EuYoutH OSM/Angra do Heroísmo

From OpenStreetMap Wiki
Jump to: navigation, search
Available languages — euYoutH_OSM
Afrikaans Alemannisch aragonés asturianu azərbaycanca Bahasa Indonesia Bahasa Melayu Bân-lâm-gú Basa Jawa Baso Minangkabau bosanski brezhoneg català čeština dansk Deutsch eesti English español Esperanto estremeñu euskara français Frysk Gaeilge Gàidhlig galego Hausa hrvatski Igbo interlingua Interlingue isiXhosa isiZulu íslenska italiano Kiswahili Kreyòl ayisyen kréyòl gwadloupéyen kurdî latviešu Lëtzebuergesch lietuvių magyar Malagasy Malti Nederlands Nedersaksies norsk norsk nynorsk occitan Oromoo oʻzbekcha/ўзбекча Plattdüütsch polski português română shqip slovenčina slovenščina Soomaaliga suomi svenska Tiếng Việt Türkçe Vahcuengh vèneto Wolof Yorùbá Zazaki српски / srpski беларуская български қазақша македонски монгол русский тоҷикӣ українська Ελληνικά Հայերեն ქართული नेपाली मराठी हिन्दी অসমীয়া বাংলা ਪੰਜਾਬੀ ગુજરાતી ଓଡ଼ିଆ தமிழ் తెలుగు ಕನ್ನಡ മലയാളം සිංහල ไทย မြန်မာဘာသာ ລາວ ភាសាខ្មែរ ⵜⴰⵎⴰⵣⵉⵖⵜ አማርኛ 한국어 日本語 中文(简体)‎ 吴语 粵語 中文(繁體)‎ ייִדיש עברית اردو العربية پښتو سنڌي فارسی ދިވެހިބަސް

European YoutHumanitarian OpenStreetMap - euYoutH OSM

Welcome - Bienvenido - Benvido - Bine ați venit - Willkommen


A Nossa escola

A Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade é uma escola em Angra do Heroísmo, na ilha Terceira. Esta ilha está situada no meio do Atlântico, dentro da Região Autónoma Portuguesa dos Açores.

A escola denominada hoje Escola Jerónimo Emiliano de Andrade de Angra do Heroísmo foi fundada em 1844 e era o Liceu Nacional de Angra do Heroísmo (o seu principal objetivo era preparar os estudantes para continuar os estudos na universidade). Em outubro de 1969, um novo prédio foi construído e são as instalações atuais. Em 1978, fundiu-se com a Escola Industrial e Comercial de Angra do Heroísmo. Pela antiga existência e pelo facto de hoje a escola ser o resultado da fusão de dois tipos de ensino, é conhecida como uma escola eclética que aceita facilmente novas ideias e concepções.

  • Mais informações aqui.

A nossa página web

  • Clique aqui para aceder à página web da nossa escola

A nossa escola no OpenStreetMap

Comunicação, Disseminação e Visibilidade

Twitter, Facebook, Instagram e outras redes sociais

Ds9pBooWwAAy kr.jpg

No passado dia 23 de novembro de 2018, realizou-se nas instalações da Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade uma formação, aberta a todo o pessoal docente. Esta formação foi coordenada pelo professor Nuno Azevedo e pela professora Elizabete Oliveira. Assim, durante uma manhã, os docentes tomaram conhecimento do que é e quais as potencialidades do OpenStreetMap e efetuaram treino prático no programa JOSM.


Ds9t7d8WoAEOKl-.jpg

Depois da formação realizada para professores, no dia 26 de novembro de 2018, começámos a treinar os nossos alunos. Deste modo, apresentámos o OpenStreetMap, as suas diversas aplicações e usos e realizámos um treino prático com o programa JOSM. Todos os alunos começaram por localizar as suas casas e adicionaram-nas ao OSM; puderam mapear alguns pontos de interesse pessoal, ou seja, dezenas de campos de jogos, ginásios, juntas de freguesia, sociedades recreativas e casas do povo foram adicionadas ao mapa da ilha Terceira.


