Pt:JOSM/Advanced editing

From OpenStreetMap Wiki
Jump to navigation Jump to search
Inicie e baixe dados OSM Edição básica Edição avançada Plugins Perguntas frequentes

Salvar e carregar arquivos .osm

Para a maioria das finalidades, você provavelmente vai querer ficar com o download dos dados já realizados e fazer o upload de suas alterações. Quando você faz o upload de suas alterações, você efetivamente "salvou" suas mudanças. Melhor que isso, você disponibilizou suas mudanças para que outras pessoas vejam no mapa e façam mudanças adicionais. OpenStreetMap tem tudo a ver com colaboração na internet! No entanto, o JOSM também pode trabalhar com arquivos em seu sistema de arquivos local, salvando e abrindo arquivos para/do seu disco local. Isso funciona bem como qualquer outro aplicativo de desktop normal.

Clique no menu 'arquivo' > 'Salvar como...' para salvar os dados (e suas mudanças) para um arquivo.

Clique no menu 'arquivo' > 'Abrir...' para abrir um arquivo, previamente salvo, para edição ou carregamento.

O formato de arquivo JOSM é uma representação XML dados OpenStreetMap no formato padrão .osm. O JOSM estende-o ligeiramente para armazenar detalhes de mudanças nos dados do OpenStreetMap, ou seja, quaisquer alterações que não foram carregadas já no momento em que o arquivo foi salvo. Esta é uma característica poderosa que significa que o JOSM pode ser usado como um editor off-line da seguinte maneira:

Edição offline

Enquanto você tem uma conexão com a internet ...

  • Baixe uma área do mapa (pode ser uma ou várias caixas de delimitação)
  • Salve os dados como um arquivo .osm no seu disco local.

Enquanto você está offline sem conexão à internet ...

  • Abra o arquivo
  • Talvez abra traços de GPS e sobreponha-os nos dados (isso também pode funcionar bem offline)
  • Faça mudanças. Por exemplo: adicione informações locais que você tenha capturado durante o levantamento
  • Salve as alterações de volta ao arquivo. O arquivo inclui informações sobre todas as suas alterações, incluindo movimentação e exclusão de dados.

Quando você estiver de volta a uma conexão com a internet ...

  • Abra o arquivo do seu disco no JOSM
  • Vá até o menu "Arquivo" > "Atualizar dados" para voltar a baixar as áreas em que trabalhou. Resolva quaisquer conflitos (veja a seção a seguir)
  • Clique em carregar para salvar as alterações no servidor OpenStreetMap.

Dados filtrados

Você pode filtrar dados OpenStreetMap (por exemplo, por etiquetas, para dar um extrato temático), manipulando arquivos .osm em seu disco usando ferramentas como osmosis, osmconvert ou osmfilter, ou solicitando dados filtrados de uma API especializada, como XAPI ou Overpass API. Você poderá então carregar dados filtrados no JOSM. Esta pode ser a melhor maneira de examiná-lo, mas tenha cuidado ao editar. Você não deve excluir ou mover nenhum nó sem antes fazer um download normal não filtrado em torno dele, para obter todos os elementos conectados.

Edições de geometria e topologia

Adicionando e ajustando os nós de um caminho

Você pode mover os nós e os caminhos, selecionando-os e, enquanto estiver no modo (S)eleção, arrastá-los. A maior parte do tempo você estará interessado em mover apenas um nó por vez. Limpe sua seleção antes de arrastar o nó. Se você mover acidentalmente um caminho, use Ctrl-Z para desfazer.

Você pode adicionar nodos no meio de um caminho, entrando no modo de (A)dicionar e clicando em um segmento de caminho no local desejado. Volte ao modo de (S)eleção depois, a menos que você esteja construindo um caminho de conexão. Para adicionar outro nó ao longo deste segmento, certifique-se de limpar sua seleção antes de adicionar novamente. Tenha cuidado ao adicionar nós em uma situação onde muitos caminhos estão próximos (cruzando ou correndo em paralelo). É bastante fácil adicionar acidentalmente um novo nó que agrupa vários caminhos. Desfaça-o! A maneira mais fácil de evitar isso é aumentar temporariamente o zoom a fim de aproximar, de modo que os elementos de dados estejam bem afastados.

