Pt:Quality assurance

From OpenStreetMap Wiki
Jump to: navigation, search
Linguagens disponíveis — Quality assurance
· Afrikaans · Alemannisch · aragonés · asturianu · azərbaycanca · Bahasa Indonesia · Bahasa Melayu · Bân-lâm-gú · Basa Jawa · Baso Minangkabau · bosanski · brezhoneg · català · čeština · dansk · Deutsch · eesti · English · español · Esperanto · estremeñu · euskara · français · Frysk · Gaeilge · Gàidhlig · galego · Hausa · hrvatski · Igbo · interlingua · Interlingue · isiXhosa · isiZulu · íslenska · italiano · Kiswahili · Kreyòl ayisyen · kréyòl gwadloupéyen · Kurdî · latviešu · Lëtzebuergesch · lietuvių · magyar · Malagasy · Malti · Nederlands · Nedersaksies · norsk bokmål · norsk nynorsk · occitan · Oromoo · oʻzbekcha/ўзбекча · Plattdüütsch · polski · português · português do Brasil · română · shqip · slovenčina · slovenščina · Soomaaliga · suomi · svenska · Tiếng Việt · Türkçe · Vahcuengh · vèneto · Wolof · Yorùbá · Zazaki · српски / srpski · беларуская · български · қазақша · македонски · монгол · русский · тоҷикӣ · українська · Ελληνικά · Հայերեն · ქართული · नेपाली · मराठी · हिन्दी · অসমীয়া · বাংলা · ਪੰਜਾਬੀ · ગુજરાતી · ଓଡ଼ିଆ · தமிழ் · తెలుగు · ಕನ್ನಡ · മലയാളം · සිංහල · ไทย · မြန်မာဘာသာ · ລາວ · ភាសាខ្មែរ · ⵜⴰⵎⴰⵣⵉⵖⵜ · አማርኛ · 한국어 · 日本語 · 中文(简体)‎ · 吴语 · 粵語 · 中文(繁體)‎ · ייִדיש · עברית · اردو · العربية · پښتو · سنڌي · فارسی · ދިވެހިބަސް
O texto a seguir é a tradução do artigo original em inglês, revisada em 17/05/2014 por ftrebien. Insira informações novas ou específicas da sua região antes deste aviso.
Não altere radicalmente a tradução sem alterar o artigo original, e caso queira fazê-lo contate antes a comunidade internacional ou peça ajuda à local. Correções ortográficas e melhorias de estilo são bem-vindas.
Ver também: Precisão, Integralidade

Ferramentas de controle de qualidade ajudam a atingir melhor qualidade nos dados do OSM. Frequentemente as ferramentas alcançam isso fornecendo uma lista de defeitos nos dados, que os mapeadores então podem tentar consertar usando ferramentas de edição. Os defeitos podem ser detectados por regras e análise de dados, ou as ferramentas podem fornecer um meio de relatá-los manualmente, ou uma combinação das duas coisas. Há muitas idéias diferentes de como fazer isto, e em qual tipo de defeitos se concentrar, e por isso muitas ferramentas diferentes.

O OpenStreetMap frequentemente está mais atualizado e tem qualidade superior a mapas comerciais quando se trata de vias novas e alteradas recentemente.

Ferramentas para relatar defeitos

Estas são ferramentas que tentam realçar e apontar partes dos dados que provavelmente estão erradas. Também há relatórios de controle de qualidade feita por humanos manualmente. Em ambos os casos, os problemas relatados podem conter falsos positivos e, ao editar, deve-se tomar cuidado para garantir sua precisão. Contudo, elas podem ser uma valiosa visualização de quais áreas precisam de atenção e podem ajudar a localizar e corrigir erros.

  • Notes

    O Notes é um recurso do sítio eletrônico do OpenStreetMap. Relatos de erros podem ser acrescentados usando o botão 'Adicionar uma nota ao mapa' no canto direito superior. Notas usam o mesmo conceito do OpenStreetBugs. Está previsto descontinuar o OpenStreetBugs e substituí-lo pelo Notes.

