Pt:Key:historic

From OpenStreetMap Wiki
(Redirected from Pt:Tag:historic=yes)
Jump to navigation Jump to search
Public-images-osm logo.svg historic
2014 Bystrzyca Kłodzka, mury obronne 05.jpg
Descrição
Para os locais e prédios históricos. Show/edit corresponding data item.
Grupo: histórico
Usado nos elementos
pode ser usado em pontosnão deve ser usado em linhasnão deve ser usado em áreasnão deve ser usado em relações
Combinações úteis
Ver também
Situação: de facto

Esta tag é usada para adicionar metadados para histórico[1] lugares ou monumentos, por vezes é o objectivo da viagem.

Core values

Histórico

Etiquetas utilizadas para descrever vários locais e estruturas históricas. For exemplo sítios arqueológicos, ruínas, castelos, etc. Ver também a página Historic(en). Para comboios históricos usar a etiqueta railway=preserved.

Chave Valor Elemento Descrição Renderização Imagem
historic aircraft nó área  Aeronave: histórica desmantelada/desativada que permaneça geralmente num só local, normalmente de importância histórica. Pode encontrar-se num museu, atração turística, ou na entrada de algumas bases aéreas militares (chamado  Gate guardian - literalmente guardião da porta).
Mońki. Pomnik samolot.JPG
historic aqueduct caminho área A historic structure to convey water
Pont Du Gard.JPG
historic archaeological_site nó área  Sítio arqueológico, local arqueológico ou estação arqueológica: locais com escavações arqueológicas onde ficaram preservados testemunhos e evidências de atividades do passado histórico, seja esse pré-histórico ou não.
Archaeological-site-16.svg
Dscf0105 600.jpg
historic battlefield nó área  Campo de batalha: local de uma batalha ou escaramuça/disputa militar que tenha ocorrido no passado. Pode ser um local em terra ou no mar.
Fort Donelson river battery (1).jpg
historic bomb_crater nó área A bomb crater.
Fort Douaumont Ende 1916.jpg
historic building nó área Edifício: etiqueta genérica para um edifício histórico, quando não se sabe o tipo de edifício histórico.
Castillo Trausnitz, Landshut, Alemania, 2012-05-27, DD 18.JPG
historic cannon nó  Canhão: um canhão histórico, normalmente encontrado em fortificações, castelos, etc.
Muzzle loading cannons at the Swedish Naval Museum (6648150909).jpg
historic castle nó área  Castelo: edifícios residenciais fortificados da época medieval ou moderna. Para um  forte/fortificação com a função principal de fins defensivos usar a etiqueta historic=fort.
Castle-14.svg
Dscf0226 600.jpg
historic castle_wall caminho área A  defensive wall (fortification) surrounding the  bailey of a castle.
City-wall-render-eg1.png
Delitzsch Stadtmauer.jpg
historic charcoal_pile caminho área Historic site of a charcoal pile. Often still in good condition in hilly forest areas.
Charcoal pile 06.jpg
historic church nó A building with historical value for Christian religious activities, particularly for worship services.
Sant Vasily cathedral in Moscow.JPG
historic city_gate nó área  Portas da cidade ou portas da vila: são locais de entrada numa muralha de uma cidade ou vila.
City-gate-14.svg
Spaarnwouder- of Amsterdamse poort.jpg
historic citywalls caminho área  Muralha ou valo: fortificação usada para proteger uma cidade ou assentamento de potenciais agressores.
City-wall-render-eg1.png
Delitzsch Stadtmauer.jpg
historic farm nó área  Fazenda(Angola e Brasil), quinta(Portugal), herdade(Portugal), machamba(Moçambique) ou roça(São Tomé e Príncipe): local com edifícios e terrenos destinado à criação de gado e agricultura, preservada no seu estado original com fins históricos.
Memorial-Day-2003.jpg
historic fort nó área  Fortaleza, forte ou fortificação: estrutura militar com a função principal de fins defensivos.
