Pt:Tag:amenity=pharmacy

From OpenStreetMap Wiki
Jump to navigation Jump to search
Public-images-osm logo.svg amenity = pharmacy
Boots The Chemist At Gunwharf Quays.jpg
Descrição
Farmácia: loja que vende medicamentos com e sem receita médica e eventualmente outros produtos de saúde e beleza. Em Portugal aplicar esta etiqueta também em para-farmácias. Edit this description in the wiki page. Edit this description in the data item.
Renderização em osm-carto
Pharmacy-14.svg
Grupo: health
Usado nos elementos
pode ser usado em pontosnão deve ser usado em linhaspode ser usado em áreasnão deve ser usado em relações
Combinações úteis
Ver também

approved

Situação: aprovadoPage for proposal

Farmácia: loja que vende medicamentos com e sem receita médica e eventualmente outros produtos de saúde e beleza. Normalmente estes estabelecimentos, a venda de medicamentos e os farmacêuticos são regulamentados pelo governo. As lojas que vendam outros produtos normalmente encontrados em farmácias, como produtos de cuidados pessoais (perfumes, cremes de beleza, produtos de cuidados infantis, etc.) mas não vendam medicamentos sujeitos a receita médica, devem estar marcadas com a etiqueta shop=chemist.

Medicamentos sujeitos a receita médica

As farmácias que vendem medicamentos que necessitam de prescrição médica (no Brasil são medicamentos com tarja vermelha ou preta) devem ser marcados com dispensing=yes. As farmácias que não vendem medicamentos que necessitam de prescrição médica (sem tarja), mas vendem medicamentos que não necessitam de receita médica devem ser marcadas com "dispensing=no".

dispensing=no - Farmácia que vende apenas medicamentos que não necessitam de prescrição médica (também denominados medicamentos de venda livre ou medicamentos isentos de prescrição - MIP). Em Portugal deve-se aplicar também esta etiqueta em para-farmácias.
dispensing=yes - Farmácia que vende medicamentos que necessitam de prescrição médica e medicamentos que não necessitam de receita médica.

Etiquetas adicionais

  • addr:*=* - Endereço
  • website=* - sítio na web
  • phone=* - número de telefone
  • opening_hours=* - horário de abertura em que abre ao público
  • brand=* - a franquia/marca à qual pertence ou representa (franchising por exemplo)
  • operator=* - nome do operador (empresa/organização) que não é necessariamente o proprietário mas tem a concessão de explorar o local.
  • drive_through=* - serviço ao volante: caso se adquira o serviço diretamente no veículo, sem ser necessário o cliente sair dele
  • wheelchair=no/yes/limited - se é acessível a utilizadores de cadeiras de rodas
  • dispensing=yes/no
  • recycling:drugs=yes/no - se a farmácia aceita medicamentos fora do prazo ou embalagens por usar para reciclar (comum em Portugal)

Renderização

Máquina de venda automática

Muitas vezes encontra-se uma máquina de venda automática, normalmente de preservativos, fora da farmácia. Para marcar essa máquina, adicionar um nó na parede da farmácia (caso se encontre aí na realidade e esteja desenhada a área da farmácia, caso contrário adicionar o nó na localização estimada) com as etiquetas:

Etiquetas similares

  • shop=chemist para uma loja que vende artigos de higiene pessoal, cosméticos e produtos de limpeza doméstica.

Ver Também


O texto desta página é a tradução do artigo original em inglês, conferida em 19/01/2019.