Pt:Tag:noexit=yes

From OpenStreetMap Wiki
(Redirected from Pt:Key:noexit)
Jump to navigation Jump to search
Public-images-osm logo.svg noexit = yes
Noexit.jpg
Descrição
Indica o ponto final de uma estrada ou caminho. Edit this description in the wiki page. Edit this description in the data item.
Grupo: propriedades
Usado nos elementos
pode ser usado em pontosnão deve ser usado em linhasnão deve ser usado em áreasnão deve ser usado em relações
Situação: de facto

Use a etiqueta noexit=yes no fim de uma via (highway=*) para indicar que não há nenhum caminho ou rota que continua a partir daquele ponto. Para esta etiqueta, não importa se existe uma placa de "Rua sem saída" no início da rua ou não (isto já pode ser inferido pelos programas vendo que a rua de fato não tem saída). Se você deseja mapear placas de sinalização, utilize a chave traffic_sign=*.

Atenção: Esta chave não é uma restrição de acesso (indicando que é proibido continuar). Ela deve ser ignorada por ferramentas de roteamento. É uma etiqueta que tem como propósito ou servir como uma confirmação que um caminho termina quando este caminho tem uma visibilidade limitada nas imagens satélite (e.g. bloqueado por árvores ou nuvens), ou para informar ferramentas de controle de qualidade ou um outro mapeador que uma via realmente termina naquele ponto e não possui uma conexão com vias próximas a partir daquele ponto.

Quando não usar

Esta etiqueta não deve ser utilizada quando a via não tem saída para um tipo de transporte, mas tem saída para outros tipos. Por exemplo, não use esta etiqueta no fim de uma via motorizada quando existe um caminho para pedestres continuando a via. Quando uma via termina em um ponto largo com espaço para fazer um retorno com o carro, use a etiqueta highway=turning_circle no seu lugar.

Para pontos finais de trilhos de comboios/trens, considere utilizar a etiqueta railway=buffer_stop.

Alternativas

Se você deseja indicar que uma via continua sim, mas não pode mapeá-la no momento por alguma razão, use a etiqueta fixme=continue (me-conserte=continuar) para indicar que a via continua, mas ainda não foi mapeada completamente. Isto também pode ser feito criando somente o iniciozinho da via, indicando que ela começa para aquele lado

Exibição

Esta chave é exibida no OSMC Reitkarte (um mapa topográfico focado em escalamento e cavalgamento) e no editor JOSM, tendo como ícone a placa alemã de rua sem saída German dead-end sign.

Veja também