Há outro truque para adicionar nós a um caminho existente. Procure as pequenas cruzes que aparecem no meio dos segmentos. Você pode arrastá-los para adicionar rapidamente um nó sem sair do modo de seleção.

Elimine um nó selecionando-o e pressionando a tecla Excluir. Isso eliminará os objetos selecionados, mas mantém-lo no modo (S)eleção.

Separando e combinando caminhos

splitway.png Você pode dividir um longo caminho em dois caminhos menores. Selecione o nó onde a divisão deve ocorrer, e selecione o menu 'Ferramentas' > 'Dividir Caminho'. Você pode fazer isso várias vezes para cortar um caminho em vários lugares. As formas resultantes irão compartilhar as mesmas etiquetas iniciais, mas são formas separadas agora. Você pode dar-lhes etiquetas diferentes.

Às vezes, você precisa fazer uma seleção inteligente para indicar exatamente que divisão de caminho o JOSM deve executar. Se um nó estiver conectado a vários caminhos, você deve selecionar o nó e o caminho que deseja dividir. Para fazer isso, selecione o caminho e, enquanto mantém pressionada a tecla shift, clique no nó. Outro truque é selecionar dois nós antes de clicar em 'Dividir Caminho'. Ao fazer isso, um caminho pode ser dividido nos dois nós diferentes ao mesmo tempo. Isso pode ser uma economia de tempo, mas você realmente precisa fazer isso ao dividir um caminho que está formando uma área.

combineway.png O tipo oposto de operação é combinar dois caminhos juntos para formar um. Você só pode fazer isso com dois caminhos que são combinados de ponta a ponta (esses caminhos estão alinhados prontos para serem combinadas em um único caminho). Selecione ambos os caminhos ao mesmo tempo. Novamente isso pode ser conseguido mantendo pressionada a tecla shift para adicionar à sua seleção. Clique no menu 'Ferramentas' > 'Combinar Caminhos'. Neste ponto, o JOSM criará um único caminho. Se os dois caminhos tiverem etiquetas diferentes, o caminho combinada compartilhará todas as etiquetas de ambos. Você pode ser solicitado a "resolver conflitos" com etiquetas, onde a mesma chave estiver preenchida com valores diferentes nos dois caminhos. Lembre-se de que as etiquetas sempre se aplicam ao longo de todo o caminho. Se você precisar de etiquetas diferentes, você precisará de caminhos diferentes.

wayflip.png A ação Reverter Caminhos mudará a direção do caminho. Cada caminho tem uma direção que é indicada com setas quando o caminho está selecionado. Conforme mencionado acima, os caminhos devem ser organizadas de ponta a ponta antes de serem combinados, e isso inclui apontar na mesma direção (embora seja solicitado a fazer uma reversão automática se não estiverem corretamente organizados de ponta a ponta). Muitas vezes, a direção de um caminho não importa, mas pode ser usado para indicar características direcionais. Alguns exemplos importantes incluem:

  • Restrições de mão única com a etiqueta oneway=yes.
  • waterway=river deve apontar a direção do fluxo (declive).
  • natural=coastline deve ter uma direção com a terra à esquerda, mar à direita.

Você pode ajustar o layout topológico de nós e caminhos com muitas sequências alternativas de cliques e pressionamentos de teclas. Isso pode ser confuso no início, mas você vai dominá-lo com um pouco de prática. Use Ctrl-Z para desfazer. Divirta-se!

