Pt:Perguntas frequentes

From OpenStreetMap Wiki
(Redirected from Pt-br:FAQ)
Jump to: navigation, search
Linguagens disponíveis — FAQ
· Afrikaans · Alemannisch · aragonés · asturianu · azərbaycanca · Bahasa Indonesia · Bahasa Melayu · Bân-lâm-gú · Basa Jawa · Baso Minangkabau · bosanski · brezhoneg · català · čeština · dansk · Deutsch · eesti · English · español · Esperanto · estremeñu · euskara · français · Frysk · Gaeilge · Gàidhlig · galego · Hausa · hrvatski · Igbo · interlingua · Interlingue · isiXhosa · isiZulu · íslenska · italiano · Kiswahili · Kreyòl ayisyen · kréyòl gwadloupéyen · Kurdî · latviešu · Lëtzebuergesch · lietuvių · magyar · Malagasy · Malti · Nederlands · Nedersaksies · norsk bokmål · norsk nynorsk · occitan · Oromoo · oʻzbekcha/ўзбекча · Plattdüütsch · polski · português · português do Brasil · română · shqip · slovenčina · slovenščina · Soomaaliga · suomi · svenska · Tiếng Việt · Türkçe · Vahcuengh · vèneto · Wolof · Yorùbá · Zazaki · српски / srpski · беларуская · български · қазақша · македонски · монгол · русский · тоҷикӣ · українська · Ελληνικά · Հայերեն · ქართული · नेपाली · मराठी · हिन्दी · অসমীয়া · বাংলা · ਪੰਜਾਬੀ · ગુજરાતી · ଓଡ଼ିଆ · தமிழ் · తెలుగు · ಕನ್ನಡ · മലയാളം · සිංහල · ไทย · မြန်မာဘာသာ · ລາວ · ភាសាខ្មែរ · ⵜⴰⵎⴰⵣⵉⵖⵜ · አማርኛ · 한국어 · 日本語 · 中文(简体)‎ · 吴语 · 粵語 · 中文(繁體)‎ · ייִדיש · עברית · اردو · العربية · پښتو · سنڌي · فارسی · ދިވެހިބަސް

For mudança de licença, see Open Data License FAQ.(en)
For questões de modelagem, see Pt:Map Features.
For aspectos legais, see Legal FAQ.(en)
For desenvolvedores, see Developer FAQ.(en)

Somando-se a este Perguntas frequentes, há um site de perguntas e respostas (en), colaborativo e redigido, onde você pode ler mais perguntas sobre OpenStreetMap e fazer suas próprias perguntas. Sinta-se a vontade para entrar em contato com a comunidade também.

Contents

É OpenStreetMap ou Open Street Maps?

OpenStreetMap é a grafia correta. Uma palavra, três letras capitais, um mapa (ou "map", em inglês). OpenStreetMap também é uma Marca.(en)

Por que OpenStreetMap?

Por que você está criando o OpenStreetMap?

Dados geográficos (geodados) não são livres em muitas partes do mundo. Geralmente esses lugares deram o trabalho de mapear para varias agências governamentais que em troca faz dinheiro vendendo os dados de volta para você e para mim. Se você mora em algum destes lugares, então você paga impostos para o mapeamento e tem que pagar de novo para ter uma cópia. Nos EUA, dados brutos (como o TIGER(en)) está em domínio público, mas dados refinados e mapas acabados geralmente são protegidos por leis de direitos autorais.

Dados de mapas comerciais as vezes tem mentiras, ou Easter Eggs de direitos autorais(en), para pegar qualquer um os copiando. Estes easter eggs levam a forma de ruas falsas ou faltando, ou elementos como igrejas e escolas que não existem de fato. Se você criar um mapa usando os dados deles, eles podem dizer "A há! Te peguei!" observando se você também copiou esses pedaços falsos de mapa. O Mapa também pode simplesmente estar incorreto porque, por exemplo, você o comprou a um ano atrás e um caminho foi criado no seu parque local desde então, ou alguém simplesmente se enganou.

