Pt:Mapeamento de poltrona

From OpenStreetMap Wiki
(Redirected from Pt:Armchair mapping)
Jump to navigation Jump to search

Mapeamento de poltrona (também conhecido como mapeamento remoto) significa contribuir para o OpenStreetMap sem sair da sua cadeira. Contribuições desse tipo não envolvem uma fase de levantamento e inspeção em campo em que o mapeador visita fisicamente o local que está mapeando. Sem isso, os fluxos de trabalho tipicamente cobrem rapidamente uma área maior, mas com desvantagens para a precisão dos dados, detalhes, e construção de comunidade.

Mapeamento ao ar livre

O mapeamento ao ar livre envolve sair e olhar para o mundo real. O processo de fato envolve trabalhar no mapa sentado em casa, mas em áreas onde você fez inspeção em campo, onde já está familiarizado com a vida cotidiana, ou talvez onde pretende fazer inspeções em campo em breve.

Mapeamento de poltrona

O mapeamento de poltrona é a alteração ou o esboço de novos dados em áreas sem relação com qualquer trabalho de inspeção em campo, e onde você baseia sua contribuição em imagens aéreas ou outras fontes de dados.

Atividades de mapeamento possíveis a partir da poltrona

Em vez de inspecionar em campo, um mapeador de poltrona contribui através da interpretação manual das fontes de dados disponíveis:

  • Rascunhando elementos visíveis nas imagens aéreas tais como o Bing, a fonte dados mais comum para o mapeamento de poltrona
  • Obtendo fontes de mapas  raster (onde disponíveis para uso, por exemplo, digitalizações de mapas sem direitos autorais)
  • Interpretando manualmente os relatos em notas
  • Corrigindo defeitos de controle de qualidade detectados automaticamente ou revisando conjuntos de alterações de novos contribuidores
  • Alinhando ou estendendo vias e adicionando notas baseadas nos registros de trajetos do GPS de outras pessoas
  • Contribuindo ao banco de dados de deslocamentos de imagens de satélite verificando o alinhamento de elementos aos trajetos de GPS
  • Mesclando conjuntos de dados vetoriais com os dados do OpenStreetMap (também conhecido como "importação da comunidade")
  • Trabalhando numa fase de correções após uma importação convencional
  • Adicionando ou corrigindo elementos do mapa usando imagens do Mapillary, KartaView, or Flickr
  • Consultando o contact=* de um ponto de interesse (URL do site, e-mail, telefone, etc.) estendendo as etiquetas no ponto de interesse, ou até mesmo investigando pontos de interesse vizinhos
  • Corrigindo, estendendo ou criando páginas no wiki descrevendo etiquetas existentes ou até mesmo propondo novas etiquetas
  • Navegando pelos mapas WiGLE para encontrar nomes que possam indicar possíveis pontos de interesse ou a falta de internet_access=*, cruzando dados com um site ou com notas de mapa para depois inspecionar em campo
  • Organizando encontros de mapeamento

Diretrizes

É melhor ter algum conhecimento da área onde você está mapeando de sua poltrona. Se você conhece a área, não é estritamente um "mapeamento de poltrona".

É muito importante seguir essas diretrizes ao contribuir para uma área onde já existam dados no OpenStreetMap e onde a população local tenha contribuído. Em geral, você pode ficar mais tranquilo ao fazer mapeamento de poltrona em áreas do mundo que são mais remotas ou que têm menos dados pré-existentes.

Aprenda a reconhecer dados valiosos. Existem várias ferramentas e técnicas, algumas mais complexas do que outras, para descobrir quem fez o quê nos dados do OpenStreetMap. Todas são habilidades valiosas para evitar danos durante o mapeamento de poltrona.

Especifique quais fontes você está usando. Adicione source=* no comentário do conjunto de alterações para dizer se você está mapeando a partir de imagens aéreas ou outras fontes, ou de uma inspeção em campo, ou de uma combinação dessas informações.

