Pt:Tag:waterway=dock

From OpenStreetMap Wiki
Jump to navigation Jump to search
Public-images-osm logo.svg waterway = dock
F-124 im Dock.jpg
Descrição
uma doca é um 'fechado' área de água utilizada para carga e descarga, construção ou reparação de navios. Edit this description in the wiki page. Edit this description in the data item.
Renderização em osm-carto
Base layer water.png
Grupo: waterways
Usado nos elementos
pode ser usado em pontosnão deve ser usado em linhaspode ser usado em áreasnão deve ser usado em relações
Combinações úteis
Situação: de facto

Veja também: HarbourFlag of United Kingdom.svg

Da Wikipédia lusófona:

Uma doca é a parte de um porto, rodeada de cais, na qual entram os navios para se abrigarem, efetuarem carregamento e/ou descarregamento, serem reparados, serem inspecionados, etc. As docas são bacias artificiais, de pequenas dimensões, construídas em desvios das linhas normais de navegação do porto (André, 1999, p. 751-753). Estas bacias podem estar em comunicação permanente ou temporária com as águas dos rios, mares ou lagos.

Traduzido da Wikipédia anglófona, conceitos adicionais:

Um encaixe é uma bacia restrita, que pode ser inundada e drenada para permitir que uma carga de vir para descansar em uma plataforma seca.
A estação pode ser também um porto de maré com portas de fecho para prender fora ou dentro da água.

Dock também pode se referir a um espaço fechado onde a água pode ser removida, a fim de fazer inspeções ou de manutenção em um navio de superfície molhada, também conhecido como drydock.

Como Mapear

ElementArea.png
  1. Desenhar uma área fechada onde todas as formas de execução no sentido horário ou anti-horário. Adicione o waterway=dock a ele. ou
  2. Dê um nó no centro do edifício e adicione o waterway=dock tag.

Você também pode adicionar o name=* tag a ele, se a doca tem um nome.

Tipos de doca

Tipo de dock também pode ser identificado pelo uso de tag opcional dock=*

  • dock=tidal - Para uma doca de marés, onde a estação possui uma waterlevel estável em uma bacia, a fim de fazer carga e descarga de navios mais fácil, ou ter um "porto seguro" em áreas com uma grande diferença de maré.
  • dock=drydock - Normalmente, uma doca de manutenção onde os navios podem entrar para fazer inspeções e manutenções na superfície molhada do casco.
  • dock=floating - docas flutuantes são geralmente uma grande estrutura flutuante com a finalidade de levantar um navio para fora da água para manutenção ou inspecção da superfície molhada do casco.

Exemplo

Barrow-in-Furness tem dois docas.

Dry Dock in Singapore

Veja também