Pt:Key:social_facility

From OpenStreetMap Wiki
Jump to navigation Jump to search
Public-images-osm logo.svg social_facility
Founders Cafe.jpg
Descrição
Uma instalação que provê serviços de assistência social Show/edit corresponding data item.
Grupo: social facilities
Usado nos elementos
pode ser usado em pontosnão deve ser usado em linhaspode ser usado em áreasnão deve ser usado em relações
Requer
Combinações úteis
Situação: aprovadoPage for proposal

Uma instalação de serviço social é qualquer lugar que presta assistência social.

O serviço social é uma profissão e ciência social comprometida com a busca pela justiça social, qualidade de vida e o desenvolvimento do potencial de cada indivíduo, grupo ou comunidade na sociedade. ([1])

Exemplos específicos de uma instalação social são clínicas para reabilitação de dependentes químicos, oficinas para deficientes físicos e abrigos para sem-tetos. Não há restrições quanto ao provedor destes serviços (esta informação pode ser adicionada usando a etiqueta operator=*).

Como mapear

Use amenity=social_facility para etiquetar um elemento que presta assistência social. Para capturar informações adicionais, complemente o elemento com etiquetas adicionais que estão definidas nesta wiki.

Tipos diferentes de instalações de serviços sociais

Instalações de serviços sociais existem em diferentes tipos e podem indicar a localização onde os serviços são providos ou de onde são administrados. Tipos de facilidades sociais são definidos pelo nível de cuidado ou serviço que é provido e se existem pessoas que residem no local. Para definir quem é atendido na instalação, use a etiqueta social_facility:for=* que é descrita abaixo.

Para elementos que focam no tratamento de condições médicas específicas, como os serviços normalmente prestados por um hospital, a etiqueta amenity=hospital deverá ser usada.

Para elementos que focam no auxílio de desastres, como um abrigo temporário de emergência, é sugerido o uso do sistema de etiquetas humanitárias. Este ainda é um modelo que está em evolução e comentários são bem-vindos na página de discussão.

Etiqueta Título Ícone proposto Descrição
social_facility=group_home Casa Lar Group home.svg Uma casa lar é uma residência organizada ao redor de um determinado grupo demográfico que disponibiliza serviços médicos e sociais, como atividades de lazer ou refeições, e alguma forma de supervisão. Exemplos incluem casas de retiro para idosos, residências para crianças e adolescentes que não podem viver com suas famílias, casas de passagem para pessoas com vícios ou menores em conflito com a lei e orfanatos. Pode-se adicionar a etiqueta capacity=* para indicar a capacidade de atendimento da instituição.
social_facility=nursing_home Lar de Idosos Um lar de idosos é uma instalação que fornece cuidado permanente a pessoas idosas, 24 horas por dia, bem como serviços médicos e sociais, apoiando os residentes com atividades elementares da vida diária. Os residentes podem incluir idosos ou pessoas gravemente doentes, com deficiência física e mental.
social_facility=assisted_living Centro de Vida Assistida Assisted living.svg Uma instalação residencial semelhante uma casa lar, mas aqui os usuários são mais independentes (por exemplo, possuem apartamentos próprios). Geralmente é concebido para pessoas com deficiências "leves". Por exemplo, casa de assistência residencial para pessoas idosas, muitas vezes com uma enfermeira disponível solicitada por um botão de emergência instalado.
social_facility=day_care Centro de Cuidados Diário Group home.svg Uma instalação não residencial que fornece serviços de enfermagem diariamente para pessoas com necessidades específicas (idosos, deficientes). É similar a uma casa lar ou lar de idosos, entretanto, os usuários passam a noite com suas famílias e não na instituição.
social_facility=shelter Abrigo Shelter.svg Uma instituição que fornece instalações temporárias para dormir ou refúgio da exposição ao entorno. Por exemplo, um abrigo a pessoas sem-teto.
social_facility=ambulatory_care Cuidados Ambulatoriais Ambulantorycare.svg Uma instalação não residencial que oferece suporte as necessidades de vida daqueles que não podem se sustentar totalmente.
social_facility=outreach Centro de Assistencia Outreach.svg Uma instalação não residencial que oferece serviços de bem-estar social, como advocacia, aconselhamento, encaminhamento profissional, encaminhamento habitacional, programas de bem-estar, e atividades de lazer. Por exemplo, um CRAS.
social_facility=workshop Oficina Workshop.svg Uma instalação de trabalho não residencial que emprega principalmente pessoas com deficiências. Também podem incluir oficinas para reabilitação ou para jovens infratores.
social_facility=clothing_bank Banco de Roupas Uma instalação não residencial que distribui roupas (geralmente usadas e doadas) para os pobres ou em emergências, de forma gratuita ou abaixo do preço de mercado.

