Pt:Key:social_facility

From OpenStreetMap Wiki
Jump to: navigation, search
Linguagens disponíveis — Key:social_facility
Afrikaans Alemannisch aragonés asturianu azərbaycanca Bahasa Indonesia Bahasa Melayu Bân-lâm-gú Basa Jawa Baso Minangkabau bosanski brezhoneg català čeština dansk Deutsch eesti English español Esperanto estremeñu euskara français Frysk Gaeilge Gàidhlig galego Hausa hrvatski Igbo interlingua Interlingue isiXhosa isiZulu íslenska italiano Kiswahili Kreyòl ayisyen kréyòl gwadloupéyen kurdî latviešu Lëtzebuergesch lietuvių magyar Malagasy Malti Nederlands Nedersaksies norsk norsk nynorsk occitan Oromoo oʻzbekcha/ўзбекча Plattdüütsch polski português română shqip slovenčina slovenščina Soomaaliga suomi svenska Tiếng Việt Türkçe Vahcuengh vèneto Wolof Yorùbá Zazaki српски / srpski беларуская български қазақша македонски монгол русский тоҷикӣ українська Ελληνικά Հայերեն ქართული नेपाली मराठी हिन्दी অসমীয়া বাংলা ਪੰਜਾਬੀ ગુજરાતી ଓଡ଼ିଆ தமிழ் తెలుగు ಕನ್ನಡ മലയാളം සිංහල ไทย မြန်မာဘာသာ ລາວ ភាសាខ្មែរ ⵜⴰⵎⴰⵣⵉⵖⵜ አማርኛ 한국어 日本語 中文(简体)‎ 吴语 粵語 中文(繁體)‎ ייִדיש עברית اردو العربية پښتو سنڌي فارسی ދިވެހިބަސް
Public-images-osm logo.svg social_facility
Osm element key.svg
Descrição
Uma instalação que provê serviços de assistência social Edit or translate this description.
Grupo: Social_facility
Usado nos elementos
pode ser usado em pontosnão deve ser usado em linhaspode ser usado em áreasuso em relações não especificado
Valores documentados: 12
Requer
Combinações úteis
Wikidata
Situação: aprovadoPage for proposal

Uma instalação de serviço social é qualquer lugar que presta assistência social.

O serviço social é uma profissão e ciência social comprometida com a busca pela justiça social, qualidade de vida e o desenvolvimento do potencial de cada indivíduo, grupo ou comunidade na sociedade. ([1])

Exemplos específicos de uma instalação social são clínicas para reabilitação de dependentes químicos, oficinas para deficientes físicos e abrigos para sem-tetos. Não há restrições quanto ao provedor destes serviços (esta informação pode ser adicionada usando a etiqueta operator=*).

Como mapear

Use amenity=social_facility para etiquetar um elemento que presta assistência social. Para capturar informações adicionais, complemente o elemento com etiquetas adicionais que estão definidas nesta wiki.

Tipos diferentes de instalações de serviços sociais

Instalações de serviços sociais existem em diferentes tipos e podem indicar a localização onde os serviços são providos ou de onde são administrados. Tipos de facilidades sociais são definidos pelo nível de cuidado ou serviço que é provido e se existem pessoas que residem no local. Para definir quem é atendido na instalação, use a etiqueta social_facility:for=* que é descrita abaixo.

Para elementos que focam no tratamento de condições médicas específicas, como os serviços normalmente prestados por um hospital, a etiqueta amenity=hospital deverá ser usada.

Para elementos que focam no auxílio de desastres, como um abrigo temporário de emergência, é sugerido o uso do sistema de etiquetas humanitárias. Este ainda é um modelo que está em evolução e comentários são bem-vindos na página de discussão.

Etiqueta Título Ícone proposto Descrição
social_facility=group_home Casa Lar Group home.svg Uma casa lar é uma residência organizada ao redor de um determinado grupo demográfico que disponibiliza serviços médicos e sociais, como atividades de lazer ou refeições, e alguma forma de supervisão. Exemplos incluem casas de retiro para idosos, residências para crianças e adolescentes que não podem viver com suas famílias, casas de passagem para pessoas com vícios ou menores em conflito com a lei e orfanatos. Pode-se adicionar a etiqueta capacity=* para indicar a capacidade de atendimento da instituição.
social_facility=nursing_home Lar de Idosos Um lar de idosos é uma instalação que fornece cuidado permanente a pessoas idosas, 24 horas por dia, bem como serviços médicos e sociais, apoiando os residentes com atividades elementares da vida diária. Os residentes podem incluir idosos ou pessoas gravemente doentes, com deficiência física e mental.
social_facility=assisted_living Centro de Vida Assistida Assisted living.svg Uma instalação residencial semelhante uma casa lar, mas aqui os usuários são mais independentes (por exemplo, possuem apartamentos próprios). Geralmente é concebido para pessoas com deficiências "leves". Por exemplo, casa de assistência residencial para pessoas idosas, muitas vezes com uma enfermeira disponível solicitada por um botão de emergência instalado.
social_facility=day_care Centro de Cuidados Diário Group home.svg Uma instalação não residencial que fornece serviços de enfermagem diariamente para pessoas com necessidades específicas (idosos, deficientes). É similar a uma casa lar ou lar de idosos, entretanto, os usuários passam a noite com suas famílias e não na instituição.
social_facility=shelter Abrigo Shelter.svg Uma instituição que fornece instalações temporárias para dormir ou refúgio da exposição ao entorno. Por exemplo, um abrigo a pessoas sem-teto.
social_facility=ambulatory_care Cuidados Ambulatoriais Ambulantorycare.svg Uma instalação não residencial que oferece suporte as necessidades de vida daqueles que não podem se sustentar totalmente.
social_facility=outreach Centro de Assistencia Outreach.svg Uma instalação não residencial que oferece serviços de bem-estar social, como advocacia, aconselhamento, encaminhamento profissional, encaminhamento habitacional, programas de bem-estar, e atividades de lazer. Por exemplo, um CRAS.
social_facility=workshop Oficina Workshop.svg Uma instalação de trabalho não residencial que emprega principalmente pessoas com deficiências. Também podem incluir oficinas para reabilitação ou para jovens infratores.
social_facility=clothing_bank Banco de Roupas Uma instalação não residencial que distribui roupas (geralmente usadas e doadas) para os pobres ou em emergências, de forma gratuita ou abaixo do preço de mercado.