  • MapDust

    O MapDust é uma ferramenta de controle de defeitos operado pela skobbler, que também é integrada na solução deles baseada no OSM de navegação com instruções, portanto orientada originalmente a defeitos relevantes à navegação mas servindo agora como uma ferramenta de defeitos em geral. Como muitos dos seus usuários (finais!) podem nem fazer idéia de que existe o OpenStreetMap, pode haver um número considerável de relatos de erros irrelevantes incluídos, mas ela possui muitos bons relatos que não são cobertos por outras ferramentas. Se se determinar que um defeito foi causado por dados do OSM, um editor do OSM pode consertar os dados e marcar o defeito como resolvido. Atualmente só está disponível em inglês, alemão, francês, italiano, espanhol e romeno.

Ferramentas de detecção de erros

Ferramentas de detecção de erros conferem os dados do OSM procurando possíveis erros nos dados, imprecisões ou lugares mapeados esparsamente. Usuários devem conferir se essas estruturas realmente estão incorretas e corrigir os dados para continuamente elevar a qualidade dos dados.

  • Keep Right

    O Keep Right (keepright.at) mostra um grande número de possíveis erros detectados automaticamente num mapa ou na forma de uma lista. Ele tem um sistema para relatar falsos positivos e para marcar um defeito como corrigido. Ele tem regras para detectar automaticamente os seguintes tipos de erros: áreas não-fechadas, vias de mão única sem saída, entroncamentos desconexos, etiquetas obsoletas, etiquetas ausentes, pontes/túneis sem camada definida (cuidado - nem sempre é um erro), autoestradas sem referência, lugares de prática religiosa sem religião definida, pontos de interesse sem nome, linhas sem pontos, ilhas flutuantes, travessias não-identificadas em ferrovias, usos incorretos da etiqueta railway=crossing, objetos com etiquetas fixme=*, e relações sem tipo. O Keep Right mostra dezenas de milhares de erros, incluindo muitos que têm pouco impacto (ex.: um córrego interceptando uma rodovia: tecnicamente é necessário ter uma ponte aí, mas os renderizadores atuais supõem que o córrego é um duto de drenagem).

    Há documentação sobre como resolver erros do Keep Right, atualmente somente em alemão: DE:Keep Right Users Guide

  • Osmose

    O Osmose [1] Osmose é uma ferramenta similar ao Keep Right. Atualmente cobre:

    • França (a área metropolitana, incluindo a Córsega), e seus territórios ultramarinos (todos os 5 departamentos, as comunas menores, e a Nova Caledônia);
    • alguns países próximos na Europa: Bélgica, Luxemburgo, Suíça, Itália;
    • alguns países próximos na África (50% do continente) e o Oceano Índico;
    • Quebec, Noruega, Groenlândia, Nicarágua;
    • Haiti, Filipinas.
    • Duas análises cobrem o planeta em dois casos:
    • um cache de erros do OpenStreetBugs
    • limites administrativos não-fechados
    • Relatos por usuário: http://osmose.openstreetmap.fr/en/byuser/ seguido do nome de usuário
  • Validador do JOSM

    JOSM Validator. Um recurso do JOSM que confere dados carregados no editor, realça erros e avisos, e pode (caso solicitado) realizar algumas correções automáticas.

  • As ferramentas do Gary68

    O Gary68 criou um monte de ferramentas de controle de qualidade. O código-fonte de todas as ferramentas do Gary68 está publicado online. Veja também Category:gary68

    • O WayCheck é um programa que procura extremidades abertas e cruzamentos em (um arquivo de) dados do OSM. As posições encontradas devem ser avaliadas por um usuário e ele/ela pode corrigir os dados no JOSM ou no Potlatch ou postar uma marca no OpenStreetBugs. A página do WayCheck lista relatos gerados pelo programa e todo usuário é incentivado a gerenciar os relatos e corrigir os erros relatados na página e nos seus vínculos. Isso é especialmente útil para a qualidade de dados relativos a roteamento.
    • O MotorwayCheck lista problemas relacionados a highway=motorway. A página também mostra relatórios.
    • O osmdiff é um programa que compara dois arquivos .osm e documenta as alterações em forma de lista e de mapa. Alguns relatórios podem vistos aqui: Pt:Osmdiff reports.
    • O unmappedplaces produz uma lista de lugares possivelmente não-mapeados. Eles são relatados no artigo no wiki Pode-se rodar a consulta para outros países também.
    • O Mapping Quality é o sucessor do unmappedplaces. Veja os resultados no artigo no wiki. Você recebe um diretório de ruas, KPIs (números) por lugar, mapas mostrando status e arquivos CSV para processamento adicional.
    • O SomeChecks confere algumas coisas: vias de mão única, rotatórias, pontos duplos (em linhas), áreas.
    • O Relation Diff - Diferenças em relações
    • O Relation Check
  • Coastline Error Checker

    O Coastline error checker ([2]) mostra buracos e outros problemas em orlas marítimas.