Se você aceitar tudo isso ainda assim você não pode fazer nada com os dados a não ser xerocá-lo. Em muitos lugares isso também é ilegal se você for além dos seus direitos de "uso aceitável" (fair use (en)). Você não pode corrigir o nome de uma rua, ou adicionar um pub/bar na via, ou usar os dados em um programa de computador sem pagar muito dinheiro. Mais dinheiro do que você provavelmente tem. E quanto a enviá-lo a um amigo, inserindo-o em um convite ou fixando-o em um quadro de avisos? Muito disso é menos legal do que você imagina.

Avanços na tecnologia como aparelhos de GPS baratos permitem que agora você crie seus próprios mapas, em colaboração com outros, e não ter nenhuma das restrições descritas acima. Tal possibilidade permite que você recupere um pouco da comunidade em que você vive - se você não pode mapeá-lo, você não pode descrevê-lo.

Por que você simplesmente não usa Google Maps/qualquer outro para seus dados?

Resposta sucinta:

Porque esses dados são protegidos por leis de direitos autorais e pertencentes a múltiplas organizações, como a Ordnance Survey. Google/outro apenas os licencia. Se nós fôssemos usa-los, teríamos que pagar por eles.

Resposta extensa:

A maioria dos hackers ao redor do mundo estão familiarizados com a diferença entre "grátis" (ou "free"(en)) como em "cerveja grátis" e "livre" (ou "free"(en)) como em "discurso livre". Google Maps são grátis, como em cerveja, e não livre como em discurso.

Se as necessidades do seu projeto de mapeamento podem ser supridas usando simplesmente o API do Google Maps, beleza. Mas isso não vale para todos os projetos. Nós precisamos de um conjunto de dados livre que irá permitir que programadores, cidadãos cientistas, ativistas sociais, cartógrafos e afins a realizar seus planos sem serem limitados tanto pelo API do Google quanto por seus Termos de Serviço. Os dados usados no Google Maps ou são propriedade do próprio Google, ou são de fontes como NAVTEQ(en) e Tele Atlas(en), duas grandes companhias de mapeamento. Elas, em contrapartida, obtiveram parte destes dados de agências mapeadoras nacionais (como da Ordnance Survey(en)). Uma vez que elas fizeram investimentos significativos para colher estes dados, essas organizações são compreensivelmente protetoras de seus direitos autorais.

Se você coletar dados do Google Maps desta maneira, você está criando um "trabalho derivativo". Qualquer dado deste tipo retem as condições de direito autoral do original. Na prática, isso significa que seu dados estão sujeitos às taxas de licenciamento, e restrições contratuais, dos provedores deste mapa. Isto é exatamente o que o OpenStreetMap está tentando evitar.

Por favor, não não se engane por considerações quanto a direitos autorais de software, ou por Termos de Uso. O API do Google Maps pode ser incorporado a projetos open source, claro. Mas isso só define como você usa o software - não tem nenhuma implicação que seja quanto aos dados apresentados por este API, que ainda se encontram sobre direito autoral.

(Ainda não está claro se é legal criar trabalho derivado de fotografias aéreas : criar trabalho derivado de fotografias aéreas : algumas interpretações da lei do Reino Unido sugerem que você possa fazer isso sem "herdar" o direito autoral na fotografia. Uma regra definitiva neste assunto poderia abrir novos caminhos para o OpenStreetMap e projetos similares, mas na ausência de tal regra, nós continuaremos com a postura de usar nossos próprios dados, 100% independentes.)

Leitura complementar:

  • Termos de Serviço do Google Maps. Note particularmente a seção "Informação de Mapa":
    • "Dados geocodificados para conteúdo de mapa no Google Local é provido sobre licença pela Navteq... e/ou Tele Atlas... e sujeitos a proteção por direito autoral e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes à ou licenciados para NAVTEQ, TANA e/ou tais outros terceirizados."
    • "Também, você não pode usar o Google Maps de forma que lhe garanta, ou a qualquer outra pessoa, acesso a downloads em massa ou um sistema contínuo de alimentação de coordenadas numéricas de latitude e longitude."
  • Os arquivos(en) de listas de correspondências do OpenStreetMap. Você pode querer procurar por frases como "derived works"(en)(trabalho derivado), e por uma árvore de discussão em outubro de 2005, chamada "London locations"(en) (localizações Londrinas).
  • Can I use Google Streetview ?(en) (Eu posso usar o Google Streetview ?) no help.openstreetmap.org

Como pode um projeto destes criar mapas precisos?

