Pt:Projeto de limpeza do wiki

From OpenStreetMap Wiki
(Redirected from Pt:WikiProject Cleanup)
Jump to navigation Jump to search
Sobre esta wiki Diretrizes e orientações Organização da wiki Tradução Projeto de limpeza Ajuda
Broom icon.svg

O Projeto de limpeza do wiki é um projeto em andamento para ajudar a desenvolver e manter um wiki claro, bem escrito, vinculado e acessível, fornecendo uma ampla gama de informações para dar suporte ao projeto OpenStreetMap. Este projeto fornece um suporte em boa parte invisível, mas vital, para o projeto garantindo que todo conteúdo criado no wiki por inúmeros indivíduos em vários assuntos, em muitas línguas, integre de forma coerente ao todo. Bem... este é o sonho ao menos!

Objetivos

Para garantir que o wiki do OpenStreetMap se torne um recurso cada vez mais claro, acessível e útil para as pessoas desejando contribuir para o projeto OpenStreetMap, ou usar os dados do OpenStreetMap, o wiki deve:

  • Fornecer informação de base sobre o OpenStreetMap para o público em geral (incluindo informação do projeto, suas metas, e progresso ao longo do tempo)
  • Ajudar os novos contribuidores a começar, fornecendo informação sobre usar editores e etiquetagem
  • Ajudar a coordenar mapeamento em todos os cantos do mundo
  • Dar suporte a pessoas que desejam usar os dados do OpenStreetMap e software para algum propósito (em distinção à pessoas querendo contribuir com dados)
  • Ajudar desenvolvedores novos e existentes que desejam entender quais projetos de software existem e como engajar neles
  • Fornecer um local para pessoas discutirem novas propostas de etiquetagem
  • Garantir que o conteúdo é organizado consistentemente e de fácil acesso
  • Manter um ambiente dinâmico e criativo o qual pode acomodar novos tipos de conteúdo e continuará a evoluir para alcançar novos desafios

Organização do projeto de limpeza

O projeto Limpeza faz parte de um projeto para aumentar conformidade com as Diretrizes e orientações do wiki as quais delineiam algumas sugestões de como apresentar informações no wiki do OSM. Perguntas sobre como organizar conteúdo no wiki são delineadas e discutidas na Organização do wiki. Questões podem ser rotuladas usando-se uma gama de Rótulos os quais propõe certos tipos de ações/reorganizações, convidando as pessoas à discutir. Muito do trabalho é realizado por quem pegá-lo primeiro, entretanto de tempo em tempo tem havido "Diretrizes de Limpeza do Wiki", onde um número de contribuidores trabalham como uma equipe para arrumar a wiki dentro de um período de tempo com uma certa meta em mente.

Esteja ciente que renomear/mover/excluir páginas pode causar um pouco de infelicidade, então pode ser que seja melhor discutir antes na página que está para ser alterada (Veja também Wiki Help#Some general guidelines(en).

Tarefas de limpeza simples em andamento

As próximas são tarefas de limpeza que são bem extensas em um grande número de páginas wiki, e estarão sempre em andamento (elas nunca terminam!), mas que são relativamente simples de fazer. Frequentemente o trabalho de limpeza do wiki requer algum julgamento, para ponderar resultados diferentes, mas estes são os fáceis (quanto mais mecânico melhor!):

Documentação de etiquetas

Documentação de etiquetas (paǵinas com prefixos "Tag:" e "Key:") pode ser muito controversa, e é particularmente capciosa pois não podemos esperar que todos os envolvidos (mapeadores!) participem de edição e/ou discussão de wiki . Muitos mapeadores optam por não editar o wiki. Porém... na verdade existem todo o tipo de edições simples que podemos fazer para enxugar a documentação de etiqueta e fazê-la mais consistente, sem entrar em nenhum debate!

Descrição das etiquetas

Toda etiqueta deveria ter ao menos "algumas" palavras de descrição. Existem três locais distintos onde uma descrição aparece. No topo da página principal sobre a etiqueta, na predefinição à direita da página da etiqueta e na tabela na página da chave. Para esta simples tarefa, ache etiquetas que estejam faltando descrição em qualquer um destes locais, e copie a descrição dos outros locais. O mais comum parece ser copiar a descrição da página da chave para as outras duas.

Qualquer diferença desnecessária entre as três descrições de uma etiqueta também deveria ser reconciliada. As três descrições não precisam ser idênticas, apesar de que normalmente elas deveriam apenas diferir se a descrição no topo da página principal for um pouco maior. Frequentemente as descrições foram melhoradas ou atualizadas, mas somente em um dos três locais. Use seu julgamento para eliminar as descrições mais antigas.