  • OSM Inspector

    O OSM Inspector ([3]) tem algumas visualizações para necessidades específicas de mapeamento.

  • Mapa NoName

    Mapa NoName ([4]) - Mapa mostrando ruas sem nomes, atualizado com diffs a cada minuto.

  • TIGER Edited Map

    TIGER Edited Map ([5]) - Mapa mostrando quais áreas dos EUA foram editadas desde a importação do TIGER.

  • Coarse Highway

    Estradas irregulares com poucos pontos (entrada no blog): Coarse Highways.

  • OS Locator Musical Chairs

    OS Locator Musical Chairs ([6]) tenta encontrar as correspondências entre as ruas do OSM na Grã-Bretanha e a base de ruas do OS Locator e mostra uma interface pesquisável dos resultados.

  • Mapa de Restrições de Conversão

    map.comlu.com mostra restrições de conversão e tem sobreposições separadas para erros e avisos mostrando possíves problemas com restrições de conversão. Veja também Pt:Relation:restriction#Tools para mais ferramentas.

  • Analisador de Restrições de Conversão

    Analisador de restrições de conversão - mostra restrições de conversão num mapa e realça erros.

    Parece fora do ar

  • Maplint

    Maplint é uma configuração do osmarender para realçar erros. Costumava estar notoriamente disponível como uma camada na página inicial, atualizada pela tiles@home.

    Não atualiza mais sletuffe 14:04, 30 de outubro de 2012 (UTC)

  • Referências das Interestaduais dos EUA

    Referências das Interestaduais dos EUA Lista de números de referência e das interestaduais correspondentes no OSM.

  • layers.openstreetmap.fr

    FR:Servers/layers.openstreetmap.fr fornece um slippymap com camadas de imagens para ajudar pessoas a encontrar possíveis erros nos dados com cobertura mundial.

    O serviço fornece:

    • camadas com estradas/ruas …
      • sem nome
      • sem referência
      • sem definição de mão única/dupla
      • com corrija-me fixme=* e textos de anotação note=*
    • Esta ferramenta também gera camadas semitransparentes coloridas mostrando áreas administrativas por nível administrativo (admin_level=*), assim como outras áreas "políticas" (usadas na França para mapear subdivisões eleitorais, assim como estruturas intercomunais de cooperação que não se encaixam na hierarquia dos níveis administrativos, mas usadas também em outros países para limites similares não-hierárquicos administrativos, judiciários e eleitorais). Essas camadas coloridas permitem procurar facilmente por limites ausentes/quebrados/incompletos/abertos assim como limites sobrepostos/duplicados de mesmo tipo, ou limites etiquetados incorretamente localizáveis por consultas à base de dados do OSM com filtros simples (por exemplo a ausência da etiqueta "boundary=administrative", valor ausente ou incorreto em "admin_level=*").
  • Polígonos quebrados

    [7] - Polígonos que são um problema para o Nominatim. Esses polígonos "quebrados" podem ser onde o interior de um multipolígono está desconectado ou onde um polígono se autointercepta.

  • housenumbervalidator

    housenumbervalidator Confere os atributos addr:* procurando endereços duplicados ou incompletos e nomes de ruas possivelmente incorretos. Os resultados são mostrados num slippymap. Atualmente a validação é feita somente na Alemanha e na Áustria, já que há verificações específicas por idioma.

    Outras ferramentas similares para endereços:

  • Maproulette, conhecido como Remap-a-Tron

    Serviço Remap-a-Tron, entrada no blog e no github – Uma aplicação web customizável para buscar colaboradores para consertar erros de mapeamento específicos ao mostrar aleatoriamente casos canditados a correção. Projetado originalmente para realçar áreas com linhas excluídas devido à alteração da licença, mas agora está se tornando uma interface genérica para correção de problemas identificáveis. O serviço também é conhecido como MapRoulette ou maproulette.org.

  • Mapa opening_hours & companhia do netzwolf

    [8] - Verifica opening_hours, service_times...

