Pt:Beginners Guide 1.1

From OpenStreetMap Wiki
Jump to navigation Jump to search
Obter ajuda Sobre o OpenStreetMap Navegar pelo mapa Como contribuir Contribuir com dados do mapa Editores Glossário (en) Guia do iniciante

Recolher Dados

Há uma variedade de formas de recolher dados para o OpenStreetMap:

  1. reconhecimento no local a pé - a melhor fonte dos dados
    1. usar a sua memória
    2. Mapillary/Data collection with Mapillary - a melhor forma de utilizar um dispositivo que permita filmar ou fotografar locais para servirem de referência posteriormente ao adicionar dados ao OpenStreetMap
    3. tirar fotografias geo-referenciadas por GPS com máquinas fotográficas ou telemóveis com essa funcionalidade
    4. GPS - este é o método muitas vezes preferido, numa área que ainda não tenha dados, para recolher as informações das estradas e caminhos. Se quiser editar o mapa numa área vazia e não tiver um dispositivo GPS pode usar um emprestado, ou usar os trilhos GPS já carregados por outros utilizadores caso esses trilhos GPS cubram essa área. Ao fazer alterações, tenha em mente a precisão dos dados!
  2. conhecimento local - a segunda melhor fonte de dados: quando conhece bem a área como o nome das ruas, a localização das lojas e edifícios, as restrições e obrigatoriedades de trânsito ou qualquer outra coisa útil a outros que queira adicionar ao mapa. Se já existirem no mapa do OpenStreetMap as ruas básicas, não precisa de dispositivos e pode começar logo a editar. Mas lembre-se que a sua memória é limitada e muitas coisas mudam.
  1. As imagens aéreas estão disponíveis para editar no OpenStreetMap, mas podem estar desatualizadas por vários anos.

Não utilize dados protegidos por direitos de autor

A maioria das informações cartográficas que se encontram na internet estão protegidas por direitos de autor, incluindo mapas "gratuitos" como o Google Maps. Nunca se devem usar recursos protegidos por direitos de autor porque podem trazer problemas para o OpenStreetMap e para quem os adicionou os dados com base nesses recursos. Na dúvida, nunca utilize recursos externos a não ser os disponibilizados no site e nos programas de edição do OpenStreetMap. Se acha que encontrou um recurso externo livre de direitos de autor ou sob uma licença compatível que não esteja disponível nos programas de edição, discuta primeiro na lista de correio talk@openstreetmap.org

Que tipo de dados adicionar

Há uma grande quantidade de dados que podem ser recolhidos e adicionados ao OpenStreetMap: desde coisas comuns como o nome das ruas até parques de estacionamento, caixas de correio, lombas, passadeiras, números de porta, número de faixas de rodagem, limites de velocidade, semáforos, trilhos de montanha, passeios e edifícios públicos com acesso de cadeiras de rodas, etc. Pessoas diferentes acham que certas coisas são mais importantes no mapa, normalmente influenciadas pelo seu meio de transporte habitual. Se acha que determinada informação ajudará outras pessoas, então adicione-a ao mapa!

Pode encontrar uma boa seleção de tipos de dados normalmente adicionados ao mapa e a forma como os adicionar na página funcionalidades do mapa. Mas lembre-se de não se sentir limitado pelas indicações dessa página. Pode ser criativo e adicionar outras coisas se acha que serão úteis a outros!

Normalmente os utilizadores aumentam a quantidade de informação e o pormenor destas, mas começam sempre pelo básico. Por isso as estradas principais são normalmente um bom ponto de partida, e outras como as passadeiras e caixas de correio são adicionadas posteriormente. Isto varia de pessoa para pessoa, por isso não existe "uma forma correta" como e por que ordem deve ser feito.