Pt:Forward & backward, left & right

From OpenStreetMap Wiki
Jump to navigation Jump to search

Ao adicionar detalhes a rodovias ou outras formas, muitas vezes é importante diferenciar entre a direção da viagem ou da lateral do caminho. Para fazer isso, definimos os quatro termos forward (para frente), backward (para trás), left (para a esquerda) e right (para a direita), que dependem da direção na qual o caminho é traçado no OpenStreetMap.

Logo. Feature : Pt:Forward & backward, left & right
One example for Feature : Pt:Forward & backward, left & right
Descrição
Usados para descrever a posição ou a direção relativamente a um caminho.
Etiquetas

*:forward=*, *:backward=*, *:left=*, *:right=*

Status: "aprovado" Text-x-generic.svg

Definição

É importante saber a diferença entre os termos forward / backward e left / right quando usados como sufixos em chaves de etiquetas (ou em alguns valores de chaves) indicando a direção ou o lado relativo de um caminho.

Forward e backward

Os valores (ou sufixos) de chaves forward e backward descrevem a direção ao longo do caminho e não a da lateral do caminho. O valor forward significa a direção na qual o caminho foi traçado no OpenStreetMap, enquanto backward significa a direção oposta.

A etiqueta oneway=yes é um bom exemplo de um recurso dependente de direção: se essa etiqueta for adicionada a uma via, ela se torna mão única na direção forward, já oneway=-1 significa o mesmo mas na direção oposta, de modo que se torna mão única na direção backward.

A etiqueta lanes=* é outro bom exemplo de recurso dependente de diureção: Uma via com diversas faixas (lanes) pode ter quantidades diferentes de faixas em cada direção. Um caso comum é, por exemplo, lanes=3, lanes:forward=1, lanes:backward=2 (NT: ou seja, a via tem 3 faixas no total, sendo 1 para frente e 2 para trás. Obs: não confunda faixa com pista: enquanto pista abrange toda a extensão lateral da via, faixa é cada espaço na pista (em geral delimitados por marcações na via) onde apenas um veículo pode circular).

Uma terceira opção, both_ways, é usada para a faixa no meio da via usada em ambas as direções (ex. para conversão central). Esta opção não deve ser usada para indicar direção nos dos sentidos, "para frente e para trás", já que este é o padrão de todas as chaves sem sufixo. Em certas situações, um forward ou backward depois de both_ways é necessário.

Se usados como sufixos, devem ser colocados no fim da chave mas ainda na frente do sufixo na sintaxe de Restrições condicionais.

Left e right

Os valores (ou sufixos) de chaves left e right descrevem o lado de um caminho, mas não a direção ao longo dele. left significa à esquerda do caminho quando se olha na direção forward (para frente, como definida acima), enquanto right significa à direita, também quando se olha na mesma direção.

Para se especificar que um recurso está presente em ambos os lados de um caminho, usa-se both.

Se usados como sufixos, são colocados logo após a chave principal, antes de outras subchaves ou sufixos.

Etiquetagem

Nota: O uso de forward e backward em nó nós é contestado pois não é possível dividir um caminho ou conectar um outro em cruzamento em nós com essa marcação. Uma alternativa melhor é usar direction=* com valor do ângulo em graus ou com direção cardeal.

Como parte de uma chave

Forward, backward, left and right são comumente anexados como um contexto de nomes (namespace) à chave de uma etiqueta. Isso é feito adicionando-se um ":' e a direção ou o lado desejado à chave.

Nota: :both como sufixo normalmente não é necessário uma vez que o significado não muda sem ele.