  • So that is what inaccessible road is!

    So that is what inaccessible road is! - mostra os trechos das estradas que por diversos motivos são inacessíveis (também chamados "porções não-roteáveis da malha viária") num mapa e permite editar no JOSM ou no Potlatch.

  • Log de erros Routino

    Routino é um roteador de dados do OSM capaz de gerar um arquivo de log de erros (se rodado com a opção --errorlog) que lista os problemas encontrados que poderiam ou ser erros ou a má compreensão dos dados pelo Routino e que podem afetar a habilidade de calcular rotas válidas. Já que o propósito é encontrar dados que causam problemas para o Routino, não quer dizer que todos os itens relatados são erros nos dados.

  • Bicycle tags map

    Bicycle tags map é um mapa online que mostra etiquetas relacionadas a bicicletas. O objetivo deste mapa online é representar num desenho as etiquetas de bicicletas que não são (corretamente) desenhadas no mapa do 'Mapnik' do OSM ou na versão do CycleMap. Pode ser útil para detectar erros no OSM.

  • Administrative Grenzen in OSM

    Um mapa que compila todos os limites alemães no OSM e também visualiza erros (multipolígonos não-fechados) http://ags.misterboo.de

  • Max Speed Overpass

    Max Speed Overpass é um mapa online que mostra a velocidade máxima. O objetivo deste mapa online é mostrar a velocidade máxima e editá-la a partir do mapa usando seu editor do OSM favorito. Os dados apresentados estão sempre atualizados porque ele usa uma consulta do overpass.

Ferramentas de visualização

  • ITO Map

    ITO Map [9] é um serviço de mapa sobreposto da ITO. As camadas cobrem diferentes tipos de dados: barreiras, edifícios e endereços, estacionamentos, distribuição de energia elétrica, corrija-me, ferrovias antigas, camadas, metrôs, hidrovias, ferrovias, escolas, limites de velocidade (km/h e mph), tipo de trilha (tracktype), estradas de tipo desconhecido, água.

Ferramentas de monitoramento

Além das ferramentas anteriores de relato de erros e defeitos, há algumas ferramentas que permitem localizar alterações e edições errôneas. Por exemplo se você for familiarizado com uma área e a tiver mapeado minuciosamente, talvez você queira acompanhar as alterações e verificar que nenhum dano involuntário ou vandalismo aconteça na área. O histórico do planeta inclui todas as alterações que já foram feitas, mas pode não ser fácil de usar.

Caso uma mudança seja ruim (por 'engano' ou vandalismo) você pode reverter a alteração.

As seguintes ferramentas estão também listadas na lista de serviços baseados no OSM.

  • osm.org

    A API v0.6 introduziu o conceito de conjunto de alterações. Isso é um grupo de edições feitas por um usuário específico, com um comentário. Algumas novas visualizações foram desenvolvidas para a interface de usuário online:

  • OpenStreetMap Watch List

    OWL (OpenStreetMap Watch List) - Observe o que está acontecendo no OSM numa área específica. Atualmente apresentando: a aba History

  • ITO world OSM Mapper

    OSM Mapper - osmmapper é uma ferramenta (exige cadastro gratuito) que permite ver quando uma área foi mapeada pela última vez. Você pode definir uma região que deseja observar e inscrever-se nela para receber o feed RSS associado.

  • Acompanhamento de alterações em tempo real.

    Atualmente quase o mesmo conteúdo de List of OSM based Services#Ao vivo/Edições em tempo-real dos dados do OSM

    • LiveEditMapViewerJ é um programa em Java que lhe permite acompanhar alterações conforme elas acontecem no mapa do mundo.
    • OSMZmiany é baseado no LiveMapViewerJ mas tem recursos adicionais.
    • Khtmlib - O ticker khtml.org permite que você acompanhe alterações em tempo real num slippymap e consiga dados adicionais sobre elas.
    • achavi - Visualizador de Alterações Aumentado: visualiza atualizações no OpenStreetMap baseado nos Augmented_Diffs a cada minuto da API da Overpass
  • Navegador de Histórico

    virtuelle-loipe's Navegador de Histórico com ferramenta de diff para pontos/linhas/relações individuais (comparação lado a lado de duas versões).