Pela própria natureza do processo estilo wiki não há nenhum tipo de garantia de precisão. Por outro lado, poucos mapas proprietários

carregam uma garantia de precisão. De fato, alguns tem erros introduzidos artificialmente(en).

A essência do processo estilo wiki é que todos os usuários tem participação em ter dados precisos. Se uma pessoa insere dados imprecisos, maliciosamente ou acidentalmente, as outras 99,9% das pessoas podem checar, consertar ou se livrar deles. A grande maioria de participantes bem intencionados podem automaticamente corrigir e compensar pelos poucos frutos podres.

Contudo, como eles dizem, cada caso é um caso. O projeto Wikipedia mostrou que uma grande quantidade de dados de boa qualidade pode ser coletada, mas pode ser difícil eliminar os erros inevitáveis.

Um histórico completo de edição é armazenado para cada usuário. Desde 21 de abril de 2009 os usuários podem afixar sumários de edição no estilo do Wikipedia às suas edições, e há uma aba de histórico na página principal que mostra edições recentes na área selecionada.

Por hora, a melhor forma de responder essa questão é julgando você mesmo. Uma forma é escolher uma área que você conhece bem e usar o visualizador do OpenStreetMap para verificar quão bem os dados correspondem ao seu conhecimento. Talvez você note algo errado ou impreciso. Muito provavelmente você descubra que ainda não há nada lá. Nesta fase, nosso maior desafio é ampliar nossa cobertura sem copiar de mapas existentes. Assim como no Wikipedia, é fácil editar, então você pode ajudar!

Você parece ter muitos dados de mapa existentes. De onde eles vieram?

Muitos contribuidores entusiasmados, e importações esporádicas de dados de fontes de licença aberta(en). Nas áreas em que não existem tais fontes de dados (a maioria da áreas) nós temos que começar de uma tela em branco, e ir pra campo para pesquisar as ruas nós mesmos. Apesar de começarmos do zero, nós atingimos um bom nível de conclusão em muitos lugares.

Por que as vezes os dados são inconsistentes?

"OpenStreetMap é um mapa livre e editável de todo o mundo. Ele é feito por pessoas como você." O quê significa que o banco de dados estará sempre sujeito aos caprichos, experimentação e enganos da comunidade; isso é precisamente a força do OSM, uma vez que, entre outras coisas, isso permite que nossos dados rapidamente acomodem mudanças no mundo físico.

Quem é dono do OpenStreetMap?

Você é. Os dados e o software pertencem a vocês, os contribuidores.

Existe uma organização chamada de a Fundação OpenStreetMap(en), que existe para proteger, promover e dar suporte ao projeto, mas não é dona dos dados.

O que sua licença me permite fazer com os dados do OSM?

Veja Perguntas frequentes de assuntos legais(en) e Licença para mais informações.

Como posso ajudar?

Como posso me envolver?

Existem muitos meios de contribuir ao projeto OpenStreetMap. Se você tem uma unidade de GPS você pode usá-lo para coletar dados e usar nossas ferramentas online para adicionar os dados a nossa coleção. Se você não tem uma unidade de GPS você ainda pode ajudar. Formas de ajudar estão listadas na página Se Envolvendo.

Como você se comunica?

Artigo principal: Contato

A comunidade do OpenStreetMap é grande, espalhada por muitas localizações, fala línguas variadas e foca em áreas de interesses variados. Então a resposta é que nem sempre nós nos comunicamos muito bem! Mas fazemos nosso melhor.

Posso mostrar meu suporte comprando coisas legais?

Sim! Veja a página Mercadorias para produtos de dar água na boca.

Existe alguma pesquisa acadêmica em andamento no OpenStreetMap?

Numerosas universidades ao redor do mundo estão estudando vários aspectos do OpenStreetMap ou estão usando dados do OSM em suas pesquisas. Veja Pesquisa(en) para mais informações.

Editando

Eu preciso ter um aparelho de GPS para contribuir com o mapa?

Não. Quando o OpenStreetMap foi lançado pela primeira vez o mapa começou como uma tela branca. Aparelhos de GPS eram portanto úteis para determinar o posicionamento da estradas e outros elementos do mapa. Hoje nós temos numerosas fontes de dados(en) que podem ser usadas para determinar um posicionamento preciso, incluindo imagens aéreas(en) do bing(en), e, é claro, os dados existentes do OpenStreetMap.