Exemplos:

  • maxspeed:forward=* - velocidade máxima aplicável apenas na direção para frente
  • destination:lanes:forward=* - destino por faixa na direção para frente
  • lanes:backward=* - número de faixas na direção para trás
  • change:lanes:backward=* - restrições de mudança de faixa para cada faixa na direção para trás
  • change:lanes:forward=no|not_left|not_right|no – restrições assimétricas de mudança de faixa para cada faixa na direção para frente
  • turn:lanes:forward=* - indicações de conversão para cada faixa na direção para frente
  • cycleway:left=* - uma ciclovia do lado esquerdo da via
  • sidewalk:right:surface=* - superfície da calçada do lado direito da via
  • parking:both=* - uma faixa de estacionamento de cada lado da via
  • name:left=*, name:right=* - ex. de quando o nome da via é diferente em cada lado
  • maxspeed:hgv:forward=* - limite de velocidade parea veículos pesados (HGV) na direção para frente - note que o sufixo da direção é adicionado após a chave principal "maxspeed:hgv" que, por sua vez, é uma chave com sufixo
  • sidewalk:left:bicycle:backward=* - restrição de acesso para bicicletas na direção para traś na calçada do lado esquerdo
  • lanes:both_ways=1 turn:lanes:both_ways=left – faixa de conversão central, também conhecida como faixa central ou faixa de mão dupla para conversão à esquerda
  • hgv:both_ways:forward=no - raro exemplo de restrição de acesso para veículos pesados somente na direção para frente na faixa central usada para tráfego nas duas direções
  • turn:both_ways:backward=merge_to_right - raro exemplo de indicação de curva somente para o sentido contrário na faixa central usada para tráfego nas duas direções

Como valor

As palavras forward, backward, left e right são algumas vezes usadas como valor da etiqueta. Nesses casos, nenhum contexto de nomes (namespace) adicional é adicionado à chave da etiqueta.

Exemplos:

Identificando a direção de um caminho

iD

No iD, a direção de um caminho selecionado é indicada por pequenos triângulos a meia distância entre cada par de nós do caminho (note que se clicar num desses pequenos triângulos e arrastá-lo, um novo nó vai ser adicionado ao caminho selecionado). Além disso, setas cinzas são mostradas no caminho (mesmo quando não selecionado) se etiquetados com oneway=*. A direção da seta será oposta à do caminho se etiquetado com oneway=-1.

NT: atualmente, a etiquetagem de vias de mão única com oneway=-1 está descontinuada. Evite usá-la invertendo o traçado da via verificando e atualizado cada um de seus nós com etiqueta de direção.

Potlatch 2

No Potlatch 2 a direção de um caminho selecionado é mostrada shown ...

  • No Potlatch 2 a direção de um caminho selecionado é mostrado na caixa de ferramentas.
    ... na caixa de ferramentas no fundo à direita (a seta vai girar para indicar a direção do caminho selecionado calculada usando-se o primeiro e o último nó, com a ponta da seta no último nó).
  • ... Se você escolher a visão "Aprimorada" do mapa no Potlatch 2 a direcão será indicada por pequenas setas em cinza claro no próprio caminho. Isso só funciona se o caminho estiver marcado com uma das as chaves: highway, railway or waterway (talvez com mais outras chaves) e não estiver marcado com oneway (razão adiante).
  • Se os caminhos estiverem etiquetados com oneway então serão sempre mostradas setas maiores indicando a direção permitida (que serão as opostas ás dos caminhos, quando marcados com oneway=-1).

JOSM

No JOSM as setas são mostradas nos caminhos selecionados. Para mostrar setas em todos os caminhos, vá no Editar do menu e escolha → PreferênciasDados OSM e marque a opção "Desenhar Setas de Direção".

Merkaartor

No Merkaartor, você pode alternar a exibição da direção entre sempre ativada ou apenas mão única no menu da visualização.

Visualização dos Dados on osm.org

A lista de nós de um caminho na visualização de dados do osm.org é apreesentada em ordem com o primeiro da lista sendo o primeiro do caminho e o último da lista o último do caminho.. way Examplo de visualização dos dados de um caminho. A camada de dados ajuda a chegar na página do exemplo

Veja também