Pt:Tag:natural=beach

From OpenStreetMap Wiki
Jump to navigation Jump to search
Public-images-osm logo.svg natural = beach
Horseshoebay.Bermuda.JPG
Descrição
Formação geológica e natural ao longo da costa ou de outro corpo de água, composta de areia, cascalho, seixos, pedras arredondadas ou fragmentos de conchas. Show/edit corresponding data item.
Renderização em osm-carto
Rendering-area-natural-beach.png
Grupo: natural
Usado nos elementos
pode ser usado em pontosnão deve ser usado em linhaspode ser usado em áreasnão deve ser usado em relações
Combinações úteis
Ver também
Situação: de facto

A etiqueta natural=beach é usada para mapear praias que resultem de uma formação geológica e natural ao longo da costa ou de outro corpo de água, composta de areia, cascalho, seixos, pedras arredondadas ou fragmentos de conchas.

Como mapear

Desenhar o perímetro da área área da praia ou colocar um ponto nó se a área da praia não puder ser determinada (por falta de imagens aéreas, por exemplo).

Utilizar name=* para o nome da praia (se houver), surface=* para definir o material que cobre a superfície (areia, cascalho, seixos, pedras, conchas) e supervised=* para indicar se a praia tem salva-vidas (yes, no, interval - no formato opening_hours=*).


O limite superior de uma praia é onde a areia ou as pedras terminam, ou onde as ondas já não exercem ação sobre elas. Não existe regra específica para o limite inferior. Os mapeadores podem mapear a praia até à zona média da maré alta com natural=coastline ou até ao limite de um lago, ou, alternativamente, até à linha mais baixa da água e etiquetá-la com tidal=yes.

A etiqueta natural=beach só deve ser usada em áreas inclinadas e formadas pelas ondas junto à costa (do mar ou outros corpos de água). Áreas planas maiores de areia ou lama expostas que ficam expostas na maré baixa, devem ser etiquetadas com natural=wetland + wetland=tidalflat.

Exemplos de renderização

Rendering-area-beach.png Rendering-area-beach-gravel.png
natural=beach + surface=sand natural=beach + surface=gravel


Praias fluviais

Em alguns países, como Portugal, é muito comum haver as chamadas "praias fluviais", no interior do país.

Embora muitas delas tenham o nome de "praia", não são praias naturais, como é exigido por esta etiqueta. Nos casos de praias fluviais onde existem relvados ou areia trazida de outros locais, deve-se usar amenity=public_bath, name=*, bath:type=*; supervised=* e surface=*, definindo o tipo de superfície como grass, sand, pebbles, etc. Nestes locais, a etiqueta tourism=attraction também pode ser aplicada. Para locais onde se pode tomar banho, mas onde não existam estruturas de apoio, vigilância, etc., pode-se usar a etiqueta leisure=bathing_place.

No entanto, caso a praia seja efetivamente natural (com seixos e cascalho, por exemplo), deve-se usar a etiqueta natural=beach.

Para a área de rio que corresponde à piscina natural, usar leisure=swimming_area, natural=water, water=river (ou water=lake).

Outras etiquetas úteis

Ver também


Possíveis erros de etiquetagem

Se souber de locais com esta etiqueta, verifique se podem utilizar outra etiqueta.
As edições automatizadas são extremamente desaconselhadas a menos que saiba o que está a fazer!