Você ainda pode fazer upload dos seus registros de rastreamento por GPS (também chamados de traçados) para o OpenStreetMap, para que você e outros possam traçar sobre eles para desenhar mapas. Isso é particularmente útil para areas rurais e montanhosas onde imagens aéreas podem ser de baixa resolução, ou alinhadas de forma imprecisa. Você precisará ser um usuário registrado do OSM para fazer isso. Veja upload para um direcionamento e traçados(en) para uma lista de traçados de GPS publicamente disponíveis.

Que GPS eu deveria comprar? Posso usar a unidade veicular interna "satnav"?

Veja críticas de GPS(en). Algumas unidades veiculares internas irão gerar registros de rastreamento que o OSM usa, mas você tem que garantir que você desligue a opção "Aderir a Estrada" - caso contrario seu registro de rastreamento estará condicionado ao mapa com licença de direitos autorais no seu sistema de navegação por satélite.

Eu tenho dados em domínio público que não são de GPS, como eu posso fazer o upload deles?

Se você possui dados em domínio público de fontes que não sejam de GPS (por exemplo, informação pública de um site municipal), talvez eles sejam apropriados para importação. Se você quer importar, então veja as Orientações para Importação. Importar pode ser um processo altamente técnico e tanto experiência técnica quanto extensiva experiência em OSM são requeridas para completar com sucesso uma importação. O desafio com importações não é principalmente técnico, mas desafios da comunidade. Você precisa conversar com mapeadores locais para ter certeza de que eles estão contentes com a importação tanto quanto a comunidade abrangente.

Sua melhor opção pode ser disponibilizar os dados para a comunidade e se alguém estiver interessado, pode proceder com o processo de importação.

Que imagens e mapas eu posso usar como fonte para fazer mapas?

A maioria dos mapas possuem restrições de direitos autorais. Isso inclui quaisquer dados de sites grátis como o Google Maps, Wikipedia e mapas impressos em papel, mesmo que você mesmo tenha os escaneado. A maioria das imagens aéreas e de satélite também são protegidas por direito autoral.

Você não deve usar mapas protegidos por direito autoral de forma alguma enquanto estiver editando o OpenStreetMap (a não ser que ele seja compatível com nossa licença(en)). "Usar" inclui traçar sobre o mapa, copiar um nome do mapa ou localizar uma coordenada no mapa. Pra ficar seguro, nós tendemos a considerar todas elas como uma forma de copiar, ou "criar um trabalho derivado". De modo geral, é melhor nem olhar para mapas protegidos por direitos autorais enquanto você estiver editando o OpenStreetMap.

Então, o que você pode usar? Não muito, e é por isso que nós estamos refazendo do zero todo este trabalho de inspeção. Todavia o OSM tem permissão para usar algumas Fontes de Dados(en), incluindo dados importados da TIGER(en), nos EUA, AND Data(en) na Holanda e imagens aéreas(en) recentes do Bing(en) e do Mapbox(en).

Por que as imagens de satélite são de baixa resolução? Existem imagens de outro satélite que eu possa usar, que tenha mais detalhes? Dá pra atualizar elas? Qual é a frequência em que elas são atualizadas?

As Imagens Aéreas(en) são de uma variedade de fontes as quais temos permissão para usar - Bing(en) e Mapbox(en) são as mais populares e tem a maior cobertura. A resolução e a idade das imagens variam, e não são atualizadas periodicamente. Você pode até notar que a idade e a qualidade das imagens da mesma fonte podem ser diferentes na sua cidade. Veja Imagens Aéreas(en) para mais detalhes. A OSM nem controla e nem é dona das imagens aéreas, então não podemos requisitar atualizações.

Eu acabei de alterar o mapa. Como eu faço para visualizar minhas alterações?

Como imagens de mapa demoram um pouco para renderizar, as imagens do mosaico(en) de mapa são armazenadas em cache e apenas são atualizadas periodicamente, ao invés de imediatamente após sua edição.