Isto é diferente de brechós e bazares regulares. Use shop=second_hand para brechós e shop=charity para bazares.

social_facility=food_bank Banco de Alimentos Foodbank.svg Uma instalação não residencial que distribui alimentos, usualmente para os pobres, gratuitamente ou vendido abaixo do preço de mercado. Se a instituição serve apenas alimentos preparados, use social_facility=soup_kitchen.
social_facility=soup_kitchen Restaurante Popular Foodbank.svg Uma instalação não residencial que fornece alimentos preparados, usualmente para os pobres, gratuitamente ou vendido abaixo do preço de mercado.
social_facility=dairy_kitchen Banco de Laticínios Banco de laticínios, facilidade social nos países da antiga URSS que fornece gratuitamente laticínios para certos grupos de pessoas, definidos por regulações locais. Geralmente incluem recém-nascidos, grávidas, lactantes e mães e bebês. Se a instituição também vende os laticínios é provável que também deva receber shop=dairy.

Quem é atendido pela instalação

A etiqueta social_facility:for é usada para descrever o grupo de pessoas que é primariamente atendido pela instituição. A forma singular das palavras é preferível para descrever estes valores.

Etiqueta Título Descrição
social_facility:for=abused abusados Crianças vítimas de abusos ou adultos, inclui violações ou vítimas de abusos sexuais.
social_facility:for=child crianças Exemplo: centro de cuidados diários para crianças.
social_facility:for=disabled deficientes Para pessoas com deficiências físicas.
social_facility:for=diseased doentes Para pessoas que sofrem com certos tipos de doenças e suas famílias. Nomear a doença com a etiqueta description=* (por exemplo, AIDS).
social_facility:for=drug_addicted usuários de drogas Exemplo: serviço de aconselhamento para usuários de drogas. O nome da droga (se for o caso) pode estar na etiqueta description=*.
social_facility:for=homeless sem-tetos Veja as propostas em Homeless Shelter para mais detalhes.
social_facility:for=juvenile juvenis Exemplo: abrigo juvenil.
social_facility:for=mental_health

doentes mentais

Para pessoas com problemas psicológicos ou mentais.
social_facility:for=migrant imigrantes Para pessoas que migraram de outro país ou região, tipicamente por razões econômicas ou pessoais.
social_facility:for=refugee refugiados Para pessoas que estão fugindo de um desastre natural ou crise política e procuram refúgio em outro país ou região.
social_facility:for=orphan órfãos Exemplo: ofanato.
social_facility:for=senior idosos Idosos e pensionistas, por exemplo, lar de idosos.
social_facility:for=underprivileged pobres Pessoas pobres ou desfavorecidas.
social_facility:for=unemployed desempregados Pessoas sem um trabalho. Veja office=employment_agency.
social_facility:for=victim vítimas Para vítimas de crimes, como roubo ou ódio (com traumas).

Exemplos

A seguir estão alguns exemplos de várias facilidades sociais com algumas etiquetas básicas. Etiquetas adicionais podem ser adicionadas para descrever o elemento.

CRAS - Centro de Referência de Assistência Social
amenity=social_facility
social_facility=outreach
operator=PMVV
opening_hours=Mo-Fri 08:00-17:00
APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais
amenity=social_facility
social_facility=day_care
social_facility:for=disabled
operator=APAE
Lar de Idosos
amenity=social_facility
social_facility=nursing_home
social_facility:for=senior
operator=ACME
opening_hours=24/7
Casa de Recuperação de Dependentes Químicos
amenity=social_facility
social_facility=group_home
social_facility:for=drug_addicted
operator=PMVV
Abrigo para Moradores de Rua
amenity=social_facility
social_facility=shelter
social_facility:for=homeless
operator=ADRA

Veja também

Propostas