA NEGOCIADOR), ppKrauss , smaprs , Almeidalz , gbschenkel , raphaelmirc , aln77 ??, vgeorge , AbaCaxias , santamariense . Resposta do dia 20/05/2018, por falha da implantação não tinha campo de usuário.

Conclusão: editar o texto do Estatuto para refletir os resultados. No caso da pergunta-4, incluir o texto com indicativo de dúvida e colocar em discussão na Rodada-4.3.

Proposta decorrente

Diagrama UML de classes (ou OntoUML) representando a estrutura de associados com destaque para atributos que garantem direito de participação na estrutura administrativa (voto em assembleia geral e direitos de participação proporcionais à contribuição em projetos).

Para satisfazer aos resultado das respostas às perguntas 5, 6 e 7 está sendo proposta uma redação que segue o diagrama ao lado:

  • Associados podem ser de dois tipos:
    • Associado individual: pessoa física (solicitado dela o CPF), com direito a voto e obrigação de contribuir com anualidade. Se contribuir com algo mais, seja como anualidade-extra seja como doação, terá direito de orientar essa contribuição às iniciativas desejadas e participar na governança dessas iniciativas (em função não-linear do montante doado).
    • Associado institucional: pessoa jurídica (solicitado dela o CNPJ) obrigatoriamente sendo representada por um (e apenas um) associado individual que converte seu voto em institucional enquanto for representante. O CNPJ é obrigado a contribuir com algo mais que a anualidade de associado individual, mas esse extra pode ser orientado a iniciativas por ele designadas.

Os demais elementos estão sendo consoslidados com auxílio dos diagramas no Estatuto-Esqueleto.