O mapa padrão (a camada Mapnik) tende a ser atualizado após alguns minutos. Quando você tenta ver o mapa daquela área ele vai sinalizar a área para o software de renderização. Por favor tenha em mente que o navegador irá guardar cache do mapa, e "imagens do mosaico" em níveis de zoom específicos não são atualizados todos ao mesmo tempo. Portanto durante o período de atualização você pode ver suas alterações a um certo nível de zoom, enquanto em outro nível elas serão visíveis mais tarde.

Se seus dados ainda não aparecem e você está certo de que já deu o tempo de renderizar, então talvez você tenha um problema de etiqueta. Verifique se:

  • todos os seus caminhos estão etiquetados com algo apropriado, que irá ser renderizado (por exemplo highway=tertiary). Contudo, não etiquete um objeto com etiquetas inapropriadas(en) apenas para que ele apareça em um mapa específico.
  • suas etiquetas estão em letras minúsculas: highway ao invés de HIGHWAY, ou Highway.
  • você usa um traço inferior “_ ao invés de um espaço em etiquetas como highway=bus_stop

Veja também Pergunta: Eu fiz edições mas elas não aparecem no mapa(en), e Pergunta: Quão frequente o mapa padrão (mapnik) é atualizado(en) para uma explicação pormenor.

O que eu devo fazer em estradas que possuem múltiplos valores para uma etiqueta?

Onde valores diferentes de etiqueta se aplicam para diferentes trechos da estrada, nós sempre dividimos a estrada em vários caminhos. Algo que você entenda como uma única estrada não precisa ser representada como um único caminho. Dividir a estrada em vários caminhos é uma prática de mapeamento comum. Por exemplo: para trechos onde se aplica bridge=yes, ou trechos de estrada com diferentes valores de velocidade máxima "maxspeed=*". Se você se preocupa em representar todo o comprimento da estrada, você pode dar uma olhada em usar relações(en) para reagrupar caminhos. O ProjetoWiki Europa/Estradas Europeias(en) dá mais exemplos disso.

Se você tem valores múltiplos, diferentes, para a mesma chave, que se aplicam ao mesmo elemento, então talvez você tenha que usar o separador ponto e virgula(en). Por exemplo: nat_ref=B500;B550 para uma seção de estrada que é designada ao mesmo tempo B500 e B550.

Outro usuário alterou algo que eu editei. Eu acho que ele está errado. Como eu posso contatá-lo?

Para encontrar o nome do ultimo usuário que editou um objeto,

  • No Potlatch, selecione o caminho e pressione H para o histórico (captura de tela) e então clique no botão "Correio" para contatá-lo.
  • No JOSM, Selecione o objeto e então ou aperte CTRL+H, ou habilite o painel do Autor selecionando o ícone de um livro azul na barra do lado esquerdo, ou apertando ALT+Shift+H, ou apertando Ctrl+Shift+H para abrir o histórico no www.osm.org.
  • No slippy map(en), na página inicial do OSM, use o botão Camadas no mapa e marque o quadrículo de Dados do Mapa. Clique no elemento do qual você quer saber o histórico. Ele mostra todas as propriedades do elemento no painel de dados e um link "Ver Histórico" no fundo do painel de dados. Clique no Ver Histórico. Finalmente, você encontrará o nome de usuário de quem alterou por último aquele caminho. Você pode então ir a sua página de usuário.

Outro jeito seria, para um usuário chamado (vamos dizer) Fred28, ir para openstreetmap.org/user/Fred28 e clicar em "Enviar Mensagem" para mandar uma mensagem a ele. (Isso não irá funcionar no caso raro de edições anônimas)

Você também pode usar o novo recurso, introduzido em 2014, de discussão de conjunto de alterações.

Aliás, apenas mover a posição de um caminho significa alterar as posições dos nós: o caminho em si não foi alterado.

Para mais informações veja isto(en). Veja também reverter(pt).

Como eu rastreio edições em uma região?

Veja a lista de várias ferramentas em Controle de qualidade#Ferramentas de monitoramento(pt).

Editando com o Potlatch

Artigo principal: Potlatch/Perguntas frequentes(en)

Potlatch 2 é o editor de mapas que aparece quando você clica na seta ao lado da aba "Editar" no site principal e seleciona "Editar com Potlatch 2".

Você deveria ler Potlatch 2/Cartilha(en) antes de editar.

Editando com o JOSM

Veja também o Guia do Josm(en).

Eu tentei baixar minha cidade/município/região - Por que não funciona?

