Pt:Notas

From OpenStreetMap Wiki
Jump to navigation Jump to search
Uma nota adicionada por um visitante anônimo, com detalhes que permitem que um OSMer mais experiente faça melhorias no mapa.

As Notas (Notes, em inglês) é um recurso essencial do sítio OpenStreetMap.org. Permite adicionar um comentário no mapa para ajudar outras pessoas no mapeamento/edição do OpenStreetMap. Outros usuários podem responder às suas notas, por exemplo, para solicitar detalhes adicionais, se necessário.

Por favor, não use notas para discussão geral ou armazenamento de informações que não são usadas de outra forma no OpenStreetMap. Por exemplo, evite notas como "Estive aqui no sábado" ou "Houve um crime neste local".

Embora não seja necessário fazer login para enviar uma nova nota, é benéfico fazê-lo. Os usuários conectados receberão um email se comentários forem adicionados a uma nota ou se o problema for resolvido.

Usando notas

Yes check.svg Fazer
  • Use esse recurso para relatar um erro nos dados ou fornecer algumas informações adicionais, por exemplo, o nome de uma rua ou endereço etc.
No-Symbol.svg Não fazer
  • Não copie de outras fontes, como outros mapas, mesmo que elas não custem dinheiro ou sejam do governo (existem apenas algumas exceções).
  • Não discuta. Se você tiver algo a discutir, use outro canal de contato (uma mensagem pessoal, uma lista de discussão, o fórum ou um encontro presencial).
  • Não poste comentários gerais. Uma nota deve estar relacionada aos dados do mapa em um local específico. Se você quiser entrar em contato com a comunidade sobre algo mais geral, use um canal de contato mais apropriado.
  • Não use notas para si mesmo de uma maneira que seja inútil para os outros. Embora você possa usar as anotações como um lembrete para si mesmo, também está convidando outras pessoas a observá-las. As descrições devem fazer sentido para outras pessoas.
  • Não crie notas automatizadas. As notas devem ser uma comunicação de humano para humano. Além disso, evite observar muitos bugs de dados que já são relatados pelas ferramentas automatizadas de controle de qualidade.

O recurso de anotações do OpenStreetMap permite que usuários registrados e o público em geral indiquem rapidamente onde há erros ou omissões nos dados do OpenStreetMap, e que os contribuidores do OpenStreetMap saibam onde é necessário seu suporte.

Adicionando notas

Para adicionar uma nota, clique no botão da barra de ferramentas inferior no lado direito do mapa OSM principal.

Add a note screenshot.png

Mova o marcador para a posição correta (com a maior precisão possível). Deixe uma mensagem curta para os contribuidores do Openstreetmap e conte o que está errado ou faltando.

Seja claro na sua mensagem, por exemplo, considere que "caminho errado" é muito pouco útil, mas "O caminho leste-oeste no mapa não existe no terreno" é muito claro.

AddingNotes.JPG

Se você possui uma conta no OpenStreetMap, deve fazer o login primeiro para ter sua nota associada ao seu nome de usuário, mas visitantes ocasionais também podem adicionar uma nota facilmente. Se você quiser ser mais do que um visitante casual, crie uma conta.

Visualizando notas

Para visualizar todas as notas atuais de uma área, vá para a exibição do mapa principal no openstreetmap.org, clique no controle 'camadas' no canto superior direito do mapa e marque a caixa de seleção 'Notas de Mapa' (veja a imagem).

ViewingNotes.JPG

Os marcadores de notas têm os diferentes estilos mostrados na imagem abaixo:

Símbolos de notas no mapa
Ícone Descrição
New note marker.png
Nova localização da nota (ao ser adicionada)
Open note marker.png
Local da nota não resolvida
Closed note marker.png
Localização da nota resolvida (essas notas antigas não serão exibidas)

Depois de selecionar uma nota, você pode comentar sobre ela, por exemplo, para fazer perguntas aos contribuidores (se elas foram conectadas ao adicionar a nota) ou para adicionar informações adicionais.

Resolvendo notas

As anotações que não são mais válidas devem ser marcadas como resolvidas (requer login). Por exemplo, uma observação relacionada a um erro do mapa deve ser marcada como resolvida depois que o mapa for atualizado para corrigir o erro. Notas duplicadas ou inválidas também devem ser marcadas como resolvidas.

As notas resolvidas não são removidas ou excluídas. Após um período de sete dias, eles ficam ocultos.

Notas de relatório

Também é possível relatar notas usando o link »Relatar esta nota« abaixo do primeiro comentário (requer login). Isso deve ser feito no caso de spam, notas que contenham conteúdo abusivo ou ilegal ou onde informações sensíveis ou confidenciais apareçam nas notas. O grupo de trabalho com dados revisará todas as notas relatadas e ocultará permanentemente as notas inapropriadas.

Leitura adicional

Ver também

As seguintes chaves de etiquetas:

  • key:note – apenas um nome semelhante, função bastante diferente (usada para informar outros mapeadores sobre informações não óbvias sobre um elemento)
  • key:fixme – parcialmente uma função semelhante (permite que colaboradores marquem objetos e lugares que precisam de mais atenção)