Brazil/Comunidade

From OpenStreetMap Wiki
Jump to navigation Jump to search

A comunidade OSM-BR é um conjunto de usuários que forma diversos coletivos ou "grupos de interesse", que juntos mantém e apoiam o uso dos mapas OSM do território brasileiro (Project Brazil).

Objetivo desta página
Estabelecer convenções para nomenclatura das diversas partes da comunidade OSM-BR, e para tornar possível a contagem e identificação das pessoas dessa comunidade, dentro da sua estrutura. A partir de tais convenções, estabelecer também métodos para gerar estatísticas de participação de cada membro da comunidade.

Segmentos da comunidade

É possível organizar as várias comunidades dispersas, de "usuários" do OSM-BR.

Sem conceituação e estrutura, nosso olhar para a comunidade OSM-BR não tem condições de ver outra coisa senão um todo disperso (ilustração).

Podemos adotar como ponto de partida o fato de que as pessoas desta comunidade podem assumir dois papeis distintos: de usuários da infraestrutura OSM, que podem inclusive colaborar como mapeadores; e o papel de comunicadores, articulando-se através de canais de comunicação.

  • Usuários da infraestrutura de mapas e mapeamento:
    • Usuários leitores: todos são, pois a maior parte do tempo estamos lendo e não editando o mapa. Mas existe uma comunidade muito maior de "só leitores", e o tamanho dessa comunidade pode ser obtido por estatísticas de visitação, downloads, etc.
    • Usuários colaboradores: aqueles que colocam a mão-na-massa, editando mapas ou editando softwares, traduções das interfaces, etc.
      • Mapeadores: pessoas que editam usando, sempre com o mesmo usuário, uma das diversas ferramentas (iD, JOSM, etc.). O registro de edição/usuário fica registrado nas estatísticas, http://osmstats.neis-one.org/
      • Programadores: pessoas que editam o código-fonte do software das ferramentas dos mapeadores. A maior parte se encontra em git, e a maior parte dos gits no Github. Exemplos de listas de usuários programadores: OSMBrasil/people, openstreetmap/people, iD/network/members, etc.
  • Participantes nos canais de comunicação: independente do usuário editar ou não, ele também está participando e colaborando mais efetivamente quando se comunica. Ambos usuários, leitores e colaboradores, se tornam mais qualificados e relevantes para a comunidade, quando se comunicam. O registro dessa comunicação não é possível em qualquer canal, sendo assim cabe também organizar os canais pelo grau de registro e função de uso do canal.
    • Wiki: há registro bem controlado dos usuários e suas edições, a comunidade Wiki se caracteriza principalmente por ser "a comunidade de autores da documentação" do Openstreetmap. Há uma só Wiki da OSM-BR, mas em certos momentos devemos recorrer à Wiki da comunidade global.
    • Discussão geral para auto-governança: são as discussões que tem como foco a própria comunidade, ou as regras/recomendações de mapeamento (discussão "jurídica" e "legislativa"). Canais em uso na OSM-BR:
    • Discussão técnica e suporte: além do FAQ da Wiki, o fórum acaba sendo um "FAQ mais vivo", mas bem poderia ser um AskBot. Canais em uso na OSM-BR: ...
    • Suporte rápido, forças-tarefa e eventos: canais tais como Telegram, para comunicação mais rápida e onde já há algum entrosamento. Canais em uso na OSM-BR: ...

Ferramentas de edição de mapa OSM

... Todas as ferramentas demandam prévia criação de conta em https://www.openstreetmap.org/user/new isso mesmo?

Apelido Função Nome ou URL grau de uso/ano
site (JOSM?) Edição em site ... ver https://www.openstreetmap.org/edit intenso, por ~1000? users BR
JOSM Edição desktop ... ...
iD Edição de mapa em Android e cia? ... intenso, por ~1000? users BR
dev iD desenv. software ... alto, mas só ~2? users BR
Vespucci Edição de mapa em Android ... ...
Maps.Me Edição de mapa em Android ... ...
Strava Edição de mapa em Android e site ... ...

Ferramentas de compartilhamento

... ver GPX e Track drawing websites...

Ferramentas de controle de qualidade

... Osmose

Ferramentas de desenvolvimento das ferramentas

... Todas as ferramentas abertas (e considerando-se apenas elas) em git público ... a maioria na plataforma Github... A comnidade de usuários das ferramentas tem importante papel no seu desenvolvimento, estabelecendo a comunicação em torno de issues — relatando e discutindo bugs, ou propondo e discutindo new features.

Canais de comunicação

...

PS: .. aqueles que colaboram com Notas, mesmo tendo feito isso através de uma ferramenta de mapeamento, não estariam também fazendo uso de um canal de comunicação?


Apelido Função Nome ou URL grau de uso/ano
Wiki Documentação wiki.openstreetmap.org intenso, por ~10 users BR
Lista ... ... intenso, por ~100? users BR

Quem somos nós?

A seguir links para listagens de usuários de ferramentas e dos canais de comunicação:

  • Listagem de todos os mapeadores
  • Listagem de todos os participantes de canais de comunicação
  • ... Cruazamentos ...

Listagem dos colaboradores ativos

...

Ver também