Pt:Beginners' guide

From OpenStreetMap Wiki
Jump to navigation Jump to search
Obter ajuda Sobre o OpenStreetMap Navegar pelo mapa Como contribuir Contribuir com dados do mapa Editores Glossário (en) Guia do iniciante

Este Guia de Iniciantes ajuda a adicionar dados ao OpenStreetMap. Também está disponível em outras línguas presentes na caixa no início desta página.

Necessita de um computador ligado à Internet a algum tempo para recolher informação e introduzi-la. Ter um aparelho GPS é opcional, mas necessário se quiser recolher dados dessa forma. Uma vez que estão disponíveis hoje em dia fotografias aéreas de qualidade nos programas de edição do OpenStreetMap, não é tão essencial ter um dispositivo GPS.

Os dados que adiciona ao OpenStreetMap melhoram o mapa livre para todos, seja uma pequena correção ou milhares delas. Obrigado por tornar o OpenStreetMap melhor e mais completo!

Existe um painel do lado direito de todas as páginas do guia. A página que está a visualizar é destacada a negrito e pode navegar para outra página qualquer do guia clicando num dos outros títulos. No fundo das páginas existem dois botões para a página anterior e seguinte do guia.

Guias alternativos

  • learnOSM.org - O guia para principiantes learnOSM fornece instruções passo a passo muito completas (até como percorrer um mapa). Isto é ótimo para alguns, mas outros podem achar que é demasiado detalhado e preferir este guia. Também é essencialmente sobre cartografia relacionada com a Humanitarian OSM Team.
  • JOSM/Guia - Se quiser usar o JOSM - um editor muito poderoso e versátil, mas também complicado. O JOSM está disponível como programa autónomo em Java.
  • Introdução ao Vespucci preparada pelos seus autores. Vespucci está disponível como uma aplicação Android.
  • Welcome Mat - Faz parte de uma organização que está a fazer planos para o OSM? Encontre o que precisa de saber!
  • UN Maps Learning Hub - O curso dos Fundamentos do OSM do Learning Hub da UN Maps fornece guias CC-BY-SA e questionários para o ajudar a aprender sobre o projeto OSM, os editores iD e JOSM, o contexto geográfico do mapeamento, o Gestor de Tarefas OSM e como mapear características topográficas (locais, áreas residenciais, estradas, cursos de água...). Inclui texto, capturas de ecrã, GIFs e vídeos, e pode ser descarregado como pdf e ficheiros de vídeo para utilização offline. Atualmente, está disponível em inglês, espanhol, francês, italiano, português e chinês. É um MOOC baseado no Moodle e requer registo, mas é gratuito para todos.