Provavelmente a área que você tentou baixar é muito grande e deve ter estourado o tempo do servidor (timeout) antes de ele reunir os dados pra você. Para garantir a banda de transmissão de dados do OSM, você não pode baixar ou selecionar para editar uma área mais larga que 0,3 graus em ambas dimensões através da interface de rede (ou seja, pelo editor de web). Para edição, é recomendado trabalhar com áreas menores.

Se você realmente quer áreas maiores de dados, o melhor caminho seria baixar o planeta.osm ou um pedaço(en). Estes são "retratos" (ou "snapshots" em inglês) da base de dados do OSM para todo o planeta ou uma área específica.

Eu quero criar um caminho realmente extenso - como eu baixo dados do OSM para uma área tão grande como essa?

Para poder facilmente manipular estradas longas, você não deveria criar uma estrada extensa de cara. Ao invés disso você deveria dividir a estrada em vários caminhos. Como regra prática, nenhum caminho deveria ser mais extenso que 10-15 km. Normalmente, eles serão na verdade muito menores.

Aplicativos de traçar rotas, por exemplo, conseguirão facilmente juntar os caminhos para uma única estrada novamente. De qualquer forma, esse tipo de aplicativo terá que realizar um pós-processamento nos dados do OSM.

Para vias expressas por exemplo, faz sentido fazer um caminho de uma saída para a próxima. Interseções de rodovias também deveriam ser um ponto onde você divide a estrada em caminhos.

Usando dados e mapas do OSM

Artigo principal: Usando o OpenStreetMap(en)

Como eu crio um link para uma latitude e longitude específicas no OSM da minha própria página na internet?

Você pode criar um link para o mapa deslizante com latitude, longitude e nível de zoom específicos:

https://www.openstreetmap.org/
?mlat=[latitude em graus com decimais]
&mlon=[longitude em graus com decimais]
&zoom=[nível de zoom 1-19]

(novas linhas inseridas aqui para legibilidade)

As coordenadas devem ser positivas para Norte e Leste, e negativas para Sul e Oeste. Por exemplo, 28° 44' 16.09"S seria mlat=-28.737803 e 24° 45' 49.33"E seria mlon=24.763703 (esta é Kimberley, Africa do Sul, em caso você esteja se perguntando).

Níveis de zoom: 1 = zoom mínimo (vista mais ampla possível), 17 = zoom máximo (vista mais próxima possível).

Ou faça um link para uma imagem estática

Como eu posso mostrar mapas no meu site de internet?

Leia iniciando com Leaflet no switch2osm.org(en)

Como eu posso baixar um mapa?

Use o botão 'Exportar' para baixar em formato PNG, JPEG, SVG ou PDF. Se você precisa de outros formatos, veja a página Exportar(en) neste wiki.

Como eu posso extrair informação (PDIs(en) por exemplo) do OpenStreetMap (como uma lista e localização de todas as igrejas em uma certa região)?

  • Se você quer um grande lote de PDIs, baixe o planeta.osm(en) ou um extrato e então use um software que processa dados do OSM (osmosis(en) por exemplo) para extrais sua informação desejada.
  • Ou use o API. Veja adquirindo dados de PDIs do OSM(en) para uma explicação mais detalhada.

Como eu posso baixar estes dados e inseri-los no meu GPS?

Se você possuir uma unidade Garmin, veja Mapa OSM no Garmin(en). Vários usuários fornecem mapas em formato Garmin prontos(en) para você baixar e copiar para seu GPS.

Por que 'Exportar' não funciona?

Quando os servidores de renderização estão com uma grande carga de tráfego para o mapa principal algumas das exportações ficam temporariamente desabilitadas. Isso acontece porque a renderização de imagens customizadas da aba de exportar utiliza muitos recursos comparado com o mapa deslizante.

Se você quiser usar o exportar você pode tentar mais tarde ou veja outras alternativas(en).

Onde posso encontrar software que usa dados do OSM?

Para softwares atuais utilizando OSM, veja a página Software(en), ou sua categoria, e também coisas interessantes(en) para ideias mais experimentais.

Para um ponto de vista mais relacionado a desenvolvimento, veja Traçando rota(en) (e sua categoria(en)), o Guia para Iniciantes em uso(en), e a(s?) pagina(s?) de Desenvolvedores(en).