Imprensa tradicional

  • Artigo publicado no "Jornal Escolar Vid'Académica" da Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade na edição n.º 11 de dezembro de 2018, página 13
Screenshot 2018-12-27 15.12.46.png

Pensar o projeto... Foi o que fizeram os professores Elizabete Oliveira e Nuno Azevedo na sua deslocação a Saarburg, na Alemanha. Em conjunto com os seus pares da Alemanha, Roménia, Espanha e Irlanda delinearam estratégias, apresentaram propostas de condução do projeto. À chegada, o nosso Jornal Escolar Vid'Académica noticiou o acontecimento, divulgando-se, deste modo, o projeto a toda a comunidade escolar.


  • Artigo publicado no Jornal "Diário Insular" na edição de 02 de abril de 2019, página 9
Diarioinsular.jpg


  • Artigo publicado no "Jornal Escolar Vid'Académica" da Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade na edição n.º 12 de abril de 2019, páginas 12 e 13
Screenshot2019-04-02.jpg


  • Artigo publicado no jornal alemão "Volksfreund Trier" na edição de 11 de abril de 2019, dando conta do mapeamento humanitário realizado na Portmarnock Community School, aquando da mobilidade realizada à Irlanda, em março de 2019
Volksfreundtrier11042019.jpg


  • Artigo publicado no Jornal "Diário Insular" na edição de 20 de junho de 2019, página 7
Diarioinsular2.jpg


  • Artigo publicado no Jornal "Diário Insular" na edição de 04 de julho de 2019, página 7
Diarioinsular3.jpg

Rádio

  • No dia 26 de junho de 2019 alguns dos professores envolvidos no projeto foram entrevistados pela RCA - Rádio Clube de Angra, uma rádio local da Ilha Terceira, e durante a entrevista tiveram oportunidade de dar a conhecer, ao público ouvinte daquela estação de rádio, o projeto EuYoutH_OSM - European Youth Humanitarian OpenStreetMap, bem como divulgar o trabalho que estava a ser desenvolvido pelos alunos e professores portugueses e estrangeiros, no decurso da semana de formação na Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade.

Clique aqui para ouvir a entrevista na Rádio Clube de Angra

Mobilidades

Alemanha - Saarburg

A primeira mobilidade foi realizada na cidade de Saarburg, na Alemanha e contou com a presença de professores dos países envolvidos. Assim, dos dias 22 a 26 de outubro de 2018, os professores Elizabete Oliveira e Nuno Azevedo (PORTUGAL) reuniram-se com os professores Manfred Reiter, Uwe Engstler, Ralf Georgi e Nadine Schreiner (ALEMANHA), com os professores Carlos Alonso e Susana Salvador (ESPANHA), com as professoras Madalina Ionescu e Ramona Chiru (ROMÉNIA) e com os professores Adrian O'Connor e Niall Fitzgerald (IRLANDA) e durante a semana obtiveram formação e informação, debateram e afinaram rumos e procuraram soluções para pequenos constrangimentos.

Irlanda - Portmarnock

Entre os dias 24 e 29 de março de 2019, a Escola Portmarnock Community School recebeu alunos e professores para uma semana de intensa formação.

Planificação semanal

Wochenplan

Atividades

Relatório sobre o mapeamento no Lesoto

Lesoto
Descrição

Depois de visitar a escola e de um almoço em conjunto, os alunos de Portmarnock Community School (https://www.portmarnockcommunityschool.ie/) relataram as suas atividades de mapeamento no Lesoto, África do Sul.

Registo de dados no site do Mapillary

Mapillary
Descrição

O Mapillary é um serviço que permite capturar continuamente imagens georreferenciadas com o smartphone e o sua aplicação. As imagens podem, então, ser vistas como um filme. Além disso, as gravações podem ser usadas para processar as informações nelas contidas (semáforos, sinais, etc.) no JOSM e, assim, disponibilizá-las para a base de dados do OSM.

