Pt-br:Beginners Guide 1.3

From OpenStreetMap Wiki
Jump to navigation Jump to search

Criando/Editando dados OSM

Os dados do OSM são feitos a partir dos sequintes elementos:

  • Nós: os pontos que são usados para marcar localizações específicas (tais como a de uma caixa de correio). Dois ou mais nós são usados para se desenhar segmentos de linha.
  • Caminhos: uma lista nós, mostrados como segmentos de linha conectados. Eles são usados para se criar estradas, ruas, etc.
  • Caminhos fechados: são caminhos que fazem um loop completo. Eles são usados para se criar "áreas", tais com parques, lagos, ilhas ou construções.
  • Relações: quando caminhos são ligados mas não representam a mesma coisa física, uma relação é usada para descrever o papel de cada caminho. Relações são usadas para se criar elementos de mapa tais como ciclovia, e transformar restrições e áreas que não são contínuas. Um caminho longo, tal como uma interestadual ou uma rodovia estadual com múltiplos segmentos, deve ser agrupado dentro de uma relação para aquela rodovia. Outro exemplo é um parque nacional com várias localização separadas umas das outras. Estas também devem ser agrupadas dentro de uma relação.
  • Veja dicas gerais sobre como converter tracklogs em seções curvadas normais de estrada.

Nodes-ways-closedways.PNG

Cada um destes elementos podem ser etiquetados, ter uma descrição, um tipo.

Editores

Você pode escolher entre dois principais editores:

  1. Potlatch - é o editor mais fácil para iniciar, e está disponível diretamente no site, na aba "Editar"
  1. JOSM - é mais poderoso do que o Potlatch e é preferido por muito contribuidores experientes, mas precisa ser baixado separadamente e requer um pouco mais de esforço para se aprender a trabalhar com ele.




Anterior | Próximo