Pt:Verificabilidade

From OpenStreetMap Wiki
Jump to navigation Jump to search

Descrição

A verificabilidade é um conceito importante no OpenStreetMap. Os dados do OSM devem, sempre que possível, ser verificáveis. Esta é uma diretriz de boas práticas que abrange toda a atividade de mapeamento. Além disso, em virtude do bom-senso, tornou-se uma política que rege as escolhas que fazemos a respeito das etiquetas que usamos (e quais as etiquetas que são aceites). Basicamente, significa que outro mapeador deve poder ir ao mesmo local e recolher os mesmos dados, ou seja, verificar os dados introduzidos.

O que é a "verificabilidade"?

Essencialmente, "verificabilidade" significa que tudo o que é editado no mapa pode ser demonstrado como verdadeiro ou falso. No último caso, espera-se que isso signifique uma alteração ocorrida no terreno e que precisa de atenção.

  • Isto aplica-se não só aos próprios dados de mapeamento, mas também ao modo como os registamos - as geometrias, etiquetas e valores que usamos para descrever objetos no mapa.
  • Uma combinação etiqueta=valor é verificável se e só se mapeadores independentes que observem o mesmo elemento possam fazer sempre a mesma observação no local.
  • Para que a escolha de etiquetas de um mapeador seja verificável, é desejável que haja critérios objetivos claramente documentados na wiki, para ajudar a tornar a etiquetagem verificável por mapeadores individuais.

Exemplos

Critérios objetivos

É conveniente ter critérios objetivos para que as etiquetas de um mapeador sejam verificáveis. Este princípio aplica-se a qualquer característica observável, seja numérica ou descritiva.

Por exemplo, os edifícios têm vários tamanhos. Duas pessoas olham para um edifício para determinar a sua altura. Uma usa a etiqueta height=tall e a outra usa height=average.

Sem mais definição destes valores, um terceiro mapeador seria incapaz de determinar o valor correto, por isso, "tall" (alto) e "average" (médio) são valores não verificáveis de height=*. Outro mapeador mede o edifício em cerca de 17 m de altura. Esta é uma observação factual que pode ser definitivamente confirmada como verdadeira ou falsa, e, por conseguinte, é verificável.

Melhorar a verificabilidade documentando os valores

Uma coisa que ajuda sempre a melhorar a verificabilidade é a documentação das etiquetas na wiki. Isso implica definir o significado dos valores, estabelecendo exatamente a forma como um mapeador pode medir ou determinar um valor e cobrindo casos ambíguos e/ou estranhos.

Por exemplo, podíamos etiquetar os cursos de água como "grandes" e "pequenos", mas dois mapeadores podem não concordar sobre o significado de "grande" ou "pequeno". Em vez disso, usamos os termos "rio" e "ribeiro", substituindo adjetivos gerais por termos mais específicos. No entanto, as pessoas podem ter noções vagas sobre a diferença entre um "rio" e um "ribeiro" que são difíceis de conciliar. Em vez disto, usamos uma definição comprovável. Esta não precisa de ser perfeitamente objetiva, contanto que não seja inteiramente subjetiva. O teste usado para distinguir um rio de um ribeiro é que "uma pessoa saudável deve ser capaz de pular sobre" um ribeiro. Esta definição ainda é um tanto subjetiva, mas restringe o intervalo de variação.


Geometrias verificáveis

A posição de um ponto, linha ou área podem não ser verificável se a geometria não puder ser confirmada como sendo verdadeira ou falsa por outro mapeador.

Alguns dos elementos que não são verificáveis enquanto linhas ou áreas podem ser mapeados como um ponto perto do centro do elemento.

Por exemplo, uma povoação como place=hamlet não costuma ter limites verificáveis. Habitualmente, as aldeias em zonas rurais têm casas e quintas espalhadas por um larga área. Nestes casos, o centro aproximado da povoação pode ser facilmente identificado, mas os limites externos não podem são claramente determinados, por conseguinte, mapear a povoação como área é algo não verificável. O mesmo se pode dizer de landuse=residential, que, em certos casos, é usada indiferenciadamente em áreas urbanas, sem limites verificáveis e que incluem outros tipos de landuse.

Propriedades estatísticas

Como explicado acima, propriedades numéricas como height=* (altura) e width=* (largura) são frequentemente verificáveis, mas só se forem localmente mensuráveis. Em contraste, as propriedades estatísticas são frequentemente problemáticas no que diz respeito à verificabilidade.

Por exemplo, a frequência de uso de uma estrada (em carros/hora) não é uma quantidade verificável de forma prática, já que a sua determinação exigiria observações de longo prazo, uma tarefa pouco provável e realista para um mapeador.

Não é suficiente uma coisa ser verificável em teoria; é necessário que seja verificável de forma prática no mapeamento do dia a dia.

Opiniões subjetivas

Opiniões subjetivas ou hipotéticas ou análises/avaliações de locais ou negócios (por exemplo, "serviço ruim nesse hotel" ou "boas refeições nesse restaurante") não são verificáveis por outros mapeadores, porque outros observadores podem ter uma experiência diferente. Não se deve copiar valores de plataformas de avaliação que recolhem tais opiniões.

As exceções são categorias ou estrelas de hotéis e restaurantes, que são atribuídas por conselhos de turismo reconhecidos e baseadas em critérios objetivos.

Etiquetas problemáticas

Existem várias etiquetas em uso no OSM que são problemáticas no que diz respeito à verificabilidade. Algumas são etiquetas de longa data que são largamente aceites e usadas apesar dos problemas que apresentam. Olhemos alguns exemplos.

As estradas convidam um mapeador a fazer uma classificação. A diferença entre uma highway=trunk e highway=primary pode ser pouco clara para alguns mapeadores, mas tem-se tornado muito mais verificável graças à documentação na wiki, chegando ao ponto de explicar como os mapeadores de diferentes países podem aplicar as etiquetas com base na sinalização local de estradas.

Entretanto, foram inventadas outras etiquetas recentemente que têm causado controvérsia devido à sua fraca verificabilidade. Um exemplo popular disso é a etiqueta smoothness=* (vide blogue de Harry Wood para uma divertida recapitulação da discussão). Outros exemplos incluem trail_visibility=* (visibilidade de pista) e sac_scale=* (escala de SAC) (discussão em Talk:Proposed_features/Hiking). Um resultado positivo dos debates foi uma documentação cuidadosa e melhorada dos valores das etiquetas e como elas devem ser aplicadas por mapeadores, mas, apesar disso, os conceitos de etiquetagem que exigem uma avaliação subjetiva continuam problemáticos em termos de verificabilidade.

Sinalização

Se encontrar uma etiqueta documentada nesta wiki que aparente não ser verificável, pode sinalizar isso usando o Modelo de Verificabilidade desta forma: {{Verifiability}} e abrir um novo tópico de discussão na aba da wiki chamada Talk (ou Discussão, se usar a interface do wiki em português). Explique por que razão entende que essa etiqueta não é verificável.