Esboços de páginas de etiquetas

Insira um rótolo de esboço {{stub}} em qualquer página de etiqueta que for somente uma breve descrição. Uma página com mais seções já não é um esboço.

Preenchimento de imagens de etiquetas

Algumas etiquetas tem fotos as quais aparecem no Características de Mapa (adicionadas às tabelas da pagina da chave) mas sem qualquer imagem na página da etiqueta em si. Onde não tem qualquer imagem na página da etiqueta, faz sentido configurar a imagem da etiqueta (aparecendo na predefinição) para ser a mesma imagem visualizada na tabela da chave. Isso é fácil e não requere nenhum julgamento ou habilidade de escrita se quer! Semelhantemente, faz sentido usar a imagem da documentação da etiqueta em outra língua.

Onde as páginas de etiqueta não tiverem nenhuma imagem (e já verificado que não há nenhuma imagem na página da chave) nós precisamos encontrar uma imagem para ilustrar a etiqueta. Apesar de que podemos puxar qualquer imagem do wikimedia commons, ou flicker, pode ser preferível usar fotos de mapeamento. Como essa coisa realmente é quando você está em campo mapeando?

Nos casos em que temos escolha de qual imagem melhor exemplifica a característica do mapa, nós devemos procurar ser consistentes em nossa escolha entre a página da etiqueta e a tabela da página da chave. Se você estiver substituindo uma imagem que você julga ser melhor para uma etiqueta em particular, você deve manter a outra foto criando uma seção de "fotos" com uma galeria. Veja Tag:shop=bakery#Photos por exemplo.

Páginas de documentação de etiquetas que não tem uma imagem definida e mostram uma imagem genérica ao invés são listadas em Category:Feature pages with missing images(en). Página referindo-se a imagens que não existem são listadas em Category:Pages with broken file links(en).

Chaves sem documentação no wiki

Se você encontrar uma chave usada frequentemente que não tenha página de descrição alguma, verifique se a chave já à têm documentada e/ou alternativas mais comuns. Se não for o caso, escreva uma página de descrição para a chave para melhorar nossa documentação. no entanto, tenha certeza que você sabe o que a chave significa! Se houver qualquer dúvida, discuta suas intenções de antemão.

Você pode identificar chaves não documentadas pois elas não tem vínculo da chave para o wiki na visualização do Mapa de Dados. Também há uma lista das mais comuns etiquetas não documentadas no Taginfo.

Documentação de aplicativos para smartphone

Esforço considerável de limpeza já foi aplicado na documentação de aplicativos para smartphones, a raíz da qual pode ser encontrada em Software/Smartphone. Lá nas páginas por sistema operacional (Android e iOS) em particular tem longas listas de aplicativos com uma página wiki por aplicativo. Este é um bom modo de organizar isso, dando espaço a vontade para desenvolvedores e usuários compartilharem ideias e descreverem aplicativos de uma perspectiva do OpenStreetMap, mas algumas destas páginas continuam como esboços mal amados.

Descrição básica do espaço reservado

Em concordância com o Pt:Diretrizes e orientações do wiki#Introdução, garanta que toda página de aplicativo tenha ao menos uma sentença única na parte principal da página wiki. Isto pode simplesmente indicar "'''nome do aplicativo''' é um aplicativo para [[Pt:Android|Android]] {{stub}}". Isso é melhor que nenhum conteúdo se quer.

Indo além, existem muitas características que definem aplicativos, os detalhes que são capturados nas predefinições da direita (para alimentar as tabelas de sumário). Isto está indo bem. A informação também deve ser escrita de uma forma ligeiramente mais longa no próprio conteúdo da página.

Descrição de características

Indo além, escreva uma descrição do aplicativo baseado em uma olhada rápida no site e tente sacar as características mais interessantes de uma perspectiva do OpenStreetMap. Indo mais além, você pode instalar o aplicativo no seu telefone, e tentar sacar exatamente como você faz uso das funções relevantes (como você vê o OpenStreetMap? Como você grava rastros/adiciona falhas/faz edições) e carregar algumas imagens da tela. Idealmente o próprio desenvolvedor do aplicativo faria parte disso, mas muitas vezes o desenvolvedor do aplicativo não tem conhecimento do, ou não tem interesse em se envolver com o wiki do OpenStreetMap. As descrições no nosso wiki geralmente devem ser positivas. Nós sempre apreciamos quando as pessoas fazem aplicativos para o OpenStreetMap mesmo quando eles não estão bem polidos! (Vá dar a eles boas notas e revisões nas lojas de aplicativos pela mesma razão!) Entretanto nós deveríamos provavelmente parar de se limitar a copiar texto de propaganda cheios de palavras infladas de seus sites, e nós podemos indicar "limitações" dos aplicativos em nossas páginas wiki, particularmente se for feito no espírito de retroalimentação para encorajamento dos desenvolvedores a fazerem melhorias.

