Pt:OpenRailwayMap

From OpenStreetMap Wiki
Jump to navigation Jump to search
OpenRailwayMap
OpenRailwayMap-Milestone-Search.png
Site da Internet: https://www.openrailwaymap.org
Código fonte: openrailwaymap/OpenRailwayMap
Velocidades permitidas na estação principal de Stuttgart, incluindo os trilhos do metrô de superfície ao redor. Os dados de velocidade máxima do OpenRailwayMap são colocados como uma sobreposição em cima de um mapa off-line pré-instalado no OsmAnd (veja três etapas fáceis para fazer isso).
Um mapa mostrando a seção norte do final da linha de alta velocidade Nürnberg–Munich, incluindo o tipo de via, nomes das estações e pontos quilométricos. (referência: Abril 2014)

OpenRailwayMap (anteriormente chamado de "Bahnkarte") é um mapa detalhado online da infraestrutura das ferrovias mundiais, construído com os dados do OpenStreetMap. Está disponível desde meados de 2013 em openrailwaymap.org.

Descrição

Algumas ferrovias na área metropolitana de Stuttgart (em um telefone celular)

Este projeto foi fundado em dezembro de 2011 com o objetivo de criar um mapa mundial, aberto, atualizado e detalhado da rede ferroviária, baseado no OpenStreetMap. O domínio foi registrado em 27 de abril de 2013 e o site correspondente foi lançado em meados de 2013. Desde então, tem recebido melhorias constantemente. Em fevereiro de 2014, o projeto mudou para um novo servidor. Em abril de 2014 foi lançado um mapa dedicado para celulares.

O OpenRailwayMap inclui todos os veículos ferroviários e automotivos, por ex. ferrovias, metrôs, bondes, ferrovias em miniatura e funiculares. O mapa não inclui vias aéreas, monotrilhos e maglevs.

O nome OpenRailwayMap refere-se principalmente ao mapa online, mas o projeto também visa oferecer suporte a dados relacionados a ferrovias no OpenStreetMap. Ao desenvolver um modelo de dados consistente, fornecer uma lista de discussão, desenvolver plug-ins de editor, etc., a coleta desses dados é aprimorada e os dados podem ser usados ​​por outros aplicativos e desenvolvedores.

Motivação

O OpenRailwayMap visa fornecer uma nova qualidade de mapas ferroviários e oferece os seguintes benefícios:

  • Cobertura mundial: Até agora, não há mapa ferroviário que cubra todo o mundo, apenas países individuais.
  • Código e dados abertos: Atualmente, também não há mapas de redes ferroviárias que forneçam não apenas mapas renderizados, mas também geodados brutos. Nenhum mapa atual oferece tais dados sob licenças gratuitas. Este projeto é baseado nos dados do OpenStreetMap fornecidos sob a Licença Open Database.
  • Atual e detalhado: Este mapa pretende beneficiar da contribuição mútua. Colaboradores de todo o mundo com um bom conhecimento local são encorajados a editar este mapa para torná-lo detalhado e atualizado.
  • OpenStreetMap: Já existem muitos mapas baseados no OpenStreetMap, por ex. para vela, ciclismo, caminhadas, automóveis, transporte público, esqui, redes elétricas e muito mais. Até agora, no entanto, não houve nenhum mapa ferroviário.

Casos de Uso

Existem várias boas razões para criar um mapa ferroviário do mundo aberto e abrangente, considere o seguinte:

  • Simulação: Dados ferroviários detalhados são uma excelente base para simular trens e sinalização de forma realista.
  • Pesquisa: Cientistas e pesquisadores podem usar os dados para analisar a rede ferroviária, simular mudanças e utilizá-los para fins educacionais.
  • Planos para trens modelo: Esses dados ferroviários detalhados são uma boa fonte de dados para entusiastas ferroviários que desejam construir uma linha férrea como um modelo. Com esses dados você não precisa mais copiar os trilhos da ferrovia.
  • Entusiastas: Há muitas pessoas interessadas em ferrovias, por ex. trainspotters. Este mapa fornece a eles uma fonte de informações detalhadas sobre a rede ferroviária, bem como a oportunidade de contribuir.
  • Mapa base para tráfego em tempo real: outros aplicativos podem usar este mapa para rastrear a posição dos trens ou para fornecer uma visualização em tempo real da posição atual dos trens. Você também pode pensar em aplicativos que mostram canteiros de obras, desvios, bloqueios e a densidade do tráfego.
  • Roteamento: Com infraestrutura ferroviária mapeada detalhada, você pode desenvolver um aplicativo de roteamento.
  • Transporte público: Este mapa e os dados são uma importante fonte de dados para aplicações de transporte público, como horários, rotas, etc .