Isto é diferente de brechós e bazares regulares. Use shop=second_hand para brechós e shop=charity para bazares.

social_facility=food_bank Banco de Alimentos Foodbank.svg Uma instalação não residencial que distribui alimentos, usualmente para os pobres, gratuitamente ou vendido abaixo do preço de mercado. Se a instituição serve apenas alimentos preparados, use social_facility=soup_kitchen.
social_facility=soup_kitchen Restaurante Popular Foodbank.svg Uma instalação não residencial que fornece alimentos preparados, usualmente para os pobres, gratuitamente ou vendido abaixo do preço de mercado.
social_facility=dairy_kitchen Banco de Laticínios Banco de laticínios, facilidade social nos países da antiga URSS que fornece gratuitamente laticínios para certos grupos de pessoas, definidos por regulações locais. Geralmente incluem recém-nascidos, grávidas, lactantes e mães e bebês. Se a instituição também vende os laticínios é provável que também deva receber shop=dairy.

Quem é atendido pela instalação

A etiqueta social_facility:for é usada para descrever o grupo de pessoas que é primariamente atendido pela instituição. A forma singular das palavras é preferível para descrever estes valores.

Etiqueta Título Descrição
social_facility:for=abused abusados Crianças vítimas de abusos ou adultos, inclui violações ou vítimas de abusos sexuais.
social_facility:for=child crianças Exemplo: centro de cuidados diários para crianças.
social_facility:for=disabled deficientes Para pessoas com deficiências físicas.
social_facility:for=diseased doentes Para pessoas que sofrem com certos tipos de doenças e suas famílias. Nomear a doença com a etiqueta description=* (por exemplo, AIDS).
social_facility:for=drug_addicted usuários de drogas Exemplo: serviço de aconselhamento para usuários de drogas. O nome da droga (se for o caso) pode estar na etiqueta description=*.
social_facility:for=homeless sem-tetos Veja as propostas em Homeless Shelter para mais detalhes.
social_facility:for=juvenile juvenis Exemplo: abrigo juvenil.
social_facility:for=mental_health

doentes mentais

Para pessoas com problemas psicológicos ou mentais.
social_facility:for=migrant imigrantes Para pessoas que migraram de outro país ou região, tipicamente por razões econômicas ou pessoais.
social_facility:for=refugee refugiados Para pessoas que estão fugindo de um desastre natural ou crise política e procuram refúgio em outro país ou região.
social_facility:for=orphan órfãos Exemplo: ofanato.
social_facility:for=senior idosos Idosos e pensionistas, por exemplo, lar de idosos.
social_facility:for=underprivileged pobres Pessoas pobres ou desfavorecidas.
social_facility:for=unemployed desempregados Pessoas sem um trabalho. Veja office=employment_agency.
social_facility:for=victim vítimas Para vítimas de crimes, como roubo ou ódio (com traumas).

Exemplos

A seguir estão alguns exemplos de várias facilidades sociais com algumas etiquetas básicas. Etiquetas adicionais podem ser adicionadas para descrever o elemento.

CRAS - Centro de Referência de Assistência Social
amenity=social_facility
social_facility=outreach
operator=PMVV
opening_hours=Mo-Fri 08:00-17:00
APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais
amenity=social_facility
social_facility=day_care
social_facility:for=disabled
operator=Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais
operator:short=Apae
operator:type=charitable
Lar de Idosos
amenity=social_facility
social_facility=nursing_home
social_facility:for=senior
operator=ACME
opening_hours=24/7
Casa de Recuperação de Dependentes Químicos
amenity=social_facility
social_facility=group_home
social_facility:for=drug_addicted
operator=PMVV
Abrigo para Moradores de Rua
amenity=social_facility
social_facility=shelter
social_facility:for=homeless
operator=ADRA

Veja também

Propostas