Manutenção em andamento

Listas de páginas wiki geradas automaticamente fornecem casos os quais alguma limpeza pode ser requerida.

Arrumar as páginas sem saídas

Special:DeadendPages lista páginas sem saída - elas não vinculam a nenhuma outra página wiki! Páginas wiki deveriam ser bem vinculadas (Pt:Diretrizes e orientações do wiki#Vinculando). Como toda página deveria começar com algumas sentenças introduzindo o tópico em termos abrangentes, frequentemente é possível lançar alguns vínculos relacionados aos conceitos de lá. Páginas sem saída podem estar completamente sem introdução, então você tem que sacar do que se trata a página para escrever uma sentença ou duas incluindo vínculos. Não existe uma priorização desta tarefa.

Arrumar páginas curtas

Special:ShortPages lista páginas que tem pouco conteúdo. De fato ao topo da lista elas tem zero de conteúdo. Muitas destas são consequência de editores do wiki que falsamente acreditam que isso seja um bom procedimento para excluir uma página. Eles deveriam rotular a página usando o Template:Delete(en), mas frequentemente um redirecionamento é mais apropriado do que uma exclusão de qualquer jeito. Talvez você tenha que checar o histórico e fazer alguma pesquisa para sacar qual a melhor página para redirecioná-la.

Nos casos em que existe pouco conteúdo numa página, normalmente ele deveria ser expandido para incluir mais descrições e vinculação à conceitos / páginas de locais / etc de maior nível (Pt:Diretrizes e orientações do wiki#Vinculando). Tudo isso precisa um pouco de sacar o que está acontecendo com a página. Você também pode querer adicionar o rótolo de esboço {{stub}}.

Criar categorias desejadas

Special:WantedCategories lista categorias em uso mas que a página da categoria não foi criada com uma descrição. A lista está ordenada pela contagem de paginas usando a categoria. Para categorias com cinco ou mais membros parece sensível criar uma página da categoria. Para fazer isso você precisará escrever umas poucas sentenças claras explicando o que a categoria é.

Muitas vezes essas categorias mais desejadas são consequência do uso de predefinições, então você talvez tenha que entender o que a predefinição representa. Essa investigação talvez revele que a predefinição não é de fato sensível, ou necessite ser reprojetada, então uma solução diferente se auto apresenta. Assim também surge a oportunidade de escolher um nome diferente para a categoria antes que você crie a página da categoria.

Limpezas meio caminho andado

As seguintes são limpezas as quais nós podemos ter esperança de alcançar o fim. Elas são bem longas ao longo de muitas páginas do wiki, mas nós estamos avançando nelas, que vão eventualmente acabar.

Referências a serviços e softwares extintos

Veja também Category:Discontinued software(en)

Vínculos iternos

Muitas páginas ainda se referem à páginas descrevendo serviços que não estão mais disponpiveis. Versões da Página Principal, Características de mapa e Guia para iniciantes em algumas linguas fazem isso. Algumas delas fazem sentido para registro histórico mas muitas levam a confusão.

Vínculos externos

Alguns vínculos apontam para serviços atualmente desligados. pesquisa vínculo da rede

URLs protocolos relativos

Alguns sites do OSM estão agora disponíveis com HTTP Seguro. Vínculos a estes sites deveriam ser alterados para protocolos relativos(en), iniciando com // ao invés de http://, por exemplo //www.openstreetmap.org. Note que eles devem estar cercados por colchetes [ ]. URLs de protocolos relativos não devem ser usados quando o site não puder ser acessado com https ou provoquem uma mensagem de aviso dos navegadores. Vínculos a este sites podem ser alterados:

Um fora dos alvos de limpeza

A seguir uma lista de páginas ou áreas específicas do wiki onde identificamos a necessidade de alguma limpeza. Existem muitas páginas específicas, então aqui nós listamos somente algumas prioritárias.

