Pt:Humanitarian OSM Team
Desde os primeiros dias de OpenStreetMap, antecipou-se que os dados de mapas abertos e gratuitos seriam um tremendo benefício para a ajuda humanitária e o desenvolvimento econômico. A ideia foi comprovada durante o terremoto do Haiti de 2010. A HOT foi incorporada no imediato, agosto de 2010, como uma organização sem fins lucrativos dos EUA e, em 2013, tornou-se uma organização beneficente registrada 501(c)3. Qualquer pessoa é bem-vinda para contribuir com a missão da HOT através do nosso Gerenciador de Tarefas. Tudo o que você precisa é um nome de usuário OpenStreetMap. |
Últimas atualizações
O que é a HOT?
Missão e objetivos da HOT
Declaração de Missão
- A Equipe Humanitária OpenStreetMap (HOT) aplica os princípios do compartilhamento livre de dados e de fontes de dados livres para a resposta humanitária e o desenvolvimento econômico.
Objetivos fundamentais
- Ser o ponto de conexão entre atores humanitários e comunidades de mapeamento aberto
- Para fornecer criação de dados remotos durante crises
- Para coletar e organizar fontes de dados existentes
- Para suportar implantações no campo
- Ser um ponto de distribuição para dados gratuitos
- Desenvolver conhecimento e ferramentas abertas
Advocacia, treinamento e divulgação
- Festas de mapeamento
- Comunicação e encontro com atores humanitários e comunidades técnicas das Nações Unidas
- http://learnosm.org
- http://summit.hotosm.org/
Pensamento e Design
- Para promover a contribuição colaborativa e os padrões simples da web para o compartilhamento de dados
- Para desenvolver melhorias técnicas para OSM e OSGeo em resposta a requisitos de campo (suporte off-line, verificação, adaptadores de formato, sincronização multimaster ...)
Como se envolver
Começando
A maioria das necessidades de voluntários são para mapeamento remoto e trabalho de projeto. Para saber mais sobre o que HOT faz e como se envolver, veja o Guia HOT
Aprendendo a mapear
A maior necessidade voluntária de HOT é para contribuidores OpenStreetMap. Para começar a contribuir para OpenStreetMap, a comunidade desenvolveu um guia de iniciantes simples de usar chamado LearnOSM (learnosm.org). Uma série de lições rápidas que orientará qualquer novo usuário através da criação de uma conta e do início do mapeamento. Material novo está sempre sendo desenvolvido e adicionado.
Sobre o que trabalhar?
Aviso: está sendo desenvolvida uma definição formal de vários programas HOT (projetos e ativações humanitárias), veja HOT activation para obter informações sobre a resposta urgente.
Projetos humanitários podem ser as respostas imediatas a catástrofes naturais, crises políticas e outros eventos destrutivos ou projetos destinados a mitigar ou planejar o risco de desastres ou o desenvolvimento econômico. Eles são lançados onde dados geográficos atualizados são necessários e onde os dados da OSM atualmente estão sendo usados ou serão usados por comunidades locais e/ou respondentes. Geralmente, esses projetos são lançados por participantes ativos na comunidade HOT que coordenará o mapeamento remoto com as necessidades de atores humanitários e outros primeiros socorristas, e com qualquer comunidade OSM local como orientação. Se uma situação se tornar complexa, indivíduo(s), atores humanitários ou comunidades locais são encorajados a procurar o HOT Activation Working Group. Se o grupo de trabalho decidir que HOT atualmente tem o recurso e a capacidade de facilitar o pedido, anunciará uma "ativação" oficial, o que indica que esta crise é uma alta prioridade para a organização. A equipe também pode convidar outras ONG para colaborar, fazer pedidos de recursos necessários e documentar o progresso e a conclusão da ativação. Essas decisões levam em consideração quais projetos de mapeamento humanitário e/ou ativações HOT atualmente estão apoiando ou monitorando, bem como o impacto potencial sobre os beneficiários do projeto e a nossa capacidade atual de fornecer assistência.
O OSM Tasking Manager
O Tasking Manager, ou Gerenciador de Tarefas, é uma ferramenta que divide grandes tarefas de mapeamento em pequenas seções para facilitar a gestão dos voluntários. O Gerenciador de Tarefas também inclui informações básicas sobre a localidade a ser mapeada, bem como informações sobre o tipo de dados necessários (estrada, escolas etc., e como reconhecê-las). Os voluntários podem contribuir diretamente para atividades atuais através do OSM Tasking Manager.
