Pt:Beginners Guide 1.3.1

From OpenStreetMap Wiki
Jump to: navigation, search
Linguagens disponíveis — Beginners Guide 1.3.1
Afrikaans Alemannisch aragonés asturianu azərbaycanca Bahasa Indonesia Bahasa Melayu Bân-lâm-gú Basa Jawa Baso Minangkabau bosanski brezhoneg català čeština dansk Deutsch eesti English español Esperanto estremeñu euskara français Frysk Gaeilge Gàidhlig galego Hausa hrvatski Igbo interlingua Interlingue isiXhosa isiZulu íslenska italiano Kiswahili Kreyòl ayisyen kréyòl gwadloupéyen kurdî latviešu Lëtzebuergesch lietuvių magyar Malagasy Malti Nederlands Nedersaksies norsk norsk nynorsk occitan Oromoo oʻzbekcha/ўзбекча Plattdüütsch polski português português do Brasil română shqip slovenčina slovenščina Soomaaliga suomi svenska Tiếng Việt Türkçe Vahcuengh vèneto Wolof Yorùbá Zazaki српски / srpski беларуская български қазақша македонски монгол русский тоҷикӣ українська Ελληνικά Հայերեն ქართული नेपाली मराठी हिन्दी অসমীয়া বাংলা ਪੰਜਾਬੀ ગુજરાતી ଓଡ଼ିଆ தமிழ் తెలుగు ಕನ್ನಡ മലയാളം සිංහල ไทย မြန်မာဘာသာ ລາວ ភាសាខ្មែរ ⵜⴰⵎⴰⵣⵉⵖⵜ አማርኛ 한국어 日本語 中文(简体)‎ 吴语 粵語 中文(繁體)‎ ייִדיש עברית اردو العربية پښتو سنڌي فارسی ދިވެހިބަސް
Obter ajuda Sobre o OpenStreetMap Navegar pelo mapa Como contribuir Contribuir com dados do mapa Editores Glossário (en) Guia do iniciante

Dicas gerais sobre adicionar estradas e outras vias

  1. Figura 1
    O comprimento de uma via pode variar muito. Se uma estrada for muito sinuosa precisa de muitos nós e segmentos. Se for em linha reta, sem outras estradas a cruzarem, então bastam 2 nós, fazendo 1 segmento.

    Notar que a linha do meio que liga as duas curvas apenas necessita de um segmento feito com 2 nós.

  2. Figura 2
    Se existirem vários trilhos GPS o melhor é desenhar a estrada no meio deles, como mostrado na Figura 2, Imagem 1. Mas deve-se ter em conta o seguinte:

    • Se um dos trilhos GPS foi feito a pé ou de bicicleta, e os outros de carro, é provável que os que foram feitos mais lentamente sejam mais rigorosos já que o receptor GPS teve bastante tempo para receber os sinais dos satélites ao longo do percurso. Por isso é melhor ter mais em conta os que foram feitos a pé ou de bicicleta.

  3. Os dados GPS por vezes não são muito rigorosos. Se os pontos do trilho GPS estiverem muito dispersos o melhor é desenhar pelo centro dos pontos. Na Figura 2 a Imagem 2 e incorreta e a Imagem 3 é correta.A rota média foi desenhada pelo centro dos pontos. Ajuda lembrar como é que é a estrada ao recolher os dados GPS. Na dúvida obtenha vários trilhos GPS da mesma estrada em alturas diferentes ou recorra a outros trilhos GPS feitos por outros utilizadores assim como as imagens aéreas que estão disponíveis nos vários programas de edição.

  4. Figura 3
    Ao editar e criar estradas com faixas separadas, deve tentar desenhar as linhas de forma paralela e com o mesmo número de nós como mostrado na Figura 3, Imagem 1. Se uma das faixas fizer uma curva e não for acompanhada da outra faixa não é necessário desenhar nós adicionais na faixa que não faz a curva conforme mostrado na Imagem 2.

  5. Figura 4
    Ao ligar 2 estradas, ambas têm de se encontrar num nó comum a ambas como mostrado na Figura 4, Imagem 1. É um erro comum desenharem como na Figura 4, Imagem 2 ou na Imagem 3 pensado que assim as linhas ficam ligadas mas não ficam. A Imagem 2 tem uma linha sobreposta, o que dará erro porque o programa não sabe se é, por exemplo, uma estrada que passa por cima da outra ou se é um cruzamento. Já na Imagem 3 está-se a indicar que as linhas não se cruzam, se forem estradas, uma delas termina pouco antes de chegar à outra. Para ligar ambas as linhas é necessário que ao desenhar a segunda linha se clique na outra linha terminando aí a linha.


  • Q: Não vejo as setas, apenas linhas!
  • R: No JOSM, aceda ao menu Editar > Preferências.... No primeiro painel que aparece escolha a aba Dados OSM e ative a 1ª opção que aparece: Mostrar setas de direção das linhas. Feche as preferências clicando no botão OK

  • Q: Uma das linhas tem 2 setas em cada lado, está correto?
  • R: Isso indica que ou há 2 linhas com a mesma posição mas sentidos diferentes ou que existe uma linha fechada em si própria. Se for um erro é necessário ou eliminar uma das linhas ou então dividir a linha fechada para mantê-la aberta.