Desgrudar e desemaranhar

Na seção de edição JOSM/Edição básica, descrevemos como editar nós e caminhos, e também operações como dividir/combinar/e reverter caminhos. As coisas podem ficar um pouco mais complicadas quando os dados estão entrelaçados, sobrepostos ou emaranhados de forma complexa, mas lembre-se de que você sempre pode tentar fazer alterações e, em seguida, 'desfazer' algumas etapas se as coisas não funcionarem direito. Você também pode mover temporariamente nós ou até mesmo excluir elementos para entender ligações e sobreposições, antes de desfazer para restaurar os dados. Aqui estão algumas técnicas de edição adicionais:

  • Um clique do meio revela um menu de contexto que mostra as diferentes etiquetas de todos os elementos sob o rato.
  • Mantendo pressionada a tecla Ctrl, você poderá clicar no menu para alterar a seleção.
  • Alternativamente, o clique do meio repetido irá percorrer a seleção.
  • Se você não tem um botão central do mouse, mantenha pressionada a tecla 'Alt' no lado direito do teclado e faça um clique esquerdo repetido para percorrer a seleção.

Desgrudar caminhos é uma opção no menu 'Ferramentas'. Se dois (ou mais) caminhos estiverem conectadas em um nó, esta opção criará um segundo nó, liberando um caminho do outro. Observe que isso normalmente resulta em um 'nó duplicado' (dois nós diferentes sobrepostos), sendo ambos os nós selecionados. Como prosseguimento, ou apenas para entender a situação, você pode querer limpar sua seleção e, em seguida, arraste apenas o nó superior para um lado. Você deve fazer isso para evitar deixar um nó duplicado nos dados. Eles geralmente são considerados como algo ruim, muitas vezes resultando em confusão e problemas de conectividade de roteamento. Não há necessidade deles nos dados. A ação 'desgrudar caminhos' também pode ser usada com um elemento de caminho selecionado, para desfazê-lo de qualquer nós que ele compartilha ao longo de todo o comprimento. Se quiser combinar esses nós juntos novamente, use 'Ferramentas' > 'Unir nós' - mas note que isso combina todos os nós que estão próximos.

Os recursos descritos aqui são particularmente úteis para trabalhar com dados complexos. Existem várias outras ações no menu de ferramentas, e mais podem ser instaladas através de plugins.

Resolvendo conflitos

Enquanto você está editando com o JOSM, há uma chance de outras pessoas estarem editando a mesma área de dados ao mesmo tempo. O JOSM só faz o download de dados quando você o pede, o que significa que você pode ter sessões de edição bastante longas, sem necessariamente perceber possíveis confrontos com outros colaboradores. Em geral, é uma boa ideia fazer o upload regularmente caso você consiga, para reduzir a chance e também o impacto de qualquer conflito. Mas também pode ser uma boa ideia fazer download de dados da área a ser trabalhada, antes de fazer o upload. A ação de download não substitui suas alterações com os dados do servidor. Não há necessidade de se preocupar em perder nenhuma das suas mudanças, mas isso significa que você tem a chance de ver as alterações que outros usuários podem ter feito (ou novos dados que adicionaram) antes de fazer seu upload.

Claramente, essas mudanças feitas por outros usuários são algo que você deve verificar antes de fazer o upload. Se outro usuário mudou exatamente o mesmo elemento que você também mudou, o JOSM relata um "conflito". Nesta fase, você ainda não carregou suas alterações. Você é forçado a resolver conflitos antes de fazer o upload. Este recurso foi projetado para ajudá-lo a encontrar áreas onde você entrou em conflito com outros usuários. Ele permite comparar e escolher se deseja substituir as mudanças de outras pessoas com as suas próprias em cada caso. Depois de ter resolvido os conflitos, você pode enviar suas alterações.

