Pt:How to map a

From OpenStreetMap Wiki
Jump to navigation Jump to search

Fronteiras administrativas

Veja: Fronteiras Administrativas

Classificação de vias

Brasil

O esquema br2013 não está mais em vigor, desde a aprovação nova regra de classificação viária. Participe do grupo de Classificação Viária no Telegram para tirar dúvidas e ajudar a aprimorá-la.

A classificação abaixo é uma das recomendações atuais (também conhecida como esquema br2013). Ela já foi duramente criticada várias vezes desde que foi aprovada. Há outras metodologias propostas atualmente em discussão para tentar reduzir a rejeição. Para evitar guerras de edição e ajudar a produzir casos para comparação pela comunidade nacional, recomenda-se que a comunidade local adote uma das propostas e a aplique localmente de forma consistente. Em caso de dúvidas ou se quiser escolher uma proposta com menos chance de ser descartada no futuro, contate a comunidade no grupo de classificação no Telegram.

Fluxograma para classificação de vias no Brasil (esquema br2013)

IMPORTANTE: Ao usar o esquema descrito aqui coloque a tag source:highway=schema_br2013 na via que foi mapeada ou alterada, e/ou coloque essa tag no changeset. Assim seus colegas mapeadores saberão exatamente o que foi que você levou em consideração para realizar sua classificação. Se o esquema mudar no futuro fica simples fazer a atualização.

O fluxograma ao lado foi obtido por consenso após várias discussões com a comunidade brasileira. Ele foi projetado para usar apenas critérios mensuráveis, de modo a minimizar disputas. Como a realidade é mais complexa do que isso, espera-se produzir resultados aceitáveis na maioria quase absoluta dos casos; uma boa forma de expressar o objetivo é tentar obter um resultado "correto em pelo menos 95% dos casos, quase correto nos 5% restantes". Ao divergir do fluxo, uma forte sugestão é anotar a razão na etiqueta note para que outros possam entender o que você fez e possam concordar com o seu raciocínio antes de pensar em desfazer o seu trabalho. Discussões sobre este fluxo, bem como arquivos-fonte, podem ser encontrados no fórum.

Referências:


Reclassificação segundo o BIT

Segundo o método acima, usando as informações do BIT, as seguintes alterações de classificação podem ser feitas sem questionamento e sem justificativa na tag note:

Classificação atual Classificações no BIT
Duplicada Pavimentada Implantada Leito natural
motorway tertiary unclassified
trunk tertiary unclassified
primary trunk tertiary unclassified
secondary trunk tertiary unclassified
tertiary trunk secondary unclassified
unclassified trunk secondary tertiary

Transporte público

Veja em Brazil/Transporte_publico instruções sobre como adicionar pontos e terminais de ônibus no mapa.

Lojas e Restaurantes

Nome Portuguese English Name Como mapear
Churrascaria Barbecue restaurant amenity=restaurant
cuisine=barbecue
Pousada Guest House tourism=guest_house
Motel (no sentido de "hotel de estrada") tourism=motel
Bed & Breakfast tourism=bed_and_breakfast
Hotel Hotel tourism=hotel
Boate Nightclub amenity=nightclub
Stripclub amenity=stripclub
Motel Love Hotel tourism=motel + amenity=love_hotel [1]
Papelaria Stationery shop=stationery
Livraria Bookshop shop=books
Biblioteca Library amenity=library
Pastelaria amenity=fast_food+cuisine=empanada

Energia / Usinas

Em Brasil as linhas de energia deve ser mapeado usand power=line + frequency=60 nos maiorias das linhas (única linha que eu sei não e 60Hz e um linha alto tensão entre Paraná e São Paulo com HVDC (frequency=0)). Exemsões poder existem, principalmente perto das fronteiras como os outros países no América Sul usando 50Hz.

Placas de sinalização / trânsito

Veja em Placas de sinalização.

Comunidade brasileira do OpenStreetMap

Veja mais informações emː Brazil