Perguntas do pessoal do GIS

Quais datum geográficos são usados no OpenStreetMap?

O OpenStreetMap usa exclusivamente os dados de lat/lon do WGS 84(en). Todas os rastreamentos e edições feitos upload deveriam ser sempre em WGS 84, o datum padrão para receptores de GPS.

Qual é a escala de mapa para um zoom específico do mapa?

Artigo principal: Mapa_deslizante_nomedosladrilhos#Resolução_e_Escala(en)

Por que vocês não estão usando esquemas e software do Consorcio Geoespacial Aberto (OGC(en)) para o OpenStreetMap?

Nós escolhemos tecnologia para o openstreetmap.org baseados em velocidade & flexibilidade. Alguns padrões e implementações do OGC se encaixam neste propósito, mas outras não. Nós costumávamos usar o MapServer para fornecer versões estáticas de nossos mapas, mas infelizmente nós descobrimos que ele é unthreaded, devagar e difícil de criar extensões - nós o substituímos pelo Mapnik(en). Se você quiser desenvolver integração com ferramentas OGC(en), nos avise.

Veja Por que não GPX?(en) por uma discussão parecida sobre o porque GPX foi rejeitado como um formato de transporte.

Qual Georreferenciamento você usa?

Artigo principal: Georreferenciando(en)

Administração

Por que meu login não funciona?

Existem dois logins diferentes para o projeto OSM: um é apenas para este wiki, e o outro é para a pagina de internet, API, fórum e pagina de ajuda(en).

Como eu posso fechar minha conta?

Mande um e-mail para o endereço de suporte(en) e um administrador irá desabilitar sua conta e remover seus detalhes da base de dados do OpenStreetMap. Normalmente, seu endereço de e-mail será retido para o caso em que um administrador(en) do OpenStreetMap tenha que contata-lo no futuro.

Posso ter mais de uma conta?

Sim - veja Criando_uma_conta#Políticas_de_Nomes_de_Conta_e_Multi_Conta(en).

Ajuda - alguém fica apagando/revertendo minhas edições. O que eu faço?

Por favor veja a página de disputas(en) para detalhes.

Eu acho que tem alguém inserindo dados protegidos por direitos autorais - como nós lhe damos com isso?

Se você encontrar dados que você suspeite que possa terem sido copiados de uma fonte protegida por direitos autorais ou importada de uma fonte protegida por direitos autorais para o OpenStreetMap sem a permissão do proprietário, por favor:

  1. Contate o usuário via o link de "enviar mensagem" de sua página de usuário (por exemplo: "www.openstreetmap.org/user/[nome-de-usuário]") com a evidência. Seja educado: é importante se lembrar que você possa estar errado, ele pode ter permissão ou poderia ser um simples mal entendido. Veja Contato(en) para mais informações.
  2. Caso não haja resposta (depois de 5 dias) ou você está profundamente desconfiado pela reposta, envie em um e-mail sua evidência para a Fundação OSM(en) para que o problema possa ser investigado.
  3. Pode acontecer que sua resposta seja postada para a lista de e-mails de conversa de assuntos legais (ou a lista especifica de um país se for mais apropriado) para discussão - se for o caso, você será informado para que você possa participar da discussão.

Eu sou proprietário protegido por leis de direitos autorais e meu conteúdo está sendo usado no OpenStreetMap Sem Permissão

  • Se você é proprietário protegido por lei de direitos autorais ou representa o proprietário, nós podemos lhe auxiliar diretamente por e-mail. Você pode entrar em contato conosco no data@osmfoundation.org(en) com um requerimento informal. Por favor cite o conteúdo exato em questão. Correspondências são respondidas por um pequeno time de voluntários.
  • Este endereço não é para requerir permissão para copiar conteúdo do OpenStreetMap.
  • Se você preferir usar ou fazer um requerimento "OCILLA"(en) formal, você pode enviá-lo para nosso agente designado. Nota Digital Millennium Copyright Act(en).

Eu encontrei um site da internet usando OSM sem apresentar a licença

Nossa licença diz que você deve apresentar tanto o autor quanto a licença (veja Perguntas Frequentes de Assuntos Legais(en)). Se for uma página importante, por favor leia Faltando a devida atribuição(en).