Ações de mapeamento remoto atual
Ano | Ação |
---|---|
2017 | 2017 Mexico Earthquakes |
2017 | 2017 South Asian Floods |
2017 | 2017 Iran-Iraq Earthquake |
Ações de mapeamento remoto passadas
Empregos, Estágios e Contratos
- Visite nosso sítio para obter oportunidades atuais sobre como se envolver
- Para o programa de estágio, veja HOT Internship Programs
- Para tutores, veja Tutorships SubPage
Pesquisa acadêmica e HOT
HOT recebe pesquisas acadêmicas e escolares sobre nossas atividades. Veja Parcerias Académicas para algumas práticas recomendadas e Tópicos de pesquisa para algumas ideias sobre o que estudar.
Governança
Comunidade Voluntária Global
Existem muitas maneiras de contribuir para a missão da HOT. Veja o Guia HOT básico. Tudo o que pedimos é que os contribuintes se governem usando nosso Código de Conduta, que é encontrado em nosso Código de associação HOT
Comunidade de Votação
Voluntários dedicados que foram eleitos e formam a comunidade de votação são listados aqui:
- Artigo principal: Humanitarian OSM Team/Members
Conselho de Administração e Diretores
Nosso atual conselho de administração, eleito a partir dos membros, bem como nossa equipe de liderança e sua história podem ser encontrados em
- Artigo principal: Humanitarian OSM Team/Board Elections
Doutrina Legal
- Humanitarian_OSM_Team/U.S. Bylaws
- Humanitarian_OSM_Team/U.S. Articles of Incorporation
- Em março de 2013, HOT foi oficialmente conhecida como uma 501(c)(3) organização beneficente.
- Muitas questões e planos emergiram da resposta do Haiti, levando a um plano de médio prazo para HOT. Acesse a Estratégia e Proposta do Haiti para obter mais informações.
Atividades Comunitarias
Regras e Modelos da Comunidade
HOT tem muitos papéis comunitários diversos e formas de contribuir com a nossa missão. Em um Sprint da Comunidade, nós criamos os seguintes tipos:
- Conectores/Professores
- Programa de treinamento e orientação para formar novos líderes com o objetivo de ter mais líderes e menos desgaste. Esse papel inclui contadores de histórias e comunicadores.
- Divulgação para compartilhar o sítio educacional do OSM, o LearnOSM (www.learnosm.org) e para mostrar à comunidade como se envolver em HOT
- Limpeza geral da comunicação na wiki e sítios para fornecer um caminho mais claro para aqueles que querem se envolver
- Desenvolver comunidades-alvo para divulgação
- Mapeadores
- Participam e ajudam a coordenar as atividades de mapeamento.
- Entram em contato com amigos da OSM, que podem ajudar com o suporte de sobretensão em várias áreas (por exemplo, Mozilla, hubs etc., bem como servirem de ligação com conectores/professores sobre líderes).
- Manter um plano de divulgação OSM mais amplo (coordenado com respeito) para obter mapeadores ativos mais envolvidos com HOT.
- Identificação de novas comunidades para divulgação.
- Parceiros/Patrocinadores da missão
- Desenvolver uma política e orientação sobre como estabelecer uma comunicação mútua com os parceiros, um Q3 (Quem faz, o Que faz e Quando faz), existem alguns itens no código de conduta da associação.
- Este grupo inclui pesquisadores e interlocutores.
- Techies
- Identifique um processo para que os desenvolvedores sejam envolvidos no Tech Working Group, o Grupo de Trabalho Tech (mais atividades de divulgação, tarefas claras).
- Desenvolvimento e promoção de ferramentas técnicas.
- Manutenção e suporte à ferramentas existentes.
- Negócio de Mapeamento
- Discutir pontos adesão para usar com parceiros e potenciais financiadores.
- Ampliar a estratégia de divulgação para obter parceiros e potenciais apoiantes envolvidos com HOT.
Participar ou Liderar Grupos de Trabalho
Nossos grupos de trabalho executam o trabalho de "negócios" da HOT. Atualmente, existem grupos de trabalho para:
- Ativação
- Comunicação
- Comunidade
- Angariação de fundos
- Governança
- Técnico
- Treinamento
- Segurança
Veja a Subpágina dos Grupos de Trabalho para uma lista e descrições dos grupos de trabalho e suas informações de contato.
