Pt:Key:direction

From OpenStreetMap Wiki
Jump to navigation Jump to search
Public-images-osm logo.svg direction
Kompas Sofia.JPG
Descrição
Especifica a direção de um recurso. Show/edit corresponding data item.
Grupo: propriedades
Usado nos elementos
pode ser usado em pontospode ser usado em linhaspode ser usado em áreaspode ser usado em relações
Situação: aprovadoPage for proposal

A chave direction é usada em diversas situações para especificar a direção de um recurso (feição).

Ângulos e direções cardeais

Ângulos e direções cardeais podem ser usados em recursos (feições) que são mapeadas como um nó ou uma área. Permitem especificar direções que não estão relacionadas com nehuma via existente. Exemplos de recursos mapeados como nós são: a direção da entrada de uma caverna, de um penhasco, de uma vista, de um banco (assento) ou de uma plataforma de caça.

Valor Elemento Descrição
<número> nóárea O número informado especifica em graus de 0 a 359 a direção para onde o recurso está voltado, onde 0 indica o norte, usando o sentido horário.
<ponto cardeal> nóárea Um dos pontos cardeais especificados com maiúsculas em inglês [NWSE], ex. NE significa nordeste. Consulte a imagem abaixo para ver todos os valores possívei e seus significados.

Esta imagem mostra todos os valores possíveis para direções cardeais junto com seus respectivos significados.

Angles.svg

Sinônimos para N/S/E/W

Os valores north/south/east/west são usados como sinônimos para N/S/E/W e devem ser tratados da mesma forma. Entretanto, direções cardeais tais como north-east não devem ser especificadas neste formato.

Direções cardeais por extenso são usadas para especificar direções de viagem publicadas ao longo das relações de rota no Canadá, Nova Zelândia e Estados Unidos. Desde agosto de 2021, as direções por extenso 13 vezes mais comuns do que as abreviações nas relações route=road e 9½ vezes mais comuns do que as abreviações em relações de rota em geral.

Em geral, entretanto, as abreviações são muito mais comuns – consulte as comparações em Taginfo: N/north e S/south, E/east e W/west.

Exemplos

Um banco com sua frente voltada para o leste::

 amenity=bench
 direction=E (ou direction=90)

Entrada de caverna voltada para nor-nordeste:

 natural=cave_entrance
 direction=NNW

Note que as placas de trânsito, traffic_sign=*, são etiquetadas indicando-se o lado para onde estão voltadas, i.e., na direção oposta à do tráfego Por exemplo, quando viajando para o oeste as placas estão voltadas para o leste, então você deve etiquetá-las com direction=90 ou direction=E.

Campo de visão de um mirante

Para tourism=viewpoint, pode ser adequado etiquetar o campo de visão da seguinte forma:

  <número>-<número> // ex. 90-270
  <direção cardeal>-<direção cardeal> //ex. E-W

Atenção, note que o sentido de rotação é sempre o horário. Assim, 90-270 ou E-W significa, por exemplo, que o campo de visão vai de Leste a Oeste passando pelo Sul.

Visão Panorâmica 360°

Há uma discussão no Forum alemão e na lista de etiquetagem tagging sobre como uma visão panorâmica 360º deve ser etiquetada. A tendência seria "0-360".

Valores simples

É responsabilidade da aplicação, ou do renderizador, como interpretar e desenhar valores simples (ex. 270 ou S).

Mapas

Uso

Alguns mapas impressos para turistas (não baseados em dados do OSM) mostram a direção de pontos de vistas, mirantes, o que dá alguma informação sobre o que é visível de um dado local (algumas vezes a visão é limitada, em montans, tipicamente por florestas). A etiqueta direction permite fazer o mesmo com os dados do OSM.

Sentidos Horário e Anti-horário

Em nós highway=mini_roundabout, uma variante diferente da chave direction é usada.

Valor Elemento Descrição
anticlockwise nó A mão da minirrotatória é no sentido anti-horário.
clockwise nó A mão da minirrotatória é no sentido horário.

Note que o valor default para rotatórias e minirrotatórias é anti-clockwise na maioria dos países (ou territórios) onde se dirige pelo lado direito das vias de mão dupla, e clockwise nos países (ou territórios) onde se dirige pelo lado esquerdo (ex. Reino Unido ou RAE de Hong Kong).

Rotatórias e minirrotatórias não são elas próprias bidirecionais, assim suas direções são quase sempre implícitas (dadas as regras nacionais ou territoriais aplicáveis por padrão), e os casos onde a direção efetiva é invertida (requerendo essa etiqueta explícitamente) são extremamente raros (existem apenas quando uma pequena rotatória, por exemplo em uma via de serviço/industrial/portuária fica justo ao lado de uma via maior bidirectional e uma direção padrão iria obrigar os veículos a se moverem numa direção oposta à da via principal, sem espaço suficiente para separação da outra faixa: colisões seriam inevitáveis).

Exemplo

Minirrotatória no sentido horário:

 highway=mini_roundabout
 direction=clockwise

Forward e backward

Os valores forward (para frente) e backward (para trás) podem ser usados para se especificar a direção de um recurso em relação a uma via existente. Isso só aplica a recursos que sejam etiquetados em um nó pertencente à via. Os exemplos podem incluir sinais de trânsito direcionados.

Chave Valor Elemento Descrição
direction forward nó (parte de caminho) A direção é para frente, em relação à direção do traçado da via
direction backward nó (parte de caminho) A direção é para trás, em relação à direção do traçado da via

Note que essa etiqueta fica ambígua nos casos em que o nó pertence a mais do que uma via! Por nessa razão, use os valores forward e backward apenas em nós que sejam parte de exatamente uma via (ou, dependendo do contexto, highway=*). Evite nós de junção e também nós que conectam 2 trechos de uma via (onde a via foi dividida em duas, mas conectadas pelo nó). Em caso de dúvida, é melhor simplesmente inserir um novo nó na via e etiquetá-lo sem preocupações.

Não use a etiqueta de direção para semáforos, highway=traffic_signals, que sejam parte de uma via. Em vez disso, use traffic_signals:direction=forward/backward.

Para nós de semáforos colocados em suas reais posições, próximos da via, a direção deve ser informada com valores do ângulo em graus ou com direções cardeais.

Para sinais de trânsito, traffic_sign=*, existe traffic_sign:direction=forward/backward mas direction=* ainda é usada com frequência neles.

Direção de estacionamento para estacionamento em vias

Placa na Alemanha dizendo "Eatcione sempre de frente"
Estacionamento de ré em ângulo (placa na California)

A chave direction=* pode ser usada para indicar regras especiais de direção de estacionbamento, de frente ou de ré. Essas regras determinam a direção de estacionamento/entrada em uma vaga diagonal ou perpendicular à via. Isso inclui estacionamento reverso em ângulo (estacionamento invertido/diagonal - uma técnica de engenharia de tráfego com objetivo de aumentar a segurança do estacionamento em vias) e regras para estacionamento perpendicular. de frente ou de ré (ex. para evitar que gases de escapoamento atinjam a beira da via). Quando essas regras se aplicam, são normalmente anunciadas em placas especiais de aviso ou indicadas por marcações.

Se as vagas ao longo da via forem mapeadas como atributos da via, use esta chave com o prefixo street parking (ex. parking:right:direction=* ou parking:both:direction=*). Se as vagas foream mapeadas separadamente (etiquetadas com amenity=parking), use apenas direction=* sem prefixo. Use um dos seguintes valores:

Valor Ilustração Descrição
back_in Parking direction backward parking.png Parking direction reverse diagonal.png O veículo deve ser estacionado com sua traseira voltada para a lateral da via (i.e. com sua frente voltada para a via). Em combinação com parking:side:orientation=diagonal, significa estacionamento de ré na diagonal, invertido , (vaga com direção de estacionamento invertida neste caso).
head_in Parking direction forward parking.png O veículo deve ser estacionado com sua frente voltada para a lateral da via (i.e. com sua traseira voltada para a via). Obs: Normalmente, só existe em combinação com parking:side:orientation=perpendicular, uma vez que a entrada de frente na vaga é o padrão de estacionamento em diagonal e não requer etiquetamento explícito. Para estacionamento de ré em diagonal, veja a opção back_in acima.

Ferramentas de Edição

JOSM

Ao se desenhar um segmento de reta, o JOSM mostra a direção em graus na bússola localizada à esquerda na barra de ferramentas inferior, e o valor apresentado pode ser usado diretamente (*) na etiqueta direction=*.

(*) NT: Como a direção no OSM é do ponto de vista do recurso mapeado, ou seja, para onde ele "olha", e não do ponto de vista do motorista, como exemplo para um sinal de trânsito mapeado ao lado da via, sua direção em graus pode ser obtida traçando-se uma reta paralela à via partindo do sinal na direção para onde sua face está voltada, ou seja, na direção contrária à do fluxo de tráfego afetado por ele.

Outros usos

Manobras

Numa relação de restrição de manobra, direction=* é especificada de forma relativa com valores tais como left (esquerda) ou right (direita).

Degraus (obsoleto)

As etiquetas direction=up (para cima) e direction=down (para baixo) foram usadas em degraus highway=steps para indicar se a escada confuz para cima ou para baixo conforme a direção do caminho. Essa forma de mapeamento se tornou obsoleta pelas formas incline=up e incline=down.

Direcões ferroviárias

Os sistemas de transporte público em todo o mundo usam uma variedade de direções ferroviárias relativas, algumas das quais foram etiquetadas em relações de rota, por exemplo:

Consulte também