Pt:Tag:amenity=parking

From OpenStreetMap Wiki
(Redirected from Pt-br:Tag:amenity=parking)
Jump to: navigation, search
Linguagens disponíveis — Tag:amenity=parking
Afrikaans Alemannisch aragonés asturianu azərbaycanca Bahasa Indonesia Bahasa Melayu Bân-lâm-gú Basa Jawa Baso Minangkabau bosanski brezhoneg català čeština dansk Deutsch eesti English español Esperanto estremeñu euskara français Frysk Gaeilge Gàidhlig galego Hausa hrvatski Igbo interlingua Interlingue isiXhosa isiZulu íslenska italiano Kiswahili Kreyòl ayisyen kréyòl gwadloupéyen kurdî latviešu Lëtzebuergesch lietuvių magyar Malagasy Malti Nederlands Nedersaksies norsk norsk nynorsk occitan Oromoo oʻzbekcha/ўзбекча Plattdüütsch polski português română shqip slovenčina slovenščina Soomaaliga suomi svenska Tiếng Việt Türkçe Vahcuengh vèneto Wolof Yorùbá Zazaki српски / srpski беларуская български қазақша македонски монгол русский тоҷикӣ українська Ελληνικά Հայերեն ქართული नेपाली मराठी हिन्दी অসমীয়া বাংলা ਪੰਜਾਬੀ ગુજરાતી ଓଡ଼ିଆ தமிழ் తెలుగు ಕನ್ನಡ മലയാളം සිංහල ไทย မြန်မာဘာသာ ລາວ ភាសាខ្មែរ ⵜⴰⵎⴰⵣⵉⵖⵜ አማርኛ 한국어 日本語 中文(简体)‎ 吴语 粵語 中文(繁體)‎ ייִדיש עברית اردو العربية پښتو سنڌي فارسی ދިވެހިބަސް
Public-images-osm logo.svg amenity = parking
P3030027ParkingLot wb.jpg
Descrição
Parque de estacionamento: local reservado para estacionar automóveis ou outros veículos, se especificado. Edit this description in the wiki page. Edit this description in the data item.
Renderização em osm-carto
Parking-16.svg
Grupo: Amenities
Usado nos elementos
pode ser usado em pontosnão deve ser usado em linhaspode ser usado em áreasnão deve ser usado em relações
Combinações úteis
Wikidata
Situação: em utilização

Parque de estacionamento: local reservado para estacionar automóveis ou outros veículos, se especificado. As vias que atravessam o estacionamento geralmente são marcadas com highway=service e service=parking_aisle.

Como Mapear

A forma mais comum é desenhar uma área com a etiqueta amenity=parking, mas também é possível através de apenas um nó, mas nunca uma área e um nó.

Etiquetas adicionais

Chave Padrão Valor Elemento Notas
amenity N/A parking nó área Etiquetar a área ou com um nó central, mas não ambos.
Todas as sub-etiquetas abaixo são opcionais.
name nenhum * nó área Nome do parque de estacionamento.
ref nenhum * nó área Referência
access N/A yes
customers
permissive
private
nó área Distinção entre parques de estacionamento públicos, destinados a clientes (como cinemas, hipermercados, etc) e privados (como em fábricas, edifícios de empresas, etc.). Nesta caso yes indica que é de acesso ao público em geral.
motorcycle:parking=* nenhum yes
no
covered
nó área Caso existam lugares e quantos para o estacionamento de motociclos. Se o parque de estacionamento for apenas para estes veículos usar antes a etiqueta amenity=motorcycle_parking.
parking nenhum surface nó área Estacionamento ao nível do solo, o mais comum em áreas abertas.
multi-storey Edifício com 2 ou mais andares destinados a estacionamento. Considere usar a etiqueta building=parking se for um edifício integralmente para estacionamento ("silo").
underground Caso o parque de estacionamento seja subterrâneo.
rooftop Se o parque de estacionamento estiver no telhado de um edifício, utilizado em alguns centros comerciais/shoppings.
sheds Pequeno anexo privado para veículos, próximo da habitação do proprietário. Normalmente em perfil de metal.
carports Estrutura simples para fornecer proteção limitada aos elementos. Considere usar a etiqueta building=carport.
garage_boxes Edifícios de 1 piso ao nível do chão destinados a alojar 1 veículo em cada entrada.
park_ride nenhum yes
no
bus
train
tram
metro
ferry
nó área Parque de estacionamento dissuasor (de incentivo ou de intercâmbio) ou P+R. Os valores para a chave definem a que tipo de transporte está ligado. Se não tiver a certeza, usar yes (sim).
fee no yes
no
interval
nó área Se é necessário pagar para utilizar o parque de estacionamento. Se for necessