Pt:Key:wikipedia

From OpenStreetMap Wiki
Jump to navigation Jump to search
Public-images-osm logo.svg wikipedia
Wikipedia-logo-v2-pt.svg
Descrição
Fornece um link para o artigo da Wikipedia sobre o recurso. Edit this description in the wiki page. Edit this description in the data item.
Grupo: Annotations
Padrão de URL
https://wikipedia.org/wiki/$1
Usado nos elementos
pode ser usado em pontospode ser usado em linhaspode ser usado em áreaspode ser usado em relações
Ver também
Situação: de factoPage for proposal

Use wikipedia=código da linguagem:título da página para fornecer uma ligação a um artigo na Wikipédia sobre o recurso mapeado.

Usando links (ligações) da Wikipédia

Uma página da Wikipédia pode ser associada com qualquer objeto do OSM. Pode ser útil:

  • disponibilizar o link para somente uma página da Wikipédia, que deve ser uma página diretamente relacionada com aquele objeto, e na linguagem principal daquele objeto;
  • incluir como prefixo o código da linguagem, por exemplo pt:Cristo Redentor (pt é o código da língua portuguesa), em vez de deixar a linguagem implícita, como por exemplo deixando somente Cristo Redentor;
  • usar o título normal da página (que é facilmente lido por humanos) em vez da versão com underlines e caracteres codificados (por exemplo "pt:São Paulo" em vez de "pt:S%C3%A3o_Paulo");
  • apenas fornecer ligações para artigos que são 'sobre o objeto mapeado'. Uma ligação para a Torre de Belém, em Lisboa, para um artigo sobre a Torre de Belém na Wikipédia, é legal. Um link de um depósito de ônibus para a empresa que o opera não é (consulte a seção abaixo).
  • forneça, para um recurso extenso que abranja várias formas individuais, como uma longa linha ferroviária ou rio, um único link da Wikipédia em uma relação que cubra todo o recurso, em vez de anexar um link a todos os caminhos individualmente.
  • evite URLs completos, como 'https://pt.wikipedia.org/wiki/Torre_de_Bel%C3%A9m'.
  • evite redirecionamentos, por exemplo, link para pt:Moçambique e não para pt:Mozambique (que é um redirecionamento).
  • é preferível vincular artigo em um idioma local. É apropriado fornecer links para artigos em idiomas secundários onde não há artigo existente sobre determinado objeto no idioma local. Por exemplo, para museus na França, é preferível a Wikipédia francesa. Mas vincular o artigo em inglês sobre o museu em particular na França é bom se não houver um artigo correspondente na Wikipedia em francês.

Observe que muitos objetos não possuem um artigo correspondente na Wikipédia. Por exemplo, um supermercado típico não possui uma página da Wikipédia. Pode haver um artigo sobre a empresa vinculável usando brand:wikipedia=*.

Exemplos

Os exemplos a seguir mostram o link da Wikipédia em uso; os dados estão sendo usados para criar um link para o artigo da Wikipédia no idioma apropriado:

Línguas secundárias

Em quase todos os casos, uma única etiqueta da Wikipédia, conforme descrita acima, é suficiente. Os usuários de dados podem acessar artigos em outros idiomas, quando disponíveis, usando os links entre idiomas da Wikipédia. Se houver falta de links entre idiomas, isso geralmente deve ser corrigido na Wikipédia.

Um exemplo em que é apropriado fornecer links explícitos adicionais para artigos em idiomas secundários é quando o assunto é incluído em um artigo sobre um algo mais amplo no idioma secundário, por exemplo, para o artigo em inglês que um museu em particular na França, onde na Wikipédia em francês, possui apenas wikipedia:fr=Monuments et sites de Paris. Em outro exemplo, a estrutura de assuntos em artigos não pode ser correspondida 1:1 com links entre idiomas (ou talvez existam vários artigos para o mesmo objeto). Nessas circunstâncias, use o formato wikipedia:lang=page title para os idiomas secundários.

Ligações secundárias da Wikipédia

Você pode marcar atributos secundários do recurso precedendo a chave da Wikipédia com o nome do atributo, separado por dois pontos (:). O valor dessa chave seria o mesmo da chave normal da Wikipédia, mas referindo-se à página apropriada da Wikipédia.

Por exemplo, brand:wikipedia=pt:McDonald's em uma unidade de fast food/comidas de plástico do McDonald's (mas não se esqueça de também marcar brand=McDonald's, porque a etiqueta anterior não substitui a última).

Outros atributos possíveis incluem architect:wikipedia=* (para um edifício), artist:wikipedia=* (para obras públicas), subject:wikipedia=* (para memoriais, placas, estátuas etc.), name:wikipedia=* (para indicar qual pessoa ou evento está relacionado ao nome do recurso, como John F. Kennedy ao Aeroporto Internacional John F. Kennedy) e operator:wikipedia=*.

Para obter uma lista de todos os atributos secundários atualmente sendo marcados com essa chave, veja taginfo.

No passado, o nome do atributo era colocado após a chave (por exemplo, wikipedia:operator=*), mas isso foi preterido porque cria um conflito com a maneira como os idiomas secundários são vinculados.

Pode ser mais útil armazenar certos dados no Wikidata. Por exemplo, em vez de usar o name:etymology:wikipedia=* ou name:etymology:wikidata=* pode-se seguir o link Wikidata em wikidata=* e usar os dados armazenados em propriedade https://www.wikidata.org/wiki/Property:P138 na página Wikidata deste objeto.

Ocasionalmente, um recurso pode ter um ou mais links secundários, mas nenhum link primário. Por exemplo, um memorial representando um evento famoso pode ter apenas um link subject:wikipedia=*. Monumentos, memoriais, estátuas e características semelhantes devem ter wikipedia=* apenas se tiverem seu próprio artigo na Wikipédia. O mesmo se aplica às cadeias de lojas.

O mesmo pode ser feito com wikidata=* - consulte Key:wikidata#Secondary_Wikipedia_links

Integração com editor

iD

Você pode adicionar ou atualizar a chave da Wikipédia colando o URL completo do artigo na propriedade Wikipédia. Ele também adiciona a chave wikidata=*. Veja este vídeo como exemplo: https://www.youtube.com/watch?v=FkqPLzIUr1k (observe que você não precisa remover a chave anterior da Wikipédia)

JOSM

O plugin da Wikipédia para JOSM exibe artigos geo-etiquetados da Wikipédia ou itens wikidata em sua área, permitindo que você os adicione convenientemente aos objetos OSM sem gastar tempo pesquisando.

Ver também

Ligações externas