Pt:Tag:aeroway=helipad

From OpenStreetMap Wiki
Jump to navigation Jump to search
Public-images-osm logo.svg aeroway = helipad
Oryx helicopter.jpg
Descrição
Heliponto: pista normalmente circular para aterragem de helicópteros. Pode encontrar-se em aeroportos/aeródromos, quartéis de bombeiros, hospitais, topo de hóteis, empresas, etc. Show/edit corresponding data item.
Renderização em osm-carto
Helipad.16.svg
Renderização em osm-carto área
Rendering-aeroway area.png
Grupo: aeroways
Usado nos elementos
pode ser usado em pontosnão deve ser usado em linhaspode ser usado em áreasnão deve ser usado em relações
Combinações úteis
Situação: aprovadoPage for proposal

Descrição

A etiqueta aeroway=helipad é usada para um [W] helipad - uma área de aterragem ou plataforma criada para os helicópteros pousarem.

Normalmente, é um grande círculo com um H pintado, visível do ar. Pode encontrar-se em aeroportos/aeródromos ou heliportos, quartéis de bombeiros e hospitais, no cimo de hotéis, sedes de empresas e locais semelhantes. Não confundir com heliporto (aeroway=heliport), pois ao contrário deste, o heliponto apenas dispõe de uma plataforma de aterragem e não as infraestruturas complementares como hangares, etc.

Como mapear

Adicionar um ponto no centro do heliponto e adicionar a etiqueta aeroway=helipad ou criar o contorno do heliponto com a mesma etiqueta.

Exemplos

Distinção

  • aeroway=heliport – um aeródromo especial construído para helicópteros
  • emergency=landing_site – para uma área pré-definida com uma superfície plana (ex: campo, margem de rio) onde um helicóptero possa pousar numa situação de emergência.