  • Diff Profundo do Mapki

    http://osm.mapki.com/history/ - ferramenta de diff para pontos/linhas/relações individuais. Mostra todas as versões numa tabela. Há também um bookmarklet disponível.

  • OSM Deep History

    http://osmlab.github.io/osm-deep-history/ - ferramenta de diff para pontos/linhas/relações individuais (mas sem pontos de linhas e, atualmente, não funciona para relações). Mostra todas as versões numa tabela.

  • OSM History Viewer

    OSM History Viewer (OSMHV) mostra conjuntos de alterações de forma visual, realçando as posições dos objetos antes e depois de um dado conjunto de alterações, e também realça objetos modificados que não foram movidos.

  • OSM Aware

    OSM Aware fornece alterações do OSM como arquivos KML.

  • Historical Coverage

    O serviço Historical Coverage cria animações do desenvolvimento histórico de uma área específica. (serviço indisponível)

  • UserActivity

    UserActivity Estatísticas e mapas de atividade de usuários em dois arquivos .osm. Detecta possíveis vandalismos... Relatórios gerados periodicamente (para a Alemanha).

  • WhoDidIt

    The WhoDidIt: Analisador de Conjuntos de Alterações do OpenStreetMap analisa o que foi alterado na sua área. Pode ser necessário selecionar "month" (mês) ou até mesmo "half a year" (meio ano) no parâmetro "age" (idade) para ver edições; pode levar alguns segundos para mostrar. Fornece um feed RSS para você ser informado das alterações.

    Sob a licença Wikipedia:WTFPL. Ao menos duas versões alternativas existem. Descrição longa.

    Implementações ao vivo:

  • RSS History Filter

    O RSS History Filter filtra grandes conjuntos de alterações com base nos feeds RSS gerados pela aba de histórico do OpenStreetMap.

  • Changepipes do Migurski

    Changepipes do Migurski que também dão a você feeds RSS de alterações na sua área (após se inscrever manualmente por e-mail).

  • OSM control tool

    http://osmct.de ­– monitora polígonos definidos livremente e notifica alterações por e-mail

Ferramentas assistentes

  • Traffic Sign Tool

    Traffic Sign Tool - Assistente para acertar as etiquetas das placas de trânsito alemãs.

  • QualityStreetMap

    QualityStreetMap ([10]) é uma grande grade para coordenar trabalho de mapeamento. Você pode selecionar uma quadrícula e indicar que o mapeamento de uma etiqueta está completo nela. A grade cobre o mundo todo e qualquer etiqueta. Para editar a grade você precisa fazer login com sua conta do OSM. Aproxime para ver a grade (o nível de ampliação mínimo é 12). O serviço ainda está em fase beta.

  • Road lists

    Usuários alemães solicitaram listas oficiais diferenciadas: Straßenverzeichnis.

  • CheckTheMonuments

    Check The Monuments! Mais qualidade para a chave Monument.

  • Overpass turbo

    A API da Overpass e a interface Overpass turbo permitem criar consultas personalizadas que podem ser usadas para detectar possíveis erros. Os resultados são mostrados num mapa com links para detalhes de objetos em pop-ups e podem ser facilmente abertos no JOSM. A página de exemplos lista alguns usos para controle de qualidade.

  • Mapa de altura máxima ausente

    O Maxheight Map (conhecido como mapa de controle de qualidade para caminhões do OSM) (website) é uma ferramenta online baseada na API da Overpass que ajuda a conferir e melhorar as características relevantes a caminhões no OSM. Além de identificar etiquetas de altura máxima (maxheight) ausentes debaixo de pontes e túneis (comuns ou sobre/sob ferrovias), você também pode validar a etiquetagem existente de altura, largura, comprimento e peso máximo além de outros.

Estatísticas de etiquetas

Para comparar o uso de uma etiqueta ou ver erros de digitação, use estas ferramentas estatísticas. Veja também: Estatísticas.

  • Taginfo

    Taginfo é um sistema para encontrar e agregar informações sobre etiquetas do OSM e marcá-las como navegáveis e pesquisáveis.

  • ITO Map

    ITO Map ([11]) é um serviço de mapa sobreposto da ITO. Ele roda scripts que realçam etiquetas específicas e mostram quão consistente (ou não) é o uso da etiqueta. Ele mostra grupos de etiquetas relacionadas simultaneamente.

Outros

Comparações externas

Ver também: Pesquisa

Ver também