Participar de Reuniões
Reuniões do Conselho da HOT e Membros
- Visite Meetings para detalhes. (inclui anúncios e minutos anteriores da reunião)
Outros Encontros (Não oficiais)
- Encontro HOT de 2015
- HOT Sprints de sábado no Mumble
- HOT Chats
- Encontro no SOTM 2011
- Teleconferência de fevereiro de 2011
- Encontro no SOTM 2010
Ajude a Plantar as Comunidades Grassroots de OSM
HOT está envolvido localmente, trabalhando em áreas vulneráveis a desastres naturais, recuperando após um desastre ou em transição econômica. A HOT tenta desenvolver uma comunidade local de OSM e criar parcerias com governos locais, académicos e geógrafos que possam usar e contribuir com OSM.
Estas iniciativas no terreno incluem:
- Malaui, Julho de 2014 - Presente
- Ulaanbaatar, Mongólia, outubro de 2013 - novembro de 2015
- África Ocidental (Togo, Senegal) Junho e Julho de 2013
- Haiti, Norte do Haiti - Março a Junho de 2013, um projeto da USAID intitulado: "Engaging Youth to Map the Northern Corridor"
- Eurosha na África Central e Oriental, Outubro de 2012 - Fevereiro de 2013
- Senegal Maio-Junho de 2012
- St. Marc, Haiti, Primavera de 2012
- Indonésia
O Projeto Mapas em Falta
O Projeto Mapas em Falta é uma colaboração aberta fundada por HOT, Medecins Sans Frontieres / Médicos Sem Fronteiras (MSF), Cruz Vermelha Britânica e dos Estados Unidos. O objetivo é mapear, dentro de dois anos, as partes do mundo onde as pessoas mais vulneráveis vivem.
Com base no excelente trabalho realizado pelo OpenStreetMap e outros no mapeamento de resposta de emergência, o Projeto Mapas em Falta visa mapear de forma proativa, em vez de responder a um desastre natural, um conflito ou uma epidemia, ele identificará regiões vulneráveis a crises que irão mapeá-las em antecipação à crises. Isso significa que, quando ocorre uma crise, pessoas locais, ONGs e outros respondentes podem começar a usar os mapas e os dados imediatamente, economizando tempo valioso e também vidas.
Visite o sítio Mapas em Falta para mais detalhes.
Outras Atividades HOT Até o Momento
- MapKibera Project
- Map Kibera Import .. ajude a trazer o mapa Kibera para o OpenStreetMap
- Humanitarian_OSM_Tags
- Roteamento, importação de dados e mapeamento de GPS no Haiti após o furacão Gustav
- Coordenação de bolsas de viagem para mapeadores mundiais em desenvolvimento para comparecer ao Evento Estado do Mapa 2009 e 2011
- Assessoria técnica no mapeamento palestino da Cisjordânia
- UN and OSM
- Advocacia e Festas de Mapeamento no Egito, Quénia, África do Sul
- FreeMapIndia 2008 Workshop Tour
- Treinamento OSM após a passagem do Ciclone Nargis
- Abertura e importação de dados do mapa da ONU para o Sudão
- Humanitarian_OSM_Team/Knight News Challenge Proposal
Meios de Contato e Mídia
Comunicação
- Oficial:
- Para e-mail da equipe do HOT diretamente: info @ hotosm.org
- Esmail do Grupo de trabalho de comunicação: communications @ hotosm.org
- Visite o sítio HOT, inscreva-se no boletim na parte inferior da página
- Lista de e-mail HOT - Anúncios moderados de tráfego e discussão; ~1900 assinantes em Março de 2017
- HOT Updates - Detalhes das atividades do HOT (RSS), sinta-se à vontade para nos contatar com um texto sugerido para postagens de blog
- OSM Tasking Manager - Ferramenta de coordenação de mapeamento HOT
- Redes sociais:
- @hotosm Conta no Twitter
- hotosm Página no Facebook
- Grupo Público do HOT no Facebook
- Página HOT no LinkedIn
- Conversação ao vivo:
- IRC - bate-papo em tempo real para discussão espontânea, muitos canais, use #hot para conversar conosco e agendado de forma intermitente HOT chats
- Slack - muitos canais de bate-papo baseados em tópicos
- Mumble - voz ao vivo e texto em execução no servidor HOT, usado para reuniões oficiais HOT, bem como discussão geral
Apresentações
Apresentações sobre atividades da HOT. Os slides com licença aberta estão disponíveis para serem usados em apresentações.