Mapeamento

Para o mapeador médio, o mapeamento da rede ferroviária é um pouco mais complicado do que o mapeamento de ruas ou POIs, mas existem algumas formas adequadas de mapeamento:

  • Imagens aéreas: trilhos de trem podem ser facilmente desenhados com base em imagens aéreas, se houver imagens de alta resolução disponíveis para sua área. Com essas imagens, você pode mapear até grandes quintais simplesmente de casa. Se você tiver acesso a imagens de alta resolução muito boas (por exemplo, Aerowest), também poderá ver plataformas ou mesmo sinais.
  • Em trens: Em áreas sem imagens aéreas de alta resolução, você pode rastrear as linhas ferroviárias com o GPS enquanto está sentado no trem. Você deve prestar atenção a um sinal de GPS suficiente no trem para gerar trilhos precisos (consulte WikiProject_Germany/Railway).
  • Ao longo das linhas ferroviárias: Especialmente nas áreas rurais, as linhas férreas podem ser facilmente acessadas por vias paralelas aos trilhos. A partir daí, você pode mapear sinais ou marcos de forma rápida, fácil e segura. Cruzamentos e pontes também são uma boa possibilidade de observar parte da linha férrea.
  • Estações: Nas estações você pode mapear muitos detalhes de fácil acesso e sem riscos.
  • Outras fontes: dados públicos, fontes de dados com permissão de uso, fotos de trainspotters ou vídeos da cabine do motorista após obter sua permissão.

Nota: Em todas as formas de mapeamento, é preciso respeitar algumas regras:

  • Cumpra a lei: não invada áreas ferroviárias e não perturbe ou interrompa o tráfego ferroviário. Use apenas dados disponíveis de fontes públicas (os exemplos são mencionados acima)
  • Não se coloque em risco
  • Não use fontes de dados ilegais, não públicas, confidenciais ou legalmente duvidosas
  • Respeite as leis de direitos autorais e não copie de outros mapas

Para iniciantes: você gostaria de contribuir com dados, mas não tem certeza de como acessar o OSM? Ou talvez você tenha informações interessantes que possa compartilhar, mas não tem tempo para fazer isso sozinho? Entre em contato conosco e envie seus dados com permissão e talvez possamos fazer algum mapeamento para você.

Recursos

Um mapa de velocidades permitidas com relevo.
  • Cinco sobreposições com base em vários planos de fundo (incluindo relevos)
  1. para infraestrutura (incluindo marcos, AMVs, números de via, sinaleiros)
  2. para sinais (incluindo sistemas de proteção de trens)
  3. para velocidades máximas de via
  4. para eletrificação (beta)
  5. para bitola (beta)
  • Numerosos recursos de busca, estações, marcos e passagens de nível
  • Permalinks
  • Versão dedicada para telefones celulares, abordagem aberta para integração flexível em aplicativos de terceiros (como OsmAnd)
  • Atualizações diárias, começando por volta da 1h da manhã (horário da Europa Central), levando cerca de quatro horas.
  • Vários idiomas, incluindo: tcheco, dinamarquês, holandês, inglês, francês, alemão, grego, N'ko, polonês, português, russo, esloveno, espanhol, sueco, ucraniano e vietnamita. As 22 traduções estão disponíveis ou em andamento. As traduções são coordenadas via Transifex.

Alguns exemplos

Velocidades permitidas na linha ferroviária de alta velocidade Frankfurt-Colónia, perto do aeroporto de Frankfurt

Ainda há um longo caminho a percorrer tanto para o software quanto para os dados ferroviários. No entanto, já existem alguns bons exemplos da qualidade do OpenRailwayMap:

Marcações

Para mapeadores, é recomendável ignorar o complexo esquema de marcação e usar as predefinições JOSM feitas para países individuais. As predefinições simplificam a marcação complexa e geral e ajudam a facilitar a edição sem o aprendizado de marcas.