Internet

Internet: https://www.mapillary.com/

App para Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=app.mapillary

App para iOS: https://itunes.apple.com/us/app/mapillary-street-level-imagery/id757286802?mt=8

Fotos

Treino em Mapillary em torno do Castelo de Malahide e do seu jardim adjacente. Os alunos aprenderam como a tecnologia funciona para documentar a situação atual em áreas de crise e para fornecer dados adicionais para organizações de assistência humanitária, como os Médicos Sem Fronteiras.

O Editor JOSM

JOSM
Descrição

Após as atividades ao ar livre em torno do Castelo de Malahide e dos jardins adjacentes, os dados coletados foram processados com o JOSM.

Internet

https://josm.openstreetmap.de/

Os alunos avaliam os dados no computador

Um primeiro Mapathon

Mapeando com dados do Lesotho
Descrição

Os alunos mapeiam com dados do Lesoto. Os dados coletados foram fornecidos pela escola em Portmarnock.

Fotografias

Lesotho 2019.jpg

"Mapeando" com MapSwipe

MapSwipe
Descrição

Os alunos usam a aplicação de smartphone MapSwipe para identificar edifícios na Etiópia ou no Chade. A Etiópia está preocupada em encontrar prédios em risco de inundação, como resultado das alterações climáticas. No Chade, os edifícios ou áreas residenciais devem ser identificados para mostrar às organizações internacionais de ajuda humanitária onde as vacinas devem ser aplicadas, antes que as epidemias se possam alastrar. A app MapSwipe é um precursor do mapeamento no JOSM, adequado para recém-chegados ao OpenStreetMap.

Internet

Internet: https://mapswipe.org/

App para Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=org.missingmaps.mapswipe&hl=de

App para iOS: https://itunes.apple.com/us/app/mapswipe/id1133855392

Alunos identificam edifícios com a ajuda do MapSwipe

O Tasking Manager - a ferramenta de mapeamento distribuído

Gerenciador de tarefas para mapeamento de áreas de crise
Descrição

Para poder apoiar preventivamente as organizações humanitárias de ajuda internacional, bem como em situações de crise aguda, existem os chamados gerenciadores de tarefas. Lá, as áreas de crise a serem mapeadas são classificadas de acordo com a urgência. Depois de selecionar uma área de crise, informações mais detalhadas serão exibidas, juntamente com uma tarefa específica.

Internet

Há um grande número de Gerenciadores de tarefas https://wiki.openstreetmap.org/wiki/Tasking_Manager#Operational_installations_of_the_Tasking_Manager

Learn OSM é um bom ponto de partida para iniciantes https://learnosm.org/en/

Videos tutoriais podem ser encontrados em https://osm.earth/learn

Mais informações no Twitter

Portugal - Angra do Heroísmo

Planificação semanal

TT Angra.png


Trabalho preparatório

A semana de formação em Angra do Heroísmo, Ilha Terceira - Açores, decorreu entre os dias 25 e 29 de junho de 2019. Para esta semana de formação na nossa escola preparamos um guião com algumas informações úteis sobre a Ilha Terceira, a nossa escola, uma pequena atividade pratica de Português para estrangeiros, bem como crachás de identificação para todos os participantes. Como forma de divulgação e dar visibilidade ao projeto fizemos t-shirts com o logótipo do projeto euYoutH_OSM e com o nome dos alunos e professores da escola envolvidos. A empresa Mapillary forneceu-nos diversos materiais de divulgação como suportes para telemóveis para carro e bicicleta, selfie-sticks, autocolantes e t-shirts para os alunos. A empresa OpenStreetCam forneceu diversos chapéus.


TT AngraGuide.jpg Useful Information Guide - Terceira

Atividades

Alemanha - SOTM em Heidelberg

Roménia - Râmnicu Vâlcea

Espanha - A Guardia