Pt:Tag:place=square

From OpenStreetMap Wiki
Jump to navigation Jump to search
Public-images-osm logo.svg place = square
Milano galleria piazza duomo.jpg
Descrição
Praça, praceta ou largo: espaço numa zona urbana, normalmente sem edifícios (apenas à volta desta), que constitui um espaço público aberto. Show/edit corresponding data item.
Grupo: locais
Usado nos elementos
pode ser usado em pontosnão deve ser usado em linhaspode ser usado em áreasnão deve ser usado em relações
Combinações úteis
Ver também
Situação: de facto

[W] Praça, praceta ou largo é um espaço normalmente pavimentado, público e aberto, um ponto de confluência de ruas geralmente de importância histórica e/ou arquitetónica numa zona urbana, rodeada por edifícios. Podem existir em cidades, vilas e aldeias.

São áreas que podem conter vários elementos, como fontes, estátuas, áreas pedonais, bancos, obras de arte, casas de banho públicas e áreas verdes ou ajardinadas.

Como usar

Desenhe o contorno da área área, ou adicione apenas o ponto nó no centro da praça e adicione a etiqueta place=square juntamente com o nome name=*.

O contorno da praça deve incluir todas as infraestruturas dentro da praça, incluindo estradas, zonas/caminhos pedonais, áreas verdes, edifícios (como quiosques, casas de banho/banheiros, etc.), mas exclui os edifícios que rodeiam a praça. Este contorno deve partilhar os lados com as estruturas confinantes como edifícios, muros, etc.

A área pavimentada que está aberta a pedestres poderá ser mapeada e etiquetada com highway=pedestrian + area=yes, excluindo fontes e áreas arborizadas, parques de estacionamento ou outros elementos que não façam parte da área pedonal.

Combinações úteis

Ver também

  • highway=pedestrian + area=yes - para mapear a área pavimentada da praça destinada aos pedestres
  • leisure=park - para mapear a área de uma praça que seja um parque urbano
  • amenity=marketplace - para um mercado público, que, normalmente, se realiza numa praça ou largo

Exemplos