Pt:Elementos

From OpenStreetMap Wiki
(Redirected from Pt:Elements)
Jump to navigation Jump to search

Elementos são os componentes básicos do modelo conceitual de dados do mundo físico do OpenStreetMap. Os elementos podem ser de três tipos:

  • nós nó, que definem pontos no espaço;
  • caminhos caminho (também chamados de linhas), que definem elementos físicos lineares ou os limites de áreas;
  • relações relação, que não representam elementos físicos propriamente ditos, mas são usadas para explicar o que outros objetos do OpenStreetMap significam em conjunto.

Cada elemento pode ter múltiplas propriedades (etiquetas, ou tags em Inglês), com um valor associado a cada uma delas. Por exemplo, se um caminho caminho recebe a etiqueta highway=secondary, a propriedade highway indica que o elemento representa uma rodovia, e o valor secondary indica que a rodovia é de uma importância secundária.

Todas as interfaces de gerenciamento usam se baseiam nestes três elementos e permitem que você insira etiquetas.

nó

Um é o elemento básico do sistema de dados do OSM . Os nós consistem em uma latitude e uma longitude (um único ponto geográfico)
(É possível também, opcionalmente, armazenar a terceira dimensão, a altitude. Key:ele)

Os nós são necessários para definir um "caminho" (veja abaixo), mas eles também podem ser pontos desconexos, independente, quando você quer para representar, por exemplo, uma cabine telefônica, um pub, um nome de um lugar, ou qualquer outro pontos de Interesse (POI). Os nós independentes devem ter um Tag, como por exemplo amenity=telephone.

Os nós que fazem parte de um caminho muitas vezes não têm os seus próprios rótulos (são "somente" para descrever o caminho), mas isso não é uma regra rigida. Por exemplo, um nó pode ser etiquetado como railway=station e também será incluído em um caminho etiquetado como railway=rail.

Caminho caminho

Um caminho ou linha é uma interconexão sem ordem de no mínimo 2 e no máximo 2000 [1] nós (como exigido pelo API v0.6), que descreve uma característica linear , como uma estrada, ou algo parecido. No caso em que se atinge o limite máximo dos nós é suficiente para dividir a sua própria via e, se necessário, o grupo de todos os caminhos assim obtido dentro de uma relação. Um nó pode pertencer a vários caminhos.

Um só caminho é caracterizado por propriedades homogêneas. Algumas propriedades são lidas na mesma classe (rodovia , estrada, ...), o mesmo tipo de superfície de estrada, o mesmo limite de velocidade, etc .. Os caminhos pode ser dividido em partes menores, se houver propriedades diferentes (por exemplo, se uma seção de estrada contém um one-way, essa seção vai se tornar um caminho diferente a partir da seção de tráfego nos dois sentidos, mesmo que compartilham o mesmo nome).

Nota histórica: Segmentos

No passado foi usado um outro tipo de elemento, chamado de Segmento . Os Segmentos foram removidos com a versão 0.5 do protocolo, e este conceito não é mais usado nas interfaces de edição.

Área area (caminho fechado caminho_fechado)

As áreas não são elementos distintos, mas são caminhos fechados simples que representam uma área. Nem todos os caminhos fechados deve representar uma área. Este comportamento é delegado à interpretação de "etiquetas" ou pertencentes a outros caminhos ou relacionamentos. As áreas são superfícies geralmente fechada. Por isso, elas são utilizadas separadamente. As áreas são pseudo-elementos .

As chaves são comumente usada para descrever uma área são "area", "landuse" ou "water", mas não é obrigatório para especificar as chaves (por exemplo se um caminho pertence a um tipo de relacionamento "MultiPolygon"). Veja Map Features para saber os casos em que um caminho fechado é interpretado como uma região.

Para desenhar "buracos" dentro de uma área, é necessário recorrer a uma relação de multipolígono (en).

Relação relacionamento

Uma relação pode agrupar outros elementos: nós, caminhos e se preciso outras relações. Os elementos individuais são os 'membros' da relação, e cada um deles tem um 'papel'. Quanto aos outros tipos de itens, uma relação pode possuir um número arbitrário de etiquetas. Dentro da mesma relação pode ter nós, caminhos ou duplicar relações.

Normalmente espera-se que seja definida a chave type=*, que especifica o tipo da relação. As relações podem ser usados para representar entidades como ciclovias e restrições de volta. Para documentação sobre os diferentes tipos de relações (e os novos tipos de propostas), consultar a página da relacionamentos.

A ordem dos elementos que constituem a relação é mantida. Os membros da relação são fornecidos na ordem em que foram carregados. Itens duplicados irá manter a sua ordem especificada.

Membro Membro

Um membro faz parte de um papel e um nó, caminho ou relacionamento. É atribuído a uma relação.

Papel papel

Um papel ou função descreve o papel que assume um nó, caminho ou relacionamento. É uma propriedade que pode ser aplicada a um membro de uma relação. Ele pode ser uma sequência de caracteres Unicode não mais de 255 caracteres.

Etiqueta Etiqueta

Uma etiqueta não é um elemento, mas uma propriedade aplicada a um nó, caminho ou relacionamento. Estas propriedades são identificadas por pares de Chave-Valores que descrevem o item. As "Chaves" chave e os "Valores" valores podem ser sequências de caracteres Unicode mais de 255 caracteres. Para garantir que os aplicativos e outros usuários de dados OpenStreetMap podem interpretar os rótulos de forma significativa, recomenda-se (não é obrigatório) para seguir um determinado padrão de rotulagem, documentado na página Map Features.

Atributos comuns

No banco de dados OSM, armazenamos esses atributos para nós, formas e relações. Seu aplicativo pode não precisar fazer uso de todos eles, e alguns extratos de terceiros produzidos a partir de dados OSM não podem reproduzi-los todos.

Nome Valor Descrição
id inteiro decimal (64 bits) Used for identifying the element. Element types have their own ID space, so there could be a node with id=100 and a way with id=100, which are unlikely to be related or geographically near to each other.
user cadeia de caracteres O nome de exibição do usuário que modificou pela última vez o objeto. Um usuário pode alterar seu nome de exibição.
uid inteiro decimal O identificação numérico do usuário que modificou pela última vez o objeto. Um identificação de usuário nunca muda.
timestamp Formatos padrão de data e hora do W3C Hora da última modificação.
visible "true" ou "false" Whether the object is deleted or not in the database, if visible="false" then the object should only be returned by history calls.
version inteiro decimal The edit version number of the object. Newly created objects start at version 1 and the value is incremented by the server when a client uploads a new version of the object. The server will reject a new version of an object if the version sent by the client does not match the current version of the object in the database.
changeset inteiro decimal O identificação numérico do conjunto de alterações (changeset) no qual o objeto foi criado ou atualizado.

Claro, além disso, nós armazenamos as etiquetas, e também um histórico completo de edição de cada elemento.

Ver também