Pt:Key:place

From OpenStreetMap Wiki
Jump to navigation Jump to search
Public-images-osm logo.svg place
Bremen.png
Descrição
Define o centro ou limite de um local com toponímia. Show/edit corresponding data item.
Grupo: locais
Usado nos elementos
pode ser usado em pontosnão deve ser usado em linhaspode ser usado em áreaspode ser usado em relações
Requer
Combinações úteis
Ver também
Situação: de facto

Descrição

A etiqueta place=* ("lugar" em inglês) serve, fundamental, para indicar que uma determinada localidade tem nome e qual o seu tipo. Todos os povoados humanos (cidade, vila, aldeia, bairro, etc.) devem ter uma etiqueta place=* independentemente do seu nível administrativo, mas também locais desabitados que tenham toponímia (nome).

Valores

Em certos países, a classificação de um lugar (se é cidade, vila, etc) é definida por lei.

Brasil

No Brasil, é convencionado classificar os locais de acordo com a sua população, de forma a manter um padrão mais condizente com o resto da comunidade OSM.

Uma cidade classificada como village não indica que a mesma foi rebaixada para "vila", mas que apenas possui um tamanho menor.

Etiqueta População Descrição
place=city > 100.000 O maior estabelecimento humano no território, incluindo capitais.
place=town 10.000 - 100.000 Cidade de importância local, com uma boa gama de estabelecimentos como escola, hospital, etc.
place=village < 10.000 Um local menor, geralmente com ausência de alguns estabelecimentos.
place=hamlet < 100-200 Geralmente comunidades rurais.
place=isolated_dwelling não mais de 2 famílias O menor tipo de assentamento humano.
place=locality 0 Locais que têm um nome específico, mas não têm necessariamente qualquer centro geográfico característico. Não possui população.
place=suburb (Subúrbio) Parte de uma área urbana maior (cidade, vila, etc.). Geralmente um "bairro". Onde houver, pode ser usado para distritos e sub-distritos também.
place=neighbourhood (Vizinhança) Parte de uma área urbana maior (cidade, vila, etc.). É menor do que suburb. Geralmente usado como subdivisão de um "bairro".
place=island Grandes fragmentos de terra cercada por água.
place=islet Pequenos fragmentos de terra cercada por água.
place=farm Uma fazenda individual nomeada distintamente

Um lugar pode ser tanto um único nó ou uma área (caminho fechado). Em muitos lugares, esses dois são combinados com algumas vantagens bu dando alguns dados duplicados.


Portugal

Com base na proposta de padronização de localidades aprovada em junho de 2021, a etiqueta place=* é usada conforme a tabela em baixo, e vem substituir a anterior classificação, cuja tipologia usava conceitos administrativos e não com base na classificação oficial.

Utilizando a classificação oficial, os utilizadores podem, se assim o quiserem e com os devidos programas, classificar os locais de acordo com a população com o recurso à etiqueta population=*. Convém notar que os mapas comuns impressos de Portugal costumam usar o sistema de classificação oficial ou baseados neste e não conforme o número de habitantes.

Etiquetas Aplicabilidade
place=city Para todas as cidades.
place=town Para todas as vilas.
place=village Localidade-sede de freguesias rurais. No caso de uma união de freguesias, as antigas sedes também recebem esta etiqueta.

Para freguesias urbanas que não correspondem a uma localidade, mas a uma divisão administrativa, passa-se a usar apenas a divisão administrativa (ver em baixo), com boundary=administrative e admin_level=8.

place=neighbourhood Para bairros urbanos ou rurais.
place=suburb Um subúrbio urbano, que corresponde a uma área com toponímia, indistinguível da cidade ou vila com a qual confina.
place=city_block Para um quarteirão urbano, uma subdivisão de bairro com nome (toponímia).
place=hamlet Todas as aldeias, localidades ou lugares que não se insiram na malha urbana de localidades maiores e que, por isso, tenham uma identidade própria.
place=isolated_dwelling Menor tipo de povoado humano. Aglomerado isolado com uma a cinco habitações, mas com toponímia própria.
place=farm Propriedade rural de dimensões relevantes, normalmente designada por herdade, quinta, fazenda, etc., com toponímia local ou oficial.
place=locality Local ermo e desabitado.

Como mapear

Como pontos

O uso de um ponto nó é a forma mais simples e utilizada para mapear a maioria dos povoados, colocando o ponto sensivelmente no centro do povoado, como numa praça central, edifício administrativo ou outro de grande relevo.

Como áreas

O método mais comum de mapear "places" é colocando um ponto no seu centro aproximado, mas alguns mapeadores preferem usar uma área. Porém, normalmente, estas povoações não têm um limite verificável e existem interpretações diferentes quanto ao significado de áreas que representam locais povoados. Este método também perde a informação do centro do "place", que é importante para quem usa os dados, em particular para roteamento. Os utilizadores dos dados não devem esperar que a geometria da área de uma "place" tenha algum significado particular.

Se um "place" tiver um limite razoavelmente definido e verificável, pode fazer sentido mapeá-lo como uma área. Desta forma, pode-se definir a extensão do local, que poderá ser muito útil quando se usa o Nominatim para pesquisas de endereços. De outra forma, os resultados devolvidos podem ser confusos, devido ao "ruído" de outros pontos "place" vizinhos e não relacionados.

Convém notar que para algumas aplicações, em particular programas de roteamento, não ter um ponto central pode causar problemas, porque terão de calcular o centróide da geometria da área, o que, em alguns casos, pode ser muito impreciso. Para povoados menores, este não costuma ser um problema relevante, pois a maioria das pessoas pretende apenas navegar para o local, e não para um centro definido aleatoriamente por algum mapeador.

place=island e place=islet costumam ter um contorno bem definido, sem um centro, por isso, são normalmente mapeadas como áreas. Locais muito grandes, como place=continent, place=ocean e place=sea são sempre mapeados com pontos, por convenção.

Etiquetas adicionais

Se houver dados disponíveis de fontes abertas relativos à população, é aconselhável adicionar a etiqueta population=* à etiqueta place=*.

Outras etiquetas úteis são wikidata=* e wikipedia=*. Para ver outras etiquetas adicionais, conferir as páginas de cada um dos valores de place=* relativas a cada país.

Valores



Locais definidos administrativamente

LOADING TAG LIST... (If you do not see this tag list, you need to enable JavaScript)
This table is auto-generated. See Template:Taglist for a documentation on it.Ajude a traduzir isso em português!

Povoados, urbanos

LOADING TAG LIST... (If you do not see this tag list, you need to enable JavaScript)
This table is auto-generated. See Template:Taglist for a documentation on it.Ajude a traduzir isso em português!

Povoados, urbanos e rurais

LOADING TAG LIST... (If you do not see this tag list, you need to enable JavaScript)
This table is auto-generated. See Template:Taglist for a documentation on it.Ajude a traduzir isso em português!

Outros locais

LOADING TAG LIST... (If you do not see this tag list, you need to enable JavaScript)
This table is auto-generated. See Template:Taglist for a documentation on it.Ajude a traduzir isso em português!