As imagens podem estar erradas

Artigo principal: Usango as imagens aéreas
  • Verifique o alinhamento das imagens. As imagens freqüentemente estão desalinhadas com a realidade, deslocadas numa direção específica. Se você notar que todos os dados estão deslocados numa direção, não mova a geometria já, tente realinhar sua camada de imagens de fundo para corresponder à geometria existente.
    Deslocamento nas imagens do Bing em Pskov, Rússia.
    Se você encontrar algo assim, não comece a mover todos os dados da geometria.
    Embora o mapeamento de poltrona muitas vezes envolva mover estradas para corresponder às imagens, você não deve deslocar muitos elementos onde essa mudança é toda numa direção específica, a não ser que você tenha motivos para acreditar que os dados existentes são de uma fonte menos precisa do que suas imagens.
  • As coisas mudam. As imagens envelhecem. A disposição das estradas muda. Prédios são demolidos e reconstruídos em diferentes lugares. As imagens podem ter muitos anos. O mapeamento de poltrona envolve copiar cegamente essas informações, mas em uma área onde os habitantes locais contribuíram, tenha muito cuidado nisso. Esteja atento aos indícios. Se toda a área tem contornos de construção desenhados e você vê apenas um faltando, ou um desenhado em uma forma completamente errada, não "conserte". Os alarmes devem soar. Uma abordagem é apenas deixar um fixme=*. (Por outro lado, os mapeadores podem deixar um note=* em elementos ou num ponto isolado para avisar sobre mudanças recentes no mundo real e imagens desatualizadas. Não temos uma rotina firmemente estabelecida para tratar disso.)
  • Considere usar source:geometry=Bing e source:geometry:date=*. Os editores do OSM não adicionam essas etiquetas automaticamente.

Em caso de dúvida, suponha que os dados existentes tenham sido mapeados pela população local. Às vezes, você saberá isso vendo as etiquetas de fonte (source=*) ou apenas contatando os usuários para perguntar!

Você pode entender melhor o raciocínio por trás dessas diretrizes na seção 'Desvantagens e controvérsia' a seguir.

Diretrizes para organizadores de eventos

Eventos coordenados de mapeamento de poltrona não são algo que experimentamos com frequência. Ao organizar um evento intensivo de mapeamento de poltrona em massa, os organizadores têm a oportunidade de ensinar aos usuários essas diretrizes e garantir que sejam seguidas. Eles também podem acabar estragando muita coisa. Os organizadores devem estar bem cientes de todas as diretrizes e seus raciocínios vistos na seção a seguir. Além disso, há várias etapas que devem ser realizadas antes de um evento.

  • Os organizadores devem tomar medidas para informar todos os participantes sobre essas diretrizes e as questões relacionadas ao mapeamento de poltrona. Isso deve incluir links para esta página de qualquer publicidade sobre o evento (por exemplo, de uma página wiki sobre o evento) e talvez copiar ou resumir seções desta página.
  • Os organizadores devem pensar cuidadosamente sobre as regiões-alvo para o mapeamento de poltrona, selecionando áreas onde há menos dados valiosos pré-existentes e comunicando essas regiões selecionadas aos participantes. Fornecer indicadores rígidos para as regiões a mapear, usando ferramentas como o MapCraft ou o servidor de tarefas do HOT, pode ser uma boa maneira de direcionar os participantes a mapear áreas sensíveis; entretanto, a configuração dessas regiões é ainda mais importante. Quando os participantes tiverem mais escolha sobre onde fazer o mapeamento de poltrona, isso aumenta a necessidade de serem informados sobre as diretrizes e questões desta página.
  • Os organizadores devem tomar medidas para entrar em contato com a comunidade de mapeamento local e consultá-los sobre as regiões-alvo para o mapeamento de poltrona. Onde houver dados de contribuição pré-existentes, isso significa identificar os principais contribuintes e buscar sua adesão à ideia. Na ausência de dados pré-existentes, os canais de contato da comunidade em nível regional ou nacional ainda devem ser usados ​​para informar os locais, sempre que possível. Isso inclui páginas wiki locais na lista de projetos por território, listas de e-mail em nível nacional e qualquer canal de contato mais usado pelos habitantes locais.

