Pt:Ponto de interesse

From OpenStreetMap Wiki
(Redirected from Pt:Points of interest)
Jump to navigation Jump to search

Um ponto de interesse, abreviado como PDI, (do inglês Points of interest (POI)) é um termo usado na cartografia (e, portanto, em referência a mapas ou conjunto de geodados) para a escolha de representar um determinado recurso usando um ícone que ocupa um determinado ponto. A ideia é que, ao contrário de características lineares como estradas ou áreas de uso do solo, algumas características podem ser adequadas para serem indicadas como um ponto em um contexto particular; por exemplo, se alguém quisesse enviar uma carta, seria relevante ver todas as agências postais e caixas de correio próximas, e se todas elas são representadas por um ícone de envelope, é fácil de ver.

Três ressalvas:

  • Um PDI não precisa necessariamente ser armazenado como um ponto em um conjunto de geodados (veja #No OSM para detalhes específicos para nós); ele é meramente representado como um ponto na interface do usuário (por exemplo, na camada de blocos padrão chamada osm-carto).
  • Não tome a parte 'de interesse' muito literalmente; um recurso pode ser bastante comum, como as caixas de correio mencionadas acima, e somente no contexto do usuário do mapa que deseja enviar algo, ele se torna "interessante". Como tal, os PDIs são frequentemente amenity=*.
  • Os sabores de uso do termo podem variar entre usuários de sistemas de navegação por satélite (SATNAVs), geocachers e usuários de GIS, mas a essência é basicamente como definida acima.

Alguns exemplos de tipos de PDI:

  • Igrejas, escolas, prefeituras, edifícios distintos
  • Correios, lojas, caixas de correio, cabines telefônicas
  • Bares, pubs, tabernas (nomes de pub são úteis ao navegar pelo mapa)
  • Parques de estacionamento e zonas de descanso (e livres ou não)
  • Câmeras de velocidade
  • Atrações turísticas

No OSM

Para reiterar a segunda ressalva acima, os recursos do PDI não precisam ser mapeados como um ponto. No OpenStreetMap, qualquer um dos elementos é jogo limpo: o é óbvio, mas as linhas (que podem ser fechadas [cíclicas] ou abertas, preenchidas [como uma área] ou não preenchidas) ou até mesmo uma relação (geralmente como um multipolígono) podem ser mais adequados para o recurso individual. Esses objetos possuem etiquetas que descrevem o recurso que eles representam.

Assim como os PDIs nem sempre são nós, os nós nem sempre são (ou, normalmente, são) PDIs: os conceitos não são mapeados diretamente. Por exemplo, nós também são usados ​​como parte de linhas para representar recursos lineares. Você pode considerar todos os nós independentes (nós que não fazem parte de uma linha) como representando pontos de interesse; contudo, um ponto de interesse pode realmente ser parte da linha, por exemplo, uma passagem de nível da ferrovia.

Os PDIs são desenhados como áreas em alguns casos (e cada vez mais frequentemente com a disponibilidade de imagens de alta resolução). Os usuários de dados podem tentar simplificar áreas até um ponto central. Desde que os mapeadores tenham seguido a prática de mapeamento uma característica, um elemento do OSM, isso deve funcionar razoavelmente bem.

PDIs do OpenStreetMap no meu dispositivo

Alguns dispositivos (satnavs, unidades de GPS, aplicativos de telemóvel/smartphone) suportarão a exibição de PDIs, desde que você possa carregá-los no formato necessário. Particularmente no caso de SATNAVs, os dados do mapa são frequentemente representados usando criptografia, o que permite que o controle do fabricante impeça que você carregue quaisquer dados (dados gratuitos do OpenStreetMap) em seu dispositivo. E você pensou que era dono! Curiosamente, alguns destes dispositivos irão permitir que os dados de PDI sejam sobrepostos de uma forma mais aberta.

Para descobrir como carregar dados de PDI do OpenStreetMap no seu dispositivo (ou se é possível fazê-lo), você pode encontrar algumas informações úteis na wiki. Procure sua marca de dispositivo, por exemplo, vinculada à página de comentários do GPS. Na ausência de qualquer informação (Por favor, ajude a adicionar isso ao wiki!) Você deve investigar recursos para exibir PDIs, ou "pontos de caminho". Pode haver arquivos na media de armazenamento ou procedimentos para transferir dados para o dispositivo por cabo USB.

Em alguns casos, os arquivos PDI estão disponíveis como downloads preparados.

Ver também