- Junho de 2014, Pierre Béland, Haiyan and Ebola Activations Cases Apresentação na Conferência IEEE em Montreal
- Jan 2014, Pierre Béland Apresentação no Open Data for Development Challenge, Montreal.
- May 2012 Harry's 20-minute overview to a geotech audience + eslaides similares used at PICNIC (video)
- August 2011 Update about HOT's work in Indonesia
- OSM work in the Haiti Earthquake response at UNOSAT - World Bank and The European Union Joint Research Centre workshop on Damage Assessment (Geneva 26/27 April 2010)
- FOSSGIS 2010, lightning talk about crisis mapping in Haiti by John07 Slides (German): [1]
- http://www.slideshare.net/chippy/openstreetmap-using-tools-services-hows-its-changed-humanitarian-response
- Harry - Aid Information Challenge slides + eslaides similares presented in Shanghai (video]
- Haiti Mapping BarCamp Canberra 2010 (Shoaib)
- gis-news.de
- CartONG at UNGIWG to represent OSM H.O.T.
- http://thinkwhere.wordpress.com/2009/07/08/reuters-alertnet-mapping-workshop/
- http://brainoff.com/weblog/2008/11/17/1374
- http://thinkwhere.wordpress.com/2008/10/24/geong-2008-forum-unsdit-open-data/
- http://www.slideshare.net/Sev_hotosm/jrc-openstreetmap-editing-and-tasking-mechanisms-20130326
- See also, a selection of relevant HOT slide decks at: http://www.slideshare.net/wonderchook, http://www.slideshare.net/nicolas_chavent or http://www.slideshare.net/Sev_hotosm/
Gráficos
Folhetos
Cartazes
HOT na Mídia
- Nepal Earthquake Response
- Mapping a Way to a Better Future - AusAID
- OSM Marks The Spot - Medium (por: Tate Watkins)
- Citizen Cartographers Fill the Gaps In Maps - New Scientist, 2013-07-03
- [3] - NPR, HOT segment begins at 5:50, 2013-11-17
- Aljazeera - Digital drive aids Philippines relief - 18th Nov
- The Guardian : Online volunteers map Philippines after typhoon Haiyan - 15th Nov
- Nature - Crowdsourcing goes mainstream in typhoon response - 20th Nov
- Typhoon Haiyan/Yolanda
- West Africa Ebola Response
- Missing Maps on BBC World Service "Click" Radio - Pete Masters and Dan Stowell talking about HOT and Missing Maps, on the BBC World Service (cerca de 7 minutos) - Quinta-feira, 12 de Novembro de 2014.
Iniciativas e Parcerias Relacionadas
- HOT Package
- DevelopmentSeed has imported FAO Africover to OSM
- Data sharing through UNSDI-t
- Ushahidi and Sahana integrate OpenStreetMap
- JumpStart International in Palestine
- Mapping & Planning Support (MAPS) - Canberra, Austrália
- Map Give
- Projeto Mapas em Falta
- Guia livre de mapeamento de cidades
Ver Também
- Humanitarian OSM Team/Interested OSM Users
- Humanitarian OSM Team/Members
- "Humanitarian" map style (também disponível em osm.org)
- HOT Mapping Tips
Fontes Externas
- [4] Portal de Resposta Humanitária, Fronteiras Administrativas, Lugares povoados
- [5] FAO, Fronteiras internacionais e administrativas
- [6] Fronteiras administrativas de segundo nível, pela ONU (1:1'000'000)
- [7] MapLibrary.org, Limites administrativos em países em desenvolvimento (Licença?)
- [8] Fronteiras administrativas (Redistribuição, ou uso comercial, não é permitido sem autorização prévia)
- [9] Lugares habitados NGIS. Arquivos de nomes geográficos por países
- [10] FreeGisData Lista de recursos GIS
- Emergências recentes da Oxfam - google map. boo!
- Wikinews.org categories: politics & conflicts disasters & accidents- notícias com licenças livres