Pt:Tag:amenity=funeral_hall

From OpenStreetMap Wiki
Jump to navigation Jump to search
Public-images-osm logo.svg amenity = funeral_hall
Casa Mortuária do Cercal, Soure.jpg
Descrição
Edifício ou parte de um edifício destinado à realização cerimónias fúnebres e que não seja um local de oração. Show/edit corresponding data item.
Grupo: facilidades
Usado nos elementos
pode ser usado em pontosnão deve ser usado em linhaspode ser usado em áreasnão deve ser usado em relações
Combinações úteis
Ver também
Situação: aprovadoPage for proposal

Descrição

A etiqueta amenity=funeral_hall é usada para mapear casas mortuárias (não confundir com morgues! - ver mais abaixo) um edifício ou parte de um edifício destinado a e usado para realizar cerimónias fúnebres e que não seja um local de culto.

Como mapear

Criar um ponto nó ou um polígono área e etiquetar amenity=funeral_hall.


Esta etiqueta serve para edifícios ou partes de edifícios, normalmente dentro de ou junto a um cemitério, destinados a serviços fúnebres (cerimónias que ocorrem durante um funeral), sendo que o edifício não é um local de culto, como uma capela ou igreja.

Sugere-se que não se use esta etiqueta se o espaço for claramente uma dependência de uma funerária (shop=funeral_directors ou de um crematório (amenity=crematorium). (Existe uma proposta para subetiquetas para estes casos aqui)

Por vezes, também se usa a etiqueta building=funeral_hall, embora seja uma prática controversa caso a arquitetura e o propósito do edifício não sejam claramente específicos de uma casa mortuária (consultar a página de discussão e esta página de proposta.

Etiquetas semelhantes

Local de culto

Se definirmos uma casa mortuária como um local para realizar cerimónias fúnebres que não sejam locais de culto, convém determinar primeiro se o edifício (ou parte dele) não é um local de culto (amenity=place_of_worship). Na verdade, em muitos cemitérios de denominação cristã, há capelas com todas as características de uma capela normal e que podem ser categorizadas como local de culto. O mesmo pode ser verdade para edifícios em cemitérios que não são religiosos. Tudo depende do seu real propósito e uso.

Se o local for efetivamente um local de culto enquanto edifício (ou parte dele), dentro ou fora de um cemitério, deve ser etiquetado como qualquer outro local de culto e não como casa mortuária.

Também há exemplos de casas mortuárias sem conotação religiosa (way 120635795) em cemitérios religiosos (way 118329044 e way 41136751), por haver muitos "não-membros" ali sepultados, e onde a igreja próxima (way 118329045) não é utilizada como local de velação dos mortos.

Contudo, o facto de ser permitida a realização de cerimónias religiosas no local, não faz dele um local de culto.

Morgues, crematórios, locais de velório, etc.

As morgues (amenity=mortuary) e outros locais que servem apenas para depositar cadáveres não se qualificam como casas mortuárias (ou casas pascais, como também são conhecidas em Portugal). O mesmo acontece com locais onde o corpo de uma pessoa falecida é mantido entre a morte e o funeral para que familiares e amigos possam fazer o velório (substituindo a tradicional vigília na casa do falecido), como as funérariums em França. Embora não sejam casas mortuárias por si só (como definido por esta etiqueta) se não ocorrerem serviços funerários no local, muitos desses locais têm salas suficientemente grandes para os velórios e que são usadas para cerimónias fúnebres. Para estes casos em que existem espaços onde se velam os mortos dentro de casas funerárias (shop=funeral_directors), crematórios (amenity=crematorium) ou casas mortuárias, existe a etiqueta place_of_mourning=yes, que pode ser adicionada como um ponto no edifício.

Se um edifício tiver apenas o propósito de ser um espaço para familiares e amigos fazerem o velório de uma pessoa falecida, esse edifício deve ser etiquetado com amenity=place_of_mourning.

Obviamente, outros edifícios em cemitérios, como edifícios administrativos ou depósitos de ferramentas, não se qualificam como casas mortuárias.

Proposta de renderização

Funeral hall.png

Ver também