Pt:Verificabilidade

From OpenStreetMap Wiki
(Redirected from Pt:Verifiability)
Jump to navigation Jump to search
Vernier calipers.svg

Verificabilidade é um importante conceito para o OpenStreetMap. Dados do OSM devem, quando possível, serem verificáveis. Esta é uma diretriz de boa prática que abrange toda atividade de mapeamento e também, em virtude do bom senso, esta se tornou uma política regendo escolhas que fazemos a respeito das tags que usamos (e quais tags ganham aceitação)

O que é Verificabilidade?

Em essência, "verificabilidade" é que tudo que você faz pode ser demonstrado ser verdadeiro ou falso - o último espera-se que implicando que houve uma mudança no campo que precisa de mapeamento. Nós aplicamos isso não apenas aos próprios dados de mapeamento, mas também para o modo no qual registramos eles - as tags e valores que usamos para descrever os atributos de objetos no mapa. Em um dado cenário, uma combinação tag/valor é verificável se e apenas se usuários independentes quando observando a mesma característica sempre fariam a mesma observação. Para que a escolha de tags de um usuário seja verificável, é desejável que se tenha critérios objetivos para esta escolha. Este princípio se aplica para qualquer característica observável que é uma questão de fato, seja numérico ou descritivo - uma superfície de estrada de concreto, uma construção de tijolo vermelho, etc.

Exemplo

Edifícios vêm em vários tamanhos. Dois usuários olham para um edifício para estabelecer sua altura (do inglês, height). Um volta com height=tall (alto), o outro, com height=average (mediano).

Sem que haja mais definição de tais valores, um terceiro usuário seria incapaz de verificar o valor correto, então "tall" (alto) e "average" (mediano) são valores inverificáveis para height=* (altura).

Outro usuário faz um experimento e determina que o edifício tem aproximadamente 17m de altura. Esta é uma observação factual que pode ser definitivamente demonstrada ser verdadeira ou falsa, e é portanto verificável. Desse modo, registrar alturas de edifícios como valores numéricos é claramente preferível ao invés dos mais vagos valores "mediano" ou "alto".

Melhorando verificabilidade ao documentar valores

Uma coisa que sempre ajuda com a verificabilidade de tags, é claramente documentá-las na wiki. Isso significa definir o significado de valores, estabelecendo exatamente como um mapeador deve seguir medindo ou decidindo um valor e cobrindo casos-limite estranhos.

Por exemplo, considere cursos de água. Alguém pode fazer uma distinção entre os largos e os estreitos. Então, alguém pode escolher chamar estes de cursos de água "grandes" e "pequenos". Infelizmente, dois usuários podem não concordar no que faz um curso de água ser "grande" ou "pequeno", e isso é agravado ao usar adjetivos relativos. Alguém sugere que ao invés de cursos de água "grandes" e "pequenos", usemos "rio" e "córrego". Isso estreitou a definição ao substituir adjetivos relativos gerais por nomes que pessoas conhecem. No entanto, as pessoas podem ter imagens mentais vagas sobre a diferença entre um "rio" e um "córrego", e estes podem ser difíceis de reconciliar. Isso pode ser feito ao impor uma definição testável. Esta não precisa ser perfeitamente objetiva, contanto que não seja inteiramente subjetiva. O teste usado para distinguir um rio de um córrego é que "uma pessoa ativa deve ser capaz de pular sobre" um córrego. Essa definição ainda é um tanto subjetiva, mas restringe o intervalo de variação.

Propriedades estatísticas

Como explicado acima, propriedades numéricas como height=* (altura) e width=* (largura) são frequentemente verificáveis, mas apenas se são localmente mensuráveis. Em contraste a isso, propriedades estatísticas são frequentemente problemáticas no que diz respeito à verificabilidade. A frequência de uso de uma estrada (em carros/hora), por exemplo, não é uma quantidade verificável praticamente, já que determiná-la requeriria observações de longo termo, o que não é realístico que mapeadores façam. Para verificabilidade no OSM, não é suficiente se alguma coisa é verificável em teoria; é necessário que ela seja praticamente verificável no mapeamento cotidiano.

Opiniões subjetivas

Por favor, não tagueie opiniões individuais subjetivas ou hipotéticas ou análises de objetos ou negócios (por exemplo, "serviço ruim nesse hotel" ou "boas refeições nesse restaurante"), já que elas não são verificáveis em campo e outros observadores podem ter uma experiência diferente. Além disso, você não deve copiar tais valores de plataformas de avaliação que coletam tais opiniões. As exceções são categorias ou estrelas de hotéis e restaurantes que são premiadas por conselhos de turismo reconhecidos, baseadas em critérios objetivos ou baseadas em filiações de associação.

Tags problemáticas

Existem um bocado de tags em uso no OSM que são problemáticas no que diz respeito à verificabilidade. Algumas são tags de muito longa data que são largamente aceitas e usadas apesar dos problemas. Olhemos alguns exemplos.

Nós temos tags de rodovia (highway) que convocam o mapeador a fazer uma classificação. A diferença entre uma highway=trunk (tronco) e highway=primary (primária) pode ser obscura para alguns mapeadores, mas têm se tornado muito mais verificáveis pela documentação na wiki, até mesmo chegando ao nível de explicar como mapeadores em diferentes países podem aplicar as tags baseados na sinalização local de estradas. O mesmo tentou-se fazer para distinguir highway=unclassified (não classificada) e highway=residential (residencial) (e outras tais rodovias de baixo nível), mas, de fato, mapeadores frequentemente sentem dificuldade em fazer a distinção. Apesar de esforços combinados para documentar a aplicação dessas tags e oferecer exemplos, essas tags (ou a distinção entre elas) é realmente bastante inverificável.

Enquanto isso, outras tags foram inventadas mais recentemente e têm causado controvérsia por causa de sua pobre verificabilidade. Um exemplo popular disso é smoothness=* (suavidade) (vide blog do Harry Wood para uma divertida recapitulação da discussão). Outros exemplos incluem trail_visibility=* (visibilidade de pista) e sac_scale=* (escala de SAC) (discussão em Talk:Proposed_features/Hiking). Um resultado positivo dos debates foi uma documentação cuidadosa melhorada dos valores de tags e como eles devem ser aplicados por mapeadores, mas, apesar disso, conceitos de tagueamento que requerem tal julgamento subjetivo continuam muito problemáticos em termos de verificabilidade.

Se você encontrar uma tag documentada nesta wiki que você acredita não ser verificável, você pode sinalizar isso usando o template de Verificabilidade desta forma: {{Verifiability}} e abrir uma discussão abaixo de um capítulo na aba da wiki chamada Talk (ou Discussão, se você usa o a interface do wiki em português). Exponha seus argumentos no porquê essa tag não é verificável.