Pt:Upload

From OpenStreetMap Wiki
Jump to navigation Jump to search
Obter ajuda Sobre o OpenStreetMap Navegar pelo mapa Como contribuir Contribuir com dados do mapa Editores Glossário (en) Guia do iniciante
O texto desta página é a tradução do artigo original em inglês, conferida em 14 de Fevereiro de 2019.


Por que você deveria fazer o upload de traçados de GPS?

Uma boa maneira de contribuir com dados para o mapa é fazer o upload de traçados GPS, também conhecidos como trilhos GPS. Gravado pelo seu dispositivo GPS, o traçado típico é um registro de sua localização a cada segundo, ou a cada metro. O arquivo resultante será uma série de pontos que mostram o caminho de onde você esteve.

Eles podem ser adicionados à imagem de fundo do mapa de edição como linhas finas ou pequenos pontos. Essas linhas e pontos podem então ser usadas para ajudá-lo a adicionar características ao mapa, semelhante ao uso de imagens aéreas.

For more information on using GPS devices and converting the trace to a GPX file see Recording GPS tracks and Upload GPS tracks. .

Para mais informações sobre o uso de dispositivos de GPS e convertendo o traçado para um arquivo GPX veja gravando trilhos GPS (en) e fazer upload de trilhos GPS (en). Note que o upload de traçados de GPS é um processo diferente do que a edição do mapa e também diferente de importações em massa (en).

Como fazer o upload de um traçado GPS

O botão dos Trilhos GPS destacado (interface em inglês). Em ecrâns pequenos este botão pode estar abreviado como "Mais ▼" ou "☰".
  • (opcional) Converta o trilho GPS para um ficheiro GPX se o seu dispositivo GPS não gravar no formato GPX.
    • Só podem ser enviados para o OpenStreetMap ficheiros de trilhos GPS no formato GPX.
    • Podem-se converter os ficheiros para o formato GPX facilmente com ferramentas – ver converter trilhos GPS.
  • Clique em "Trilhos GPS" no menu superior do site OpenStreetMap.
  • Clique em "Enviar trilho GPS"
    • Se não entrou na sua conta do OpenStreetMap, será redirecionado para a página de iniciar sessão. Se não tiver uma conta, crie uma primeiro.
  • (opcional) Use o botão "Navegar" para selecionar o seu ficheiro GPX.
  • (opcional) Introduza uma Descrição e as Etiquetas do trilho GPS. Isso ajudará outros utilizadores a perceber como o trilho foi feito. Por exemplo, há diferenças em gravar um trilho GPS de carro, a pé ou de bicicleta.
  • (opcional) Selecione a Visibilidade dos trilhos GPS.
    • Se não quiser que o seu trilho GPS seja visto por outros utilizadores não envie o ficheiro.
  • Clique em Enviar. O ficheiro será enviado para o OpenStreetMap, e aguardará numa fila para ser processado até que esteja disponível no OpenStreetMap.

O que acontece ao meu arquivo depois que ele foi enviado?

Seu arquivo GPX é processado pelo servidor do OSM e pontos são extraídos e inseridos ao banco de dados (en). Note que esta operação pode ser atrasada. Requisições entram numa fila no servidor e ocasionalmente tem um backlog. Depois de completo, no entanto, você deve ser capaz de...

  • Ver seu traçado ao lado de outros, enquanto editando, (e usá-lo para desenhar características do mapa por cima)
    • No iD, abra o editor e pressione B (ou selecione o ícone "Configurações da imagem de fundo"), revele o menu "Sobreposições" e cheque "Trilhos GPS OpenStreetMap"
    • No Potlatch 2, pressione "Dados do GPS" (use o ícone, ou pressione "G")
    • No JOSM, na janela de download, cheque o item "Dados GPS brutos".

Você não verá nenhuma rua desenhada sobre suas trilhas até que você (ou outra pessoa) use um editor para desenhar as ruas como nós e linhas com etiquetas, para mais informações veja Pt:Contribuir com dados do mapa.

Você pode ajudar o OpenStreetMap ao fazer o upload de trilhas e fotos com o Mapillary

Artigo principal: Mapillary/Data collection with Mapillary (en)

Você vai precisar de um smartphone Android com GPS ou um iPhone. Veja também Pt:Mapillary.