Vantagens

  1. Você pode mapear de sua poltrona. Se você não puder fazer o mapeamento em campo, você ainda pode contribuir para o projeto.
  2. Rapidez em obter cobertura e preencher áreas em branco do mapa. Você pode obter muito mais cobertura básica (contornos de estradas e edifícios) fazendo mapeamento de poltrona do que com o mapeamento normal.
  3. Algumas áreas têm muito pouca cobertura mapeada. Provavelmente não há mapeadores em certas áreas remotas. O mapeamento humanitário (HOT) geralmente é feito inteiramente como um processo de mapeamento de poltrona, com apenas pequenos projetos de mapeamento em menor escala realizados por pessoas em campo. Em outros projetos, mapeadores remotos adicionam o básico, como edifícios e estradas, e os mapeadores locais preenchem detalhes como tipo de construção, tipo de estrada e assim por diante. Isso permite que os mapeadores locais invistam mais tempo nos detalhes e menos adicionando elementos.
  4. Segurança. Você pode não se sentir confiante/confortável em algumas áreas para fazer o mapeamento manual das ruas; portanto, o mapeamento de poltrona é uma opção sensata.
  5. Acesso. Algumas áreas você não consegue acessar. Propriedades fechadas, áreas restritas, escolas, etc. Para esses, o mapeamento por meio de imagens aéreas costuma ser a única opção.
  6. Muitas coisas, como estradas e edifícios, não mudam por décadas e podem ser mapeadas com razoável confiança.

Ao comparar o "mapeamento de poltrona com imagens aéreas" ao "mapeamento normal com GPS", pode-se dizer que o mapeamento de poltrona não requer nenhum equipamento caro e que permite desenhar linhas centrais de estradas ou contornos de edifícios mais detalhados, mas esses de fato são aspectos dessa comparação e são ortogonais à questão de se você deve sair para fazer uma inspeção em campo ou não. A maioria dos "mapeadores normais" usará imagens aéreas combinadas ao que eles viram diretamente no local.

Desvantagens e controvérsia

O OpenStreetMap valoriza as contribuições da população local que sai e mapeia sua vizinhança. Amamos as pessoas que fazem isso e adoraríamos que mais pessoas o fizessem. Desta forma, podemos criar um mapa do mundo verdadeiramente único e valioso. Em certo sentido, isso representa o coração e a alma do OpenStreetMap. Criamos mapas onde as pessoas se preocupam com os dados o suficiente para sair e coletá-los. Nosso conjunto de dados vem com uma comunidade de mapeadores que o apoiam. Em áreas onde ainda não temos essa comunidade, devemos fazer o que pudermos para atrair e construir a comunidade de mapeamento. Nada deve desencorajar isso e, infelizmente, muitos acreditam que o mapeamento de poltrona o faça. Vários motivos:

  1. Embora sair para inspecionar em campo nem sempre seja conveniente, há alguma verdade em dizer que o tempo que gastamos no mapeamento de poltrona é tempo que poderia ter sido gasto no mapeamento em campo. Além do mais, cada postagem em uma lista de e-mails ou em um blog ou página wiki descrevendo algum mapeamento de poltrona poderia atrair novos visitantes a essa abordagem e afastá-los do processo mais valioso de mapear sua própria vizinhança.
  2. Pode-se argumentar que, mesmo que os dados mapeados de poltrona não estejam interferindo nos dados existentes obtidos por inspeção em campo, sua chegada rápida e repentina desencoraja as pessoas de uma região de fazer o melhor mapeamento baseado em inspeção em campo. Se o OpenStreetMap parecer uma lixeira para dados de baixa qualidade coletados através de atalhos rápidos e fáceis, isso não incentiva as pessoas a trabalharem no mapa da maneira que realmente gostaríamos. (Observe que argumentos semelhantes são feitos sobre as importações. Talvez seja possível considerar que o mapeamento de poltrona tem um nível intermediário na escala dos efeitos prejudiciais da importação de dados em massa.)
  3. O mapeamento de poltrona geralmente tende a favorecer a quantidade e a velocidade em vez da qualidade; é "fácil de preencher os espaços em branco" e fácil de se deixar levar pela adição de dados de baixa qualidade. Veja a seguir os problemas de qualidade que ocorrem mesmo quando o mapeador de poltrona está dando o seu melhor.
  4. Ocasionalmente, descobre-se que mapeadores de poltronas prejudicam ou desfazem o trabalho árduo de inspeção em campo feito por outros contribuidores.

