Pt:Usando o OpenStreetMap

From OpenStreetMap Wiki
(Redirected from Pt:Using OpenStreetMap)
Jump to navigation Jump to search
Novos modos de se usar o OpenStreetMap foram discutidos durante o State Of The Map 2013(en).

Aqui nós apresentamos algumas instruções de como você pode usar o OpenStreetMap. É um projeto aberto, então sinta-se a vontade para descobrir novos modos que ainda não foram documentados aqui!

Se você procura por um serviço pronto pra usar baseado no OpenStreetMap, ou você deseja ver por cima o que pessoas já fizeram com o OpenStreetMap, favor visitar Aplicações do OpenStreetMap.

Tem uma página específica de como usar o OpenStreetMap sem conexão com a internet.

Licença e aviso de segurança

Você pode usar os dados e mapeamento do OpenStreetMap sem custos sob duas condições; primeiramente que você atribua seu uso do OpenStreetMap (en) apropriadamente e em segundo lugar que você compartilhe quaisquer correções ou melhoramentos com o projeto de forma apropriada.

O OpenStreetMap não é um mapa completo ou preciso do mundo e não deve ser usado de maneira que deficiências, omissões, imprecisões ou erros possam resultar em morte, perda ou prejuízo. Veja aqui: Aviso.

É particularmente importante perceber que os mapas podem não ser confiáveis. Os mapas são um trabalho em progresso, em andamento e interativo. Nosso objetivo é produzir mapas que possam ser confiáveis, equanimemente bons, ou melhor que outros mapas. A natureza wiki de editabilidade aberta deste sistema de mapeamento pode nos ajudar a este objetivo, entretanto também pode significar que sempre haverá algumas imprecisões. Você deve fazer seu próprio julgamento sobre a precisão de nossos mapas. Sempre utilize nossos mapas em conjunto com seus sentidos, fontes oficiais e seu bom senso.

Mapas

Usando a função exportar do nosso mapa mundial você pode facilmente fazer uma captura.

Para fazer uma captura do OpenStreetMap world map como um arquivo de imagem, use a função exportar.

Mapas no seu site

Exemplo de um site(en) embutindo o mapa mundial do OpenStreetMap.

Você pode usar o mapa mundial do OpenStreetMap no seu site, tanto como uma imagem de mapa estática ou com o HTML embutido. Se você implantar seu próprio mapa deslizante, dá pra customizar muito mais.

Mapas no seu aparelho GPS

Se você quiser ter um mapa baseado no OpenStreetMap no seu aparelho de GPS, visite Mapas de GPS dos Dados do OSM ou Mapa OSM no Garmin para o aparelho Garmin.

Offline

Veja OpenStreetMap offline.

Criar seu próprio mapa

Para criar seu próprio mapa, você precisa de muito mais conceitos técnicos. A seção Desenvolvimento de software abaixo lhe dará mais detalhes.

Mapas 3D

Você pode extrair modelos de cidades em três dimensões do OpenStreetMap.

Exemplos de uso

Veja a subpágina exemplos de mapas.

Software SIG

Artigo principal: software SIG

Nós tentamos documentar qualquer interoperabilidade especial com o OpenStreetMap para cada software SIG. Tente uma pesquisa com o campo no topo a direita desta página por um software SIG em particular, ou pesquise nossa Category:Pt:GIS software. Também tem os softwares SIG open source que trabalham em conjunto com o OpenStreetMap.

Também tem um monte de ferramentas que convertem dados de mapa do/ para o OpenStreetMap, incluindo suporte para os populares formatos ESRI Shapefiles e PostGIS.

É possível baixar porções de dados cru do OpenStreetMap (em .osm) que possam ser exportadas para uma ampla gama de formatos (incluindo SHP, POSTGIS, geojson) para muitas finalidades, incluindo uso profissional de software SIG.

Software

Há uma ampla gama de softwares disponível usando dados e serviços do OSM. Veja a página software.

Desenvolvimento de software

resumo dos componentes do software do OpenStreetMap.
Artigo principal: Desenvolvimento

Existem páginas de ajuda gerais para o desenvolvimento de software usando OpenStreetMap:

Se você tiver perguntas, ideias ou somente deseja se encontrar com colegas desenvolvedores, contate(en) a comunidade de desenvolvimento do OpenStreetMap. Também listamos alguns livros relacionados ao desenvolvimento de softwares com OpenStreetMap.

Você também pode desejar ver a lista de outros projetos coletando dados geodésicos.

Aplicativos de web

Desenvolvedores que desejam usar o OpenStreetMap em seus aplicativos de web podem a lista de bibliotecas de JavaScript. Existem bibliotecas adicionais em outras linguagens de programação. Instalando seu próprio Mapa Deslizante lista bibliotexas de JavaScript correspondentes e Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo que suportam OpenStreetMap. Talvez você precise de WMS e TMS, ou de criar seus próprios ladrilhos.

Educação

Estudantes aprendendo o processo de edição do OpenStreetMap, sendo introduzidos ao SIG durante o curso na em Londres(en).
Artigo principal: Educação

O OpenStreetMap criou um currículo único que é focado em introduzir os tópicos que o OSM visa: mapeamento, tecnologias open source, 'crowdsourcing e iniciativas comunitárias. Tem como público alvo estudantes universitários. Além disso, o OpenStreetMap tem vários problemas em aberto(en) que dariam ótimos projetos estudantis. Estes são itens que necessitam pesquisa e são problemas de "longo prazo" que poderiam ser trabalhados por estudantes com um projeto aparte do progresso no desenvolvimento open source principal acontecendo na comunidade.

Pesquisa

Artigo principal: Pesquisa

Na conferência de SotM-EU 2011, Muki Haklay palestrou com aconselhamento para acadêmicos interessados em OSM(en), e o vídeo está disponível online. Veja nossa página de pesquisa para informações sobre trabalho de pesquisa acadêmica.