Pt:Tag:natural=valley

From OpenStreetMap Wiki
Jump to navigation Jump to search
Public-images-osm logo.svg natural = valley
LinvilleGorge.jpg
Descrição
Depressão natural erodida por um curso de água flanqueada por cumeeiras, montanhas ou colinas. Show/edit corresponding data item.
Grupo: natural
Usado nos elementos
pode ser usado em pontospode ser usado em linhasnão deve ser usado em áreasnão deve ser usado em relações
Combinações úteis
Ver também
Situação: aprovadoPage for proposal

A etiqueta natural=valley é usada para mapear um vale: uma depressão natural alongada e flanqueada por cumeeiras, cordilheiras ou colinas, sendo parcialmente formada por erosão fluvial.

Como mapear

  • Desenhar uma linha Way ao longo do vale e etiquetar com natural=valley. Num vale em V, a linha natural=valley deve partilhar os mesmos nós (pontos) do curso de água (se houver um), mas num vale em U, com fundo relativamente plano e alargado, o centro do vale e o percurso da via fluvial podem não ser congruentes, com o rio a serpentear e com possíveis ramificações. Nestes casos, aconselha-se a não usar os mesmos nós que a via fluvial, mas mapear a linha central do vale.
  • Sempre que o vale tiver um nome comum, deve-se adicionar a etiquet name=*.
  • Embora seja preferível mapear os vales com uma linha, alguns mapas podem ser mapeados com um ponto no centro. Isto pode ser justificável por se tratar de uma importação, devido a uma ausência de imagens aéreas ou por não haver uma linha central claramente definida.

Renderização

O principal objetivo desta etiqueta é indicar aos utilizadores da base de dados o name=* do vale e qual a sua linha central. Os renderizadores poderão usar sombreamento das colinas ou linhas de contorno geradas de modelos de elevação para tornar os vales mais tridimensionais.

Ver também