Os primeiros dois pontos são bastante filosóficos, baseados na psicologia de usuários que podem ou não se tornar novos contribuidores. São difíceis de provar ou refutar, e se você os vê como um grande problema vai depender de como você os pesa em relação ao valor dos dados mapeados de poltrona. Para uma determinada área, os dados mapeados de poltrona são menos valiosos do que os dados meticulosamente coletados no local, mas quão menos valiosos é discutível.

O último ponto é um problema que podemos tentar mitigar estabelecendo algumas diretrizes de mapeamento de poltrona e tentando educar novos usuários sobre o que é uma prática aceita para mapeamento de poltrona.

Problemas práticos específicos do mapeamento baseado em imagens aéreas

Além dos problemas de as imagens estarem desatualizadas ou desalinhadas, alguns erros comuns resultam do mapeamento de poltrona a partir de imagens aéreas sem uma inspeção em campo correspondente. Os mapeadores de poltrona devem estar atentos a esses problemas e tentar evitá-los, se possível, mas, em geral, eles são inevitáveis ​​e sempre serão um problema com o mapeamento de poltrona.

  • A conexão de estradas que não se conectam. Cercas, portões e sarjetas impedem a conexão entre elementos. Cobertura de árvores, uma visão obscurecida ou resolução ruim no final das estradas podem dificultar identificação de se uma estrada se conecta a outra ou de se há uma conexão.
  • A visão pode ser obscurecida por árvores, túneis, nuvens, pérgulas e assim por diante.
  • Muitos pontos de interesse não podem ser mapeados. Não tem como saber o nome de uma loja vendo de cima.
  • Muitos objetos menores importantes não podem ser vistos, como fontes de água potável, etc.
  • Você pode ver os edifícios, mas não sabe o que está dentro. É difícil mapear instalações importantes, por exemplo, banheiros.
  • Algo verde e folhudo no ar nem sempre é um parque ou um bosque no chão.
  • O mapeamento de elementos em propriedades particulares. Provavelmente, é melhor não mapear as quadras de tênis e piscinas particulares em quintais. Será que aquilo é um atalho entre ruas ou apenas um acesso de estacionamento numa casa que se conecta à casa da frente e atrás?
  • As imagens disponíveis podem diferir entre diferentes fornecedores de imagens, dependendo da posição dos satélites quando a foto foi tirada (veja a galeria a seguir)

Tome cuidado especial antes de tentar mapear trilhas de caminhada de sua poltrona. Alguém que for levado pelo GPS a dirigir por uma estrada sem saída (com noexit=* mapeado) provavelmente irá amaldiçoar o GPS e tomar outra rota. No entanto, alguns obstáculos sérios em áreas florestais facilmente passam despercebidos ao ver as imagens aéreas. Lembre-se de que o usuário do mapa não tem como distinguir se uma trilha foi mapeada por um excursionista que a percorreu, e outra trilha pode ter sido mapeada por um excursionista virtual que pode nunca ter estado perto dela.

Mais informações

Modelagem de tetos - técnicas para desenhar edifícios e evitar erros na interpretação da geometria dos tetos a partir de imagens aéreas.