Pt:Beginners Guide 1.3.1

From OpenStreetMap Wiki
Jump to navigation Jump to search
Obter ajuda Sobre o OpenStreetMap Navegar pelo mapa Como contribuir Contribuir com dados do mapa Editores Glossário (en) Guia do iniciante

Dicas gerais sobre adicionar estradas e outras vias

  1. Figura 1
    O comprimento de uma via pode variar muito. Se uma estrada for muito sinuosa precisa de muitos nós e segmentos. Se for em linha reta, sem outras estradas a cruzarem, então bastam 2 nós, fazendo 1 segmento.

    Notar que a linha do meio que liga as duas curvas apenas necessita de um segmento feito com 2 nós.

  2. Figura 2
    Se existirem vários trilhos GPS o melhor é desenhar a estrada no meio deles, como mostrado na Figura 2, Imagem 1. Mas deve-se ter em conta o seguinte:

    • Se um dos trilhos GPS foi feito a pé ou de bicicleta, e os outros de carro, é provável que os que foram feitos mais lentamente sejam mais rigorosos já que o receptor GPS teve bastante tempo para receber os sinais dos satélites ao longo do percurso. Por isso é melhor ter mais em conta os que foram feitos a pé ou de bicicleta.

  3. Os dados GPS por vezes não são muito rigorosos. Se os pontos do trilho GPS estiverem muito dispersos o melhor é desenhar pelo centro dos pontos. Na Figura 2 a Imagem 2 e incorreta e a Imagem 3 é correta.A rota média foi desenhada pelo centro dos pontos. Ajuda lembrar como é que é a estrada ao recolher os dados GPS. Na dúvida obtenha vários trilhos GPS da mesma estrada em alturas diferentes ou recorra a outros trilhos GPS feitos por outros utilizadores assim como as imagens aéreas que estão disponíveis nos vários programas de edição.

  4. Figura 3
    Ao editar e criar estradas com faixas separadas, deve tentar desenhar as linhas de forma paralela e com o mesmo número de nós como mostrado na Figura 3, Imagem 1. Se uma das faixas fizer uma curva e não for acompanhada da outra faixa não é necessário desenhar nós adicionais na faixa que não faz a curva conforme mostrado na Imagem 2.

  5. Figura 4
    Ao ligar 2 estradas, ambas têm de se encontrar num nó comum a ambas como mostrado na Figura 4, Imagem 1. É um erro comum desenharem como na Figura 4, Imagem 2 ou na Imagem 3 pensado que assim as linhas ficam ligadas mas não ficam. A Imagem 2 tem uma linha sobreposta, o que dará erro porque o programa não sabe se é, por exemplo, uma estrada que passa por cima da outra ou se é um cruzamento. Já na Imagem 3 está-se a indicar que as linhas não se cruzam, se forem estradas, uma delas termina pouco antes de chegar à outra. Para ligar ambas as linhas é necessário que ao desenhar a segunda linha se clique na outra linha terminando aí a linha.


  • Q: Não vejo as setas, apenas linhas!
  • R: No JOSM, aceda ao menu Editar > Preferências.... No primeiro painel que aparece escolha a aba Dados OSM e ative a 1ª opção que aparece: Mostrar setas de direção das linhas. Feche as preferências clicando no botão OK

  • Q: Uma das linhas tem 2 setas em cada lado, está correto?
  • R: Isso indica que ou há 2 linhas com a mesma posição mas sentidos diferentes ou que existe uma linha fechada em si própria. Se for um erro é necessário ou eliminar uma das linhas ou então dividir a linha fechada para mantê-la aberta.