Pt:Key:incline

From OpenStreetMap Wiki
Jump to navigation Jump to search
Public-images-osm logo.svg incline
Keage Incline 20161116.jpg
Descrição
Para indicar a inclinação, declive ou gradiente de uma via. Show/edit corresponding data item.
Grupo: propriedades
Usado nos elementos
pode ser usado em pontospode ser usado em linhasnão deve ser usado em áreasnão deve ser usado em relações
Situação: de factoPage for proposal

Descrição

Para indicar a inclinação, declive ou gradiente de uma via. No caso das estradas, é comum haver um sinal/placa de alerta/perigo ao longo da estrada.


Valores

Normalmente, a inclinação é dada em valores percentuais (com o símbolo de percentagem %), por exemplo: incline=15%. A percentagem é calculada como potência de h sobre d na fórmula 100×hd. Os valores em graus só devem ser usados onde são comuns (com o símbolo °), por exemplo: incline=10°.

Os valores positivos indicam movimento ascendente na direção da via. Os valores negativos indicam movimento descendente na direção da via.

Se a percentagem da inclinação não for conhecida, pode-se usar incline=up ou incline=down. Estes valores também se referem à direção da via: para cima representa um valor positivo desconhecido e para baixo um valor negativo desconhecido.


Utilização

Em vias

Dividir a via nas extremidades da secção íngreme e adicionar a etiqueta incline=value% com os valores conforme indicado em cima. O valor deve ser dado para a inclinação máxima da inclinação na secção íngreme (ou seja, a inclinação máxima que um veículo/ pessoa pode atingir) e não para a inclinação média entre os nós. Ver a discussão na página original.

A maioria das ocorrências desta etiqueta está em escadas (highway=steps), normalmente etiquetadas com incline=up ou incline=down.

Em pontos

A utilização desta etiqueta tem um uso limitado em pontos (se é que tem), já que um ponto não tem direção. Poderá ser usada em pontos de uma única via, mas não significa que essa seja a inclinação de toda a via.

Para evitar problemas que possam ocorrer quando o nó é partilhado por uma interseção de vias, deve-se etiquetar um segmento da via entre dois nós, onde o ângulo de inclinação é efetivamente mensurável.

Segmentos extremamente curtos (com menos de 1 metro para veículos ou 10 cm para caminhos pedonais com acesso a cadeiras de rodas) não costumam precisar de ser etiquetados, pois não representam barreiras significativas se a inclinação for inferior a 50% (caso contrário, é como se fossem degraus).


Estimativas

Quando não se sabe o valor exato, pode-se:

  • usar incline=up para vias que sobem na direção da via, e incline=down para vias que descem na direção da via
  • fazer uma estimativa aproximada sem receio de não ser um valor exato. Poderá ser útil adicionar outra etiqueta, como fixme=verificar inclinação.


Relação entre valores percentuais e em graus

Uma subida muito íngreme de 1 metro vertical por cada metro horizontal pode ser representada com 100% ou 45°.

Nota importante: o formato em % é um valor exponencial comparado com o formato °, que é um valor constante (10°=17.63% de inclinação e 30°=57.73% de inclinação, e não 52.89%).

Os valores podem ser convertidos da seguinte maneira:

  • inclinação em %› = tan(‹inclinação em °› × pi/180) × 100
  • ‹inclinação em °› = arctan(‹inclinação em %› / 100) × 180/pi
A multiplicação ou divisão pela constante pi/180 só é necessária se as funções trigonométricas funcionarem com radianos em vez de graus.

Pente-Slope --Degres-Ratio V1.jpg


Inclinações comuns e extremas

Os valores comuns para esta etiqueta variam entre os −25% e os 25% nas estradas. Vias com inclinação inferior a 10% raramente são assinaladas, exceto em autoestradas em regiões montanhosas (para secções superiores a 500 metros, onde a aceleração não controlada pelos travões pode ser um perigo, nomeadamente em curvas, para veículos lentos e peões na beira da estrada), mas inclinações superiores a 20% são raras e a estimativa visual de inclinação costuma resultar em valores demasiado altos.

A inclinação máxima em ruas públicas é de 37% na Avenida Canton - a rua pública mais inclinada dos Estados Unidos da América. Ficar de pé numa inclinação de 52% (como numa pista de downhill) pode ser complicado, não só devido ao risco de escorregar. As pistas de esqui costumam rondar os 100% (ex: pista de l'Aigle, em Zinal, Suíça, com cerca de 100%, ou a Harakiri, in Mayrhofen, Áustria, com 85%). O esqui de todo o terreno ocorre em terreno ainda mais inclinado e só é praticado por especialistas.

As encostas longas em montanhas são consideradas íngremes para bicicletas quando atingem 15% ao longo de uma extensão considerável. Em competições desportivas, são desafiadoras e costumam ser classificadas dentro de uma categoria especial, de acordo com a extensão total da inclinação. Não existe padrão internacional para esta categoria, cada competição decide a categoria e atribui pontos específicos para o desafio desportivo, uma categorização que pode mudar ao longo da duração de cada competição. Contudo, a categorização é feita para uma rota longa que inclui secções com inclinações variáveis, exigindo mais do que alguns minutos de esforço. Portanto, não há sinais permanentes durante estes eventos desportivos de competição.

Pelo contrário, a categorização de inclinações longas e íngremes em pistas de esqui é assinalada permanentemente com cores convencionais, marcando o grau de dificuldade. Estas cores (que variam ente o verde, o azul, o vermelho e o preto na Europa) são etiquetadas separadamente. Ver piste:difficulty=*.

A inclinação máxima recomendada para um caminho com acesso a cadeiras de rodas é de 2.5%[1].

A etiqueta incline:across=* foi sugerida em Proposed features/incline:across.

Combinações úteis

Todos os tipos de vias/caminhos, incluindo escadarias.


Ver também

  • handrail=* - Define se existe pelo menos um corrimão
  1. "The Effect of Footway Crossfall Gradient on Wheelchair Accessibility" by Catherine Holloway "The thesis concludes that current crossfall guidelines of 2.5% seem reasonable, and that inexperienced users may struggle when these guidelines are exceeded."