Pt:Etiquette/Etiquette Guidelines

From OpenStreetMap Wiki
Jump to navigation Jump to search

Conforme solicitado pelo Conselho da Fundação OSM (OSMF), o Subcomitê de Moderação do LCCWG de voluntários revisou as Diretrizes de Etiqueta. Um rascunho do documento ficou aberto para comentários e sugestões de 13 de agosto a 8 de setembro de 2021. Esta Página de Discussão foi usada para comentários. O Conselho da OSMF adotou formalmente as Diretrizes de Etiqueta na sua reunião de dezembro de 2021.[1] O rascunho do Processo para Moderação está publicado aqui e esteve aberto para comentários até 18 de agosto de 2021. Os moderadores foram nomeados em maio de 2022.

Diretrizes de Etiqueta

Introdução

Nós, a Fundação OpenStreetMap, aprovamos esta revisão das nossas diretrizes de etiqueta em 2021 para fornecer uma experiência comunitária segura e positiva para todos. Essas diretrizes visam apoiar uma comunidade onde todos se sintam seguros e confiantes para participar, independentemente de 'idade, cultura, etnia, identidade ou expressão de gênero, nacionalidade, diferença física ou mental, política, raça, religião, sexo, orientação sexual, status socioeconômico, subcultura' e qualquer outro motivo (referência: Declaração de Diversidade da OSMF).

Onde se aplica

Estas diretrizes de etiqueta se aplicam às listas de discussão OSM talk@1 e OSMF talk@2 e ao fórum Discourse.[2][3] Muitas pessoas que são novas no OpenStreetMap têm o seu primeiro contato com a nossa comunidade nos nossos canais online. Mas quando nos comunicamos por meio de métodos online, não podemos ver as expressões faciais das pessoas, ouvir o seu tom de voz ou ver outros sinais, por isso as primeiras impressões são muito importantes. Devemos ter como objetivo causar uma boa primeira impressão e estar cientes de que as comunicações feitas em muitos desses canais são arquivadas de uma forma ou outra e sobreviverão por muito tempo.

Idealmente, todos devem certificar-se de que estão seguindo essas diretrizes. Quando nos esquecemos de seguir as orientações, os nossos amigos devem nos lembrar. Se os nossos amigos não nos lembrarem, um moderador pode nos lembrar ou pode ser necessário tomar outras medidas.

1 talk@openstreetmap.org é a lista de discussão geral do OpenStreetMap. Todas as mensagens anteriores estão disponíveis aqui.
2 osmf-talk@openstreetmap.org é a lista de discussão para membros da Fundação OpenStreetMap (Junte-se à Fundação). Todas as mensagens anteriores estão disponíveis aqui.

Comportamento esperado

Os membros da comunidade OpenStreetMap deveriam fazer o seguinte:

  • Agir em boa fé. É surpreendentemente fácil entender mal uns aos outros, seja online ou pessoalmente, particularmente em um contexto tão cultural- e linguisticamente diverso como o OpenStreetMap. Os mal-entendidos podem surgir facilmente quando estamos debatendo tópicos ou quando estamos com pressa ou distraídos. Por favor, peça à outra pessoa para explicar antes de presumir que uma comunicação foi inadequada ou não foi feita em boa fé.
  • Ser respeitoso. Comunique com o mesmo nível de respeito que usaria pessoalmente. As discussões entusiásticas são vitais em um projeto bem-sucedido e é provável que haja divergências. No entanto, devemos manter discussões e desacordos em tom adequado e tranquilo.
  • Ser acolhedor. O OpenStreetMap pretende ser uma comunidade que acolhe e apoia pessoas de todas as origens, culturas e identidades. Alguns exemplos de comportamento que podem ajudar a criar um ambiente positivo incluem o uso de linguagem acolhedora e inclusiva, respeitando diferentes pontos de vista e experiências, mostrando empatia para com outros membros da comunidade e comunicando com um público global em mente. Lembre-se de que as pessoas podem ser novas no OpenStreetMap. Devemos ser tolerantes e solidários com os novos membros.
  • Quando discordarmos, tentar entender o porquê. Desentendimentos, tanto sociais quanto técnicos, acontecem com facilidade e frequência. É importante tentar entender uns aos outros e trabalhar para resolver quaisquer desacordos e pontos de vista divergentes de forma construtiva. Se alguém contradiz a sua opinião, tente entender o ponto de vista e contexto da outra pessoa. Tente fazer perguntas que permitam que a outra pessoa explique a situação, em vez de agravar a divergência, ou considere o uso de mensagens privadas para conduzir conversas individuais.

Comportamento inaceitável

Exemplos de comportamento que não serão tolerados incluem, mas não estão limitados a, os seguintes:

  • Comportamento, discurso ou piadas de caráter sexista, racista, homofóbico, transfóbico, xenófobo, capacitista ou de qualquer outra forma discriminatória ou ofensiva.
  • Desrespeito a indivíduos, como assédio (bullying), retaliação, insultos pessoais, insinuações, censura de edições (edit shaming) ou uso deliberado de nomes anteriores (deadnaming).
  • Atenção ou comunicação indevida. Isso inclui comunicação individual indesejada contínua após uma solicitação para que ela pare, atenção sexual indesejada, e assédio repetido de outras pessoas.
  • Publicar material sexualmente explícito ou violento, incluindo imagens sexuais, de forma frívola ou inapropriada.
  • Publicar (ou ameaçar publicar) informações que possam identificar outra pessoa (doxing).
  • Publicar informações falsas ou imprecisas.
  • Usar alcunhas ou termos indesejados, sugestivos, depreciativos ou inapropriados. Isso inclui linguagem ofensiva ou nociva relacionada à origem, status familiar, gênero, identidade ou expressão de gênero, estado civil, sexo, orientação sexual, idioma nativo, idade, habilidade, raça ou etnia, casta, nacionalidade, estatuto socioeconômico, religião, localização geográfica ou profissão de uma pessoa.
  • Ameaças, abuso ou linguagem violenta dirigida a outra pessoa, incluindo intimidação ou assédio deliberado.

Conselhos para uma comunicação eficaz

  • Permaneça no assunto tratado e seja conciso.
  • Inicie um novo tópico se quiser introduzir um novo assunto.
  • Evite se repetir quando expuser o seu ponto de vista em um tópico.

Ver também

Referências