Marcação específica do país

Existem listas de objetos importantes em diferentes países com exemplos de como marcá-los. Todos podem adicionar um país ou adicionar exemplos a um país existente.

Nestas páginas você pode encontrar informações específicas de cada país sobre como mapear sinais ou regras de trabalho corretamente. Há também alguns exemplos práticos ilustrados de marcação. Todos estão convidados a adicionar mais países ou adicionar alguns exemplos de um país existente.


Predefinições JOSM

Para um mapeamento mais fácil, você pode usar os arquivos predefinidos do JOSM.

Até agora, uma predefinição JOSM dedicada foi criada. Destina-se a linhas ferroviárias alemãs e está disponível no diretório predefinido. Há mais informações sobre predefinições de marcação JOSM na página Wiki de predefinições de marcação JOSM.

Quaisquer outras predefinições são muito apreciadas. Consulte Contribuir.

Software

Pesquisa por números de linhas ferroviárias e marcos

OpenRailwayMap é um software de código aberto e está disponível gratuitamente para download sob a GPL versão 3. Ele é executado em Linux e seus conteúdos são atendidos via servidor web Apache, PHP e Javascript. Além disso, é baseado em Leaflet, Kothic JS, NodeJS, node-tileserver, osmfilter, osmconvert, osmupdate, osm2pgsql, PostgreSQL e PostGIS. Há também uma anotação de mudanças.

Para solicitar determinados dados, você pode usar nossa API. Existe também a possibilidade de incluir os tiles em outras aplicações. Para obter mais informações sobre os termos de uso e detalhes técnicos, leia a documentação da API.

Relatórios de bugs e sugestões devem ser relatados no sistema de rastreamento de bugs no github. Usuários sem conta no Github também podem entrar em contato com os desenvolvedores.

Contribuir

Colaboradores são bem-vindos para ajudar como programadores, tradutores ou designers. Entre em contato conosco se quiser contribuir.

Mapeamento: A usabilidade deste mapa depende dos dados. Por favor, use seu conhecimento para manter as informações mapeadas atualizadas e inserir mais detalhes!

Programação: Você criou um novo recurso interessante ou corrigiu um bug no código existente? Por favor, envie-me o seu código e vamos adicioná-lo.

Traduzindo: OpenRailwayMap quer estar disponível para muitos usuários e em muitos idiomas. Por favor, traduza o aplicativo, os arquivos predefinidos ou esta página wiki para outros idiomas!

Design: O design atual não é muito bom. Por favor, ajude a melhorá-lo ou melhorar o suporte em muitos navegadores.

Recursos: O OpenRailwayMap é atualmente apenas um projeto executado em meu tempo livre, portanto, os recursos necessários, como hardware ou domínios, são limitados. Você está convidado a me apoiar com esses recursos!

Predefinições JOSM: Crie predefinições e estilos JOSM para diferentes países!

Exemplos: adicione imagens aos exemplos de marcação ou crie páginas de exemplo para novos países!

'Relatórios de bugs, testes de navegador e sugestões de recursos são desejados. Por favor, entre em contato conosco.

A lista de autores contém alguns dos principais colaboradores.

Doações

Este projeto é operado pelos desenvolvedores em seu tempo livre e não tem objetivos comerciais. Ao fazer uma doação, você pode mostrar que aprecia o trabalho voluntário dos desenvolvedores e motivá-los a continuar o projeto no futuro.

Mas qualquer doação não é apenas uma forma de reconhecimento, mas também uma contribuição financeira para os custos que são causados ​​por servidores, domínios, etc. Somente com doações suficientes o projeto poderá ser disponibilizado sem publicidade e gratuitamente também no futuro.

As doações podem ser feitas via Paypal. A pedido, doações por transferência bancária podem ser organizadas.

Contato

Para nos contactar, por favor utilize um dos meios abaixo:

Lista de e-mail e IRC

  • openrailwaymap (en)(de) Lista de discussão para usuários e desenvolvedores do OpenRailwayMap, mas também outras coisas relacionadas à ferrovia.
    RegisterArchive, NNTP gateway via Gmane
  • #OpenRailwayMap (en)(de) Canal IRC para usuários e desenvolvedores do OpenRailwayMap, mas também outras coisas relacionadas à ferrovia.
    irc://irc.oftc.net #OpenRailwayMap or webchat (use "#openrailwaymap")

Notícias

Eventos

Veja também

Links Externos