Pt:Key:traffic_calming

From OpenStreetMap Wiki
Jump to navigation Jump to search
Public-images-osm logo.svg traffic_calming
Ležeći policajac 016.jpg
Descrição
Descreve estruturas para desacelerar o tráfego. Show/edit corresponding data item.
Grupo: rodovias
Usado nos elementos
pode ser usado em pontospode ser usado em linhasnão deve ser usado em áreasnão deve ser usado em relações
Combinações úteis
Situação: aprovadoPage for proposal

No Brasil, os termos  bump (menor que 30 cm),  hump (2 a 4 m) e  table (mais que 7 m) se referem, respectivamente, a lombada tipo A (1,5 m), lombada tipo B (3,7 m) e faixa elevada para travessia de pedestres (8 a 10 m) segundo as resoluções 600/2016 e 738/2018 do CONTRAN (ver discussão). Uma faixa elevada para travessia de pedestres no OSM não precisa ter uma faixa de segurança pintada, pode ser usada em geral para moderadores trapezoidais, cujo topo é plano ao invés de curvo. A  distância entre os eixos de um carro comum varia de 2,5 m a 3 m, então no tipo A a saliência cabe entre as rodas sem encostar nelas, no tipo B todas as rodas encostam juntas na saliência em algum momento, e na faixa elevada todas as rodas chegam a ficar sobre a plataforma (parte plana) simultaneamente. Para  lombadas eletrônicas use highway=speed_camera.

Em Moçambique, Angola e Portugal, não temos informação ainda.

O texto desta página é a tradução do artigo original em inglês, conferida em 29/06/2015.

Utilização

Inclua uma das seguintes etiquetas num trecho de uma highway=* ou num ponto na via:

Lista de valores comuns:

  • traffic_calming=yes: Genérico, ou dispositivo moderador não especificado. Qualquer dispositivo ou recurso que acalme ou diminua o tráfego. Seja mais específico sempre que possível.
  • traffic_calming=bump: Saliência curta - comprimento (na direção do tráfego) aproximadamente 30 cm ou menos. Abrange toda a largura da via, mas pode ter cortes ou pequenas lacunas nas laterais para ciclistas. No Brasil corresponde à lombada tipo 1 do CONTRAN. Veja Quebra-molas na Wikipédia.
  • traffic_calming=chicane: Curva propositalmente acentuada ou série de curvas pelas quais é preciso passar em zigue-zague. A via também pode ser mais estreita permitindo que apenas um veículo passe por vez. Veja Chicane na Wikipédia.
  • traffic_calming=choker: Estrada estreita, às vezes sinalizada como estreitamento de pista.
  • traffic_calming=cushion: Corcova com espaços no meio ou várias corcovas retangulares alinhadas pela via, de modo a permitir que veículos de emergência, ônibus (devido a seu eixo mais largo) e bicicletas passem sem desacelerar. Muito raro no Brasil.
  • traffic_calming=hump: Corcova longa - comprimento (na direção do tráfego) em torno de 2 a 4 metros. No Brasil corresponde à lombada tipo 2 do CONTRAN. Veja Quebra-molas na Wikipédia.
  • traffic_calming=island: Ilha numa pequena área que separa temporariamente os dois sentidos do tráfego. Veja também crossing=island para ilhas destinadas aos pedestres que atravessam a via.
  • traffic_calming=rumble_strip: Várias saliências baixíssimas (no máximo uns poucos centímetros) a alguns metros de distância umas das outras, abrangendo toda a largura da via. Não reduz a velocidade, mas são notáveis ao motorista porque geram ruído e balançam o veículo um pouco. Não confundir com o dispositivo similar usado para alertar o motorista quando ele se desvia da faixa. Conhecido como sonorizador no Brasil.
  • traffic_calming=table: Corcova longa com um trecho plano no meio. O trecho plano é longo o bastante para conter todas as rodas do carro simultaneamente. Não desacelera tanto quanto uma lombada e é usado em vias com limite de velocidade reduzido. No Brasil corresponde à faixa elevada para travessia de pedestres do CONTRAN. Veja Quebra-molas na Wikipédia.

Ver também

  • highway=*
  • Lombada - página de desambiguação dos vários tipos de lombada