Guia do iniciante

Uma lista completa de subcategorias de questões está a disposição em Categoria:Limpeza. As três principais prioridades são de:

Alguns usuários alemães começaram a refazer o guia do papel. É ruim que isso exclua companheiros internacionais logo de início, mas alguém está fazendo o trabalho e eu tentarei ajudar e manter sob observação nos aspectos I18n :) Favor ver DE talk:Beginners' guide(de) --!i! Este usuário é membro da equipe do wiki do OSM 14:37, 26 de janeiro de 2013 (UTC)
Eu reestruturei a página e limpei o conteúdo descrevendo vários aplicativos do OSM. Eu deixei o conteúdo dando instruções de como usar o OSM por si próprio, mas na verdade nem tinha tanto deste conteúdo. Tem muito mais páginas instrutivas neste wiki que poderiam ser mais acessíveis através do Usando o OpenStreetMap. --Cantho (talk) 04:02, 5 February 2014 (UTC)
Eu comecei a enxugar o guia, veja Talk:Beginners'_guide#Guide_2017_cleanup(en). -- SwiftFast (talk) 07:53, 2 May 2017 (UTC)

Encurtar o Perguntas Frequentes

Características propostas

Transporte público

Críticas de GPS

  • Críticas de GPS - O site é massudo e não muito fácil de se navegar. Deveria ser dividido em uma tabela de visão macro (atualmente a primeira parte) e páginas individuais de dispositivos.
Começando a migrar nas próximas semanas Template:Gps_unit(en) --!i! This user is member of the wiki team of OSM 18:38, 15 August 2011 (BST)

OpenStreetMap na Mídia

Páginas com o argumento ns na predefinição Languages

A predefinição {{Languages}} anteriormente necessitava de uma parâmetro extra ns quando a página está fora do namespace principal. Esse parâmetro não é mais necessário e o código do wiki pode ser simplificado. Páginas com a sintaxe antiga preenchem a categoria Páginas com argumento ns na predefinição languages(en)

Algumas coisas para checar:

  1. Existe alguma necessidade do template? Categorias contendo apenas poucas páginas em multiplas líguas e predefinições usados em páginas em múltiplas línguas não deveria tê-lo. Mas uma vez que a categoria fica povoada, fica difícil de determinar seu conteúdo quando os nomes das páginas listadas também forem traduzidos. Mas rastrear categorias utilizadas somente para manutenção global e detecção de problemas temporários (que podem ser resolvidos facilmente para rapidamente despovoa-los) podem misturar páginas em qualquer língua e tal categoria não precisará da predefinição {{Languages}}.
  2. A predefinição {{Languages}} precisa de um argumento? Se o nome da página difere do inglês use o nome inteiro da página em inglês incluindo o namespace, por exemplo: {{Languages|Category:Templates}} em Category:Cs:Šablony (a sintaxe antiga era {{Languages|ns= Category: |Templates}}).

Não remova simplesmente o parâmetro |ns=..., funda seu valor no 1º parâmetro que agora aceita um nome de página completo, seu prefixo nome de espaço, e na qual a capitalização deve ser idêntica à do nome usado para a página em inglês

Adicione ou remova chaves de classificação padrão

A diretiva {{DEFAULTSORT}}(en) altera a ordem que as páginas são mostradas nas categorias do wiki (mas não o texto do wiki).

Chaves de classificação padrão que podem ser usadas

Uma chave de classificação padrão pode ser usada se há uma ou várias letras acentuadas no título da página, para que se classifique ignorando o acento ao invés de no fim do alfabeto. Se a página tiver uma chave de classificação genuinamente distinta, adicione o argumento defaultsort=no para a predefinição {{Languages}} (não é necessário para espaço nome JA:).

Chaves de classificação padrão que (as vezes) devem ser evitadas

O Mediawiki automaticamente ignora os nomes de espaço conhecidos à esta instalação do wiki quando classifica categorias. Além disso, a predefinição {{Languages}} adiciona uma chave padrão de classificação consistindo do nome da página sem o prefixo da língua. Você não deveria inserir uma declaração {{DEFAULTSORT}} redundante que seja o mesmo que o do nome da página pois ele quebra a classificação da categoria. Se a página um dia for movida ou se a marca for copiada à uma tradução com um nome diferente, então vale a pena removê-lo se houver um. Um exemplo real era o da categoria category:ES:Buildings que foi movido para o category:ES:Edificios mas ainda era classificado sob a letra B em categorias.

Por outro lado, você precisará de uma chave de classificação diferente quando a padrão computada não puder trabalhar de forma confiável (por exemplo se houverem alguns acentos no nome traduzido, quebrando a ordem de classificação: todas as chaves de classificação são feitas para ser ajustáveis de acordo com as regras da língua na qual a página está escrita: remover as chaves de classificação não é uma solução quando na verdade você precisa altera-la para outra chave, tal qual não é simplesmente o mesmo nome da página, mesmo quando o prefixo da língua é retirado).

Outras coisas

Fevereiro 2011 (UTC)

Tarefas completadas

Uma lista parcial de tarefas completadas pode ser encontrada em WikiProject Cleanup/Completed tasks(en). Muitas outras tarefas de limpeza não são registradas. Se você ajudou no passado, obrigado!