Pt:WeeklyOSM

From OpenStreetMap Wiki
Jump to: navigation, search
Linguagens disponíveis — WeeklyOSM
Afrikaans Alemannisch aragonés asturianu azərbaycanca Bahasa Indonesia Bahasa Melayu Bân-lâm-gú Basa Jawa Baso Minangkabau bosanski brezhoneg català čeština dansk Deutsch eesti English español Esperanto estremeñu euskara français Frysk Gaeilge Gàidhlig galego Hausa hrvatski Igbo interlingua Interlingue isiXhosa isiZulu íslenska italiano Kiswahili Kreyòl ayisyen kréyòl gwadloupéyen kurdî latviešu Lëtzebuergesch lietuvių magyar Malagasy Malti Nederlands Nedersaksies norsk norsk nynorsk occitan Oromoo oʻzbekcha/ўзбекча Plattdüütsch polski português português do Brasil română shqip slovenčina slovenščina Soomaaliga suomi svenska Tiếng Việt Türkçe Vahcuengh vèneto Wolof Yorùbá Zazaki српски / srpski беларуская български қазақша македонски монгол русский тоҷикӣ українська Ελληνικά Հայերեն ქართული नेपाली मराठी हिन्दी অসমীয়া বাংলা ਪੰਜਾਬੀ ગુજરાતી ଓଡ଼ିଆ தமிழ் తెలుగు ಕನ್ನಡ മലയാളം සිංහල ไทย မြန်မာဘာသာ ລາວ ភាសាខ្មែរ ⵜⴰⵎⴰⵣⵉⵖⵜ አማርኛ 한국어 日本語 中文(简体)‎ 吴语 粵語 中文(繁體)‎ ייִדיש עברית اردو العربية پښتو سنڌي فارسی ދިވެހިބަސް
weeklyOSM newsblog.
Userboxes
OSM awards Pt:WeeklyOSM is an OSM awards winner
Twitter user Pt:WeeklyOSM tweets as @weeklyOSM
Wordpress Pt:WeeklyOSM uses Wordpress

Sobre

weekly #245

weeklyOSM é o projeto irmão do blog OSM germânico (também conhecido como Wochennotiz). A infraestrutura do weeklyOSM foi criada a partir do projeto Comenius — "Minha comunidade e minha história no OpenStreetMap" — por um time internacional que é integrado por cinco países e está sendo colocado, pouco a pouco, nas mãos da comunidade.

O objetivo é compartilhar notícias do OSM em uma variedade de idiomas, além do alemão e do inglês. Por sua natureza, weeklyOSM só pode ser liberado vários dias depois das notícias em alemão.

Idiomas

Fluxo de trabalho e ferramentas

OSMBC

  • O sistema OSMBC está em uso desde a edição n. 272 do semanário. Com ele, as versões em inglês e em espanhol do semanário podem aparecer logo após a liberação da versão em alemão.
  • A cada semana o time do Wochennotiz coleta dentro do OSMBC informação relacionada a atividades e desenvolvimento de software no ecossistema OpenStreetMap.
  • O time alemão checa listas de e-mail internacionais e inclui no semanário qualquer notícia que seja relevante. Mas com a utilização do OSMBC torna-se possível qualquer editor fazer esta inclusão diretamente, em alemão ou inglês.
  • A conversão de Markdown para HTML é feita pelo OSMBC exatamente da maneira que deve ser para o Wordpress (nossa plataforma legada).
  • Interessados em traduzir para o WeeklyOSM devem solicitar inclusão em equipe de idioma. É aconselhável que todos optem por trabalhar usando o novo sistema (com Markdown), que é muito facilitador.
OSMbc.png

Wordpress

Notícias oriundas do blog de notícias alemão são traduzidas para inglês. Informação específica, que tenha relação apenas com Alemanha, Áustria e Suiça, são filtradas.

Por favor, leve em consideração uma coisa: o weeklyOSM não é somente uma tradução do Wochennotiz alemão. O time Tcheco nos exemplifica como eles adicionam conteúdo Tcheco. Cada time tem liberdade para adicionar questões e assuntos que são específicos de seu idioma, além de entregar à toda a comunidade OSM as interessantes notícias que provém do Wochennotiz alemão.

Wiki do OSM

Usado para documentar nossas atividades. A versão em inglês deve ser vista como principal, para a qual os demais idiomas remetem.

Quantidade de trabalho

Para cada idioma disponível, existem cerca de três pessoas que são necessárias para que se atinja um nível satisfatório de qualidade. Traduzir é a parte que exige mais, mas o trabalho de revisão também importa muito.

Projetos relacionados

Comunicação

Grupo de comunicação no
Slack, via iPhone

Membros do time frequentemente se comunicam por e-mail, já que isto "simplesmente funciona, a qualquer tempo e em qualquer lugar". Objetivamos focar a comunicação no futuro e mover a maioria dos elementos para o Slack. Essa ferramenta oferece grupos de comunicação de uma forma muito conveniente: executa a partir do navegador de Internet, pode ser acessada via apps para dispositivos móveis, e suporta os protocolos XMPP e IRC, além de ser comprovadamente muito eficiente.

Quer unir-se a nós?

Estamos sempre gratos pela ajuda que recebemos de mapeadores, e também de não mapeadores! Como você pode ver, cada liberação do weeklyOSM requer um monte de trabalho recorrente, e uma mãozinha com isso seria muito apreciada. Você realmente pode nos ajudar, mesmo se tiver pouco tempo disponível. Poderia se envolver traduzindo algumas coisas, ou ajudar revisando artigos e/ou traduções. E lembre-se: atuando assim, você estaria a par das notícias em primeira mão, antes de todo mundo ;-)

Interessou? Contate-nos pelo e-mail theweeklyosm at gmail dot com ou através do blog (via formulário).

Tarefas em curso

  • 2015-05-31 — construção desta página wiki

Contato

Geral