Pt:WeeklyOSM

From OpenStreetMap Wiki
Jump to navigation Jump to search
weeklyOSM newsblog.
Userboxes
OSM awards Pt:WeeklyOSM is an OSM awards winner
Twitter user Pt:WeeklyOSM tweets as @weeklyOSM
Mastodon user Pt:WeeklyOSM toots on Mastodon/Fediverse as Mastodon Logotype (Simple).svg@weeklyOSM@en.osm.town

Wordpress Pt:WeeklyOSM uses Wordpress

Sobre

weekly #245

weeklyOSM é o projeto irmão do blog OSM germânico (também conhecido como Wochennotiz). A infraestrutura do weeklyOSM foi criada a partir do projeto Comenius — "Minha comunidade e minha história no OpenStreetMap" — por um time internacional que é integrado por cinco países e está sendo colocado, pouco a pouco, nas mãos da comunidade.

O objetivo é compartilhar notícias do OSM em uma variedade de idiomas, além do alemão e do inglês. Por sua natureza, weeklyOSM só pode ser liberado vários dias depois das notícias em alemão.

Idiomas

Fluxo de trabalho e ferramentas

OSMBC

  • O sistema OSMBC está em uso desde a edição n. 272 do semanário. Com ele, as versões em inglês e em espanhol do semanário podem aparecer logo após a liberação da versão em alemão.
  • A cada semana o time do Wochennotiz coleta dentro do OSMBC informação relacionada a atividades e desenvolvimento de software no ecossistema OpenStreetMap.
  • O time alemão checa listas de e-mail internacionais e inclui no semanário qualquer notícia que seja relevante. Mas com a utilização do OSMBC torna-se possível qualquer editor fazer esta inclusão diretamente, em alemão ou inglês.
  • A conversão de Markdown para HTML é feita pelo OSMBC exatamente da maneira que deve ser para o Wordpress (nossa plataforma legada).
  • Interessados em traduzir para o WeeklyOSM devem solicitar inclusão em equipe de idioma. É aconselhável que todos optem por trabalhar usando o novo sistema (com Markdown), que é muito facilitador.
OSMbc.png

Wordpress

Notícias oriundas do blog de notícias alemão são traduzidas para inglês. Informação específica, que tenha relação apenas com Alemanha, Áustria e Suiça, são filtradas.

Por favor, leve em consideração uma coisa: o weeklyOSM não é somente uma tradução do Wochennotiz alemão. O time Tcheco nos exemplifica como eles adicionam conteúdo Tcheco. Cada time tem liberdade para adicionar questões e assuntos que são específicos de seu idioma, além de entregar à toda a comunidade OSM as interessantes notícias que provém do Wochennotiz alemão.

Wiki do OSM

Usado para documentar nossas atividades. A versão em inglês deve ser vista como principal, para a qual os demais idiomas remetem.

Quantidade de trabalho

Para cada idioma disponível, existem cerca de três pessoas que são necessárias para que se atinja um nível satisfatório de qualidade. Traduzir é a parte que exige mais, mas o trabalho de revisão também importa muito.

Projetos relacionados

Comunicação

Grupo de comunicação no
Slack, via iPhone

Membros do time frequentemente se comunicam por e-mail, já que isto "simplesmente funciona, a qualquer tempo e em qualquer lugar". Objetivamos focar a comunicação no futuro e mover a maioria dos elementos para o Slack. Essa ferramenta oferece grupos de comunicação de uma forma muito conveniente: executa a partir do navegador de Internet, pode ser acessada via apps para dispositivos móveis, e suporta os protocolos XMPP e IRC, além de ser comprovadamente muito eficiente.

Quer unir-se a nós?

Estamos sempre gratos pela ajuda que recebemos de mapeadores, e também de não mapeadores! Como você pode ver, cada liberação do weeklyOSM requer um monte de trabalho recorrente, e uma mãozinha com isso seria muito apreciada. Você realmente pode nos ajudar, mesmo se tiver pouco tempo disponível. Poderia se envolver traduzindo algumas coisas, ou ajudar revisando artigos e/ou traduções. E lembre-se: atuando assim, você estaria a par das notícias em primeira mão, antes de todo mundo ;-)

Interessou? Contate-nos pelo e-mail info, “ат”weeklyosm“ԁοт”eu ou através do blog (via formulário).

Tarefas em curso

  • 2015-05-31 — construção desta página wiki

Contato

Geral