Pt:iD

From OpenStreetMap Wiki
(Redirected from Pt:ID)
Jump to navigation Jump to search
ID.svg
iD
Id-May 2013.png
Autor: Vários
Licença: ISC
Plataforma: web-based (Javascript)
Versão: 2.12.0 (2018-12-03)
Linguagens: inglês, português, português do Brasil e vários idiomas
Site da Internet: ideditor.com
Linguagem de programação: JavaScript

O iD é um editor OpenStreetMap programado em JavaScript (utilizável diretamente no navegador, sem plugins) com o objetivo de ser simples e amigável. Seu desenvolvimento começou no verão de 2012 e está disponível para uso na página inicial do openstreetmap.org desde maio de 2013. Em maio de 2014, substituiu o Potlatch 2 como editor padrão.

Use-o

Você pode usar o iD com o navegador da Web direta no página inicial do OpenStreetMap.org. Basta ampliar a área que lhe interessa e clicar no botão "editar"!

Nota: Nas suas preferências de usuário, você pode configurar o botão "editar" para lançar diferentes editores. Nesse caso, você ainda pode encontrar "iD" suspenso dentro do menu "Editar ▼". Por padrão, porém, os novos usuários clicam simplesmente em "editar".

Para ajudá-lo a aprender a usar o iD, há uma explicação interativa dentro do editor. Você verá um prompt na tela de inicialização e sempre acessível através do ícone de ajuda () no lado direito (O atalho de teclado é 'H'). Você também pode navegar pela coleção de perguntas relacionadas ao iD em help.osm.org. Se sua pergunta ainda não foi feita, basta adicioná-la. Uma lista de atalhos de teclado também está disponível.

Um tutorial mais detalhado para iD pode ser encontrado no sítio LearnOSM.

Técnica

O iD usa d3js como uma camada de renderização e possui um núcleo rápido e modular que gerencia dados OSM. O modo principal de renderização é via SVG, embora outros renderizadores sejam considerados no futuro.

As contribuições são muito bem-vindas. Atualmente User:Tmcw, User:bhousel, e outros estão a contribuir.

localização / tradução

O iD usa transifex para traduções https://www.transifex.com/openstreetmap/id-editor/ mais informação em github

Notícias

Ver também: entradas dos blogs mapbox osmdev (Somente até julho de 2013)

Cobertura da imprensa

Ver também