Historic-fort.svg
Komárom Fortress 03.jpg
historic gallows nó relação  Forca,  patíbulo ou cadafalso: estrutura concebida para o enforcamento.
Beerfelder-galgen-2007.jpg
historic highwater_mark nó Marca de nível máximo da água: registo histórico do nível máximo que a água de um rio, mar, oceano ou outro curso de água registou num dado local numa enchente/cheia/inundação.
Hochwassermarke Schwaebisch Gmuend 1912.jpg
historic locomotive nó área  Locomotiva: veículo ferroviário desativado de valor histórico.
Ambarawa locomotief.jpg
historic manor nó área  Solar,  mansão ou palacete: moradia histórica normalmente de grandes dimensões e sumptuosa.
Manor-14.svg
Gut Panker Herrenhaus.jpg
historic memorial nó área  Memorial ou monumento comemorativo: estrutura comemorativa dedicada a determinado evento, pessoas, instituições, etc. Muito parecido com um monumento, mas de menores dimensões. Pode ser por exemplo um memorial Segunda Guerra Mundial ou uma simples placa numa parede.
Memorial-16.svg
CIMG4191.JPG
historic mine nó área Abandoned underground mine workings for minerals such as coal or lead.
Wieliczka kopalnia soli 3.jpg
historic mine_shaft nó área Vertical shafts of a historic mine
Abandoned Mine Shaft At Phantom Falls.jpg
historic milestone nó  Marco quilométrico, marco de estrada ou  marco miliário ou simplesmente miliário (época romana): marcos históricos que marcavam a distância da estrada. Para marcos quilométricos modernos não se deve usar esta etiqueta mas sim a etiqueta highway=milestone.
Jt meilenstein.jpg
historic monastery nó área  Mosteiro: edifício histórico usado no passado por monges e/ou freiras. Caso o mosteiro ainda esteja ativo e utilizado como tal, deve-se usar a etiqueta amenity=monastery.
Malbork Zamek Wysoki kruzganek.jpg
historic monument nó área  Monumento: apesar de um monumento poder ser por vezes uma pequena estátua, no contexto do OpenStreetMap trata-se de estrutura comemorativa, bastante importante e conhecida, semelhante a um memorial mas de grandes dimensões. De tal forma que normalmente se pode entrar dentro dele ou então com uma altura de 10 metros ou mais, construído para relembrar, mostrar respeito a uma pessoa ou grupo de pessoas ou para comemorar um evento. Os monumentos são normalmente construídos para homenagear figuras políticas ou militares do passado ou presente ou figuras religiosas/divindades. A ter em atenção:
  • Se não for monumental no tamanho não deve ser marcado com esta etiqueta (maior que uma estátua; com mais de 10 metros de altura...);
  • Se não for comemorativo deve ser marcado com outra etiqueta histórica ou então com a etiqueta genérica historic=yes.
  • Caso exista uma etiqueta mais específica ou adequada então não deve ser usada esta etiqueta.
Monument-16.svg
Befreiungshalle P1230106.jpg
historic optical_telegraph nó área  Telégrafo ótico: que funcionava por meios visuais, por processos mecânicos com pás que se moviam.
Telegraf-flittard.jpg
historic pillory nó  Pelourinho ou picota: estrutura, normalmente uma coluna em pedra, concebida para imobilizar e humilhar uma pessoa em público. Encontram-se normalmente em centros de cidades e vilas, muitas vezes frente a uma câmara municipal, tendo sido simultaneamente símbolo de liberdade municipal. São muito comuns em Portugal e têm alguma ocorrência no Brasil. Ver também  Lista de pelourinhos de Portugal.
Kirchberg pranger.jpg
historic railway_car nó área A decommissioned railway car which generally remains in one place.
Historic railway car tokyo.JPG