JOSM-Icon-conflict.svg Alterna a visibilidade do painel de conflito à direita. Aqui, os conflitos estão listados, e você pode abrir uma janela para resolver cada um. Você tem a escolha de qual versão manter, sua ou a deles. Diversas guias e exibições são projetadas para ajudá-lo a entender o que os dados representam em cada caso. Isso pode parecer um pouco complexo e pouco claro, mas sempre se resume à escolha simples: manter o seu ou o deles. "Deles" refere-se ao estado atual dos dados no servidor, que é uma mudança do estado do elemento como era quando você o baixou originalmente, ou seja, parece que outra pessoa editou esse elemento.

Relações

As relações são um tipo de elemento que pode ser usado para representar alguns tipos mais avançados de recursos do mapa e geodados, como rotas e restrições de turno. Elementos como "nós" e "caminhos" podem ser membros de relações. As relações também podem ser membros de outras relações (uma hierarquia). Para cada uma dessas associações, a "regra" pode ser nomeada, e a relação geral é dada por etiquetas. Veja a página Relações para mais detalhes.

O JOSM fornece uma interface para dar-lhe o poder bruto de edição sobre as relações. Existem várias maneiras de acessar o diálogo principal de relações.

JOSM-Icon-relationlist.svg O painel de relações pode ser mostrado no lado direito. Alternar a visibilidade clicando no botão à esquerda. O painel lista todas as relações na área baixada e fornece botões para criar, editar, duplicar, excluir e selecionar uma relação.

O painel "Tags/Membros", que você normalmente usa para visualizar e editar etiquetas, também mostrará as relações, desta vez apenas as do elemento selecionado (os elemento membros).

Para criar novas relações, você precisa usar o painel de relações, mas ambos os painéis dão acesso ao diálogo para editar as relações existentes. O diálogo de edição da relação principal é dividido em três áreas. No topo, você pode editar as etiquetas da relação. Na parte inferior esquerda é uma lista de elementos que são membros, com uma coluna para os papéis. A lista é ordenada (que pode ou não ser significativa). Na parte inferior direita, há uma lista seletiva de elementos. Esta lista está vinculada à seleção de elemento que você possui atualmente na visualização de dados em segundo plano. Ajuste sua seleção em segundo plano para trazer elementos para a lista que podem ser adicionados à relação.

Criar uma nova relação

  • No painel Relações, clique no botão "Criar uma nova relação"
  • Na janela "Criar nova relação", adicione as etiquetas apropriadas
  • Adicionar membros da relação e adicionar papéis apropriados
  • Clique em OK para fechar a janela "Criar nova relação"
  • Video exemplo

Adicione novos membros à uma relação

  • Na janela principal, selecione os caminhos/nós a serem adicionados à relação
  • Selecione a relação necessária da lista de relações no painel Relações
  • Clique no botão "Chamar editor para relação selecionada"
  • Na janela "Editar relação", selecione o membro existente (se presente) para o qual o novo nó/caminho está ao lado e clique no botão apropriado "Adicionar todos os primitivos..." na área Seleção
  • Clique em OK para fechar a janela "Editar relação"

O JOSM permite que você classifique os membros e isso é recomendado para alguns tipos de relações, por exemplo, relações de rota, multipolígonos, ... A classificação dos membros permite que você garanta que os membros estejam conectados e localize quaisquer formas não conectadas. Para ordenar os membros, clique no botão A-Z no editor de relações.

Mais informação

Predefinições de marcação

O JOSM oferece suporte à predefinições de marcação distribuída. Este é um arquivo de configuração XML que descreve a GUI para inserir etiquetas (ou propriedades, anotações, às vezes chamadas de recursos de mapa) disponíveis ao usar o menu Predefinições no JOSM. Os arquivos XML podem ser colocados em qualquer lugar na web ou no sistema de arquivos local dos usuários. As predefinições podem ser adicionados pelos usuários nas Preferências da JOSM em Configurações de Mapa na guia Predefinições de Marcação. Depois de terem sido adicionados, as predefinições (menus ou botões únicos) podem ser adicionadas à barra de ferramentas nas Preferências do JOSM sob a personalização da barra de ferramentas.

Mais informação em josm.openstreetmap.de/wiki

Próximo>>