historic ruins nó área  Ruínas: restos ou vestígios de estruturas que tenham sido completadas no passado, mas que ruíram parcialmente ou completamente. Se o tipo de estrutura for conhecido ou for aparente deve-se usar a etiqueta ruins=* como por exemplo ruins=castle. Para casos genéricos usar ruins=yes. Se a estrutura não estiver em ruínas/abandonada, não se deve usar esta etiqueta mas outra mais apropriada, como por exemplo, para um castelo que tenha sido preservado ou reconstruido deve-se usar historic=castle. Ver também a página da proposta desta etiqueta em Proposed_features/ruins(en).
Dscf1813-800.jpg
historic rune_stone nó  Pedra rúnica: é normalmente uma pedra erguida acima do solo com uma inscrição em caracteres rúnicos. Em princípio não existem este tipo de pedras em países lusófonos (pelo menos fora de museus), sendo mais comum em países nórdicos da Europa.
U 240, Lingsberg.JPG
historic ship nó área  Navio: barco ou submarino desmantelado/desativado que permaneça geralmente num só local, normalmente de importância histórica. Pode encontrar-se no interior de um museu ou no exterior, tanto numa área seca como na água. Em Portugal um bom exemplo é o  Navio-Hospital Gil Eannes. No Brasil outro exemplo é o  S Riachuelo (S-22).
Aurora Cruiser Museum StPetersburg.JPG
historic stone nó área A stone shaped or placed by man with historical value.
Stein1811.jpg
historic tank nó área A decommissioned tank which generally remains in one place.
T-34 am Sowjetischen Ehrenmal im Tiergarten.jpg
historic tomb nó área  Túmulo ou tumba: estruturas onde determinada pessoa foi enterrada, mas de cariz histórico. Esta etiqueta tem outras etiquetas associadas mais específicas prsentes na página Tag:historic=tomb(en) que inclui: mausoléu, mamoa ou tumulus, túmulo na rocha, hipogeu, túmulo de guerra, columbário, cripta, pirâmide e sarcófago.
Grob2.jpg
historic tower nó área Historic tower
historic tree_shrine nó Uma figura religiosa incrustada ou colocada numa árvore. Em vez desta etiqueta usar a etiqueta natural=tree e historic=wayside_shrine
Tree Shrine - Giritzer, Mautern an der Donau, Österreich - 02.JPG
historic vehicle nó área A decommissioned land-based vehicle which generally remains in one place
FV432 Armoured Personnel Carrier.jpg
historic wayside_cross nó área  Cruzeiro: cruz histórica ao ar livre de média dimensão, normalmente com dois, três ou quatro degraus junto a uma estrada ou por vezes no meio de um cruzamento ou rotunda/rotatória. Para cruzes mais recentes em vez desta etiqueta deve-se usar a etiqueta man_made=cross.
Christian.9.svg
Wegkreuz.jpg
historic wayside_shrine nó área  Alminhas ou pequenos altares em geral: pequeno altar, normalmente em caminhos ou ruas rurais e por vezes junto a vias importantes entre povoações. As alminhas dividem-se em pelo menos 4 tipos: nicho (mais comum e mais pequeno, normalmente em muros), capelinha (normalmente com 4 colunas e por vezes envidraçada), coluna de granito e estela (pedra erguida).
Carto shrine.svg
2003-10-11 tanner moor 36.JPG
historic wreck nó área Navio naufragado: embarcação que foi afundada ou destruída inadvertidamente. Um navio naufragado pode permanecer por muitos séculos e pode ser um perigo para a navegação ou um ponto de interesse. Tecnicamente, os navios que são afundados intencionalmente (por exemplo para criar um ambiente favorável à fauna e flora do local) não é um navio naufragado.
LovilleWreckRedsea.jpg
historic yes nó área Histórico: objeto/estrutura histórica de tipo indeterminado ou quando ainda não existe uma etiqueta apropriada. Deve ser substituída por uma etiqueta específica sempre que possível.
historic outros valores nó área Todos os valores comuns segundo o Taginfo

This table is a wiki template with a default description in English. Editable here.

Alterar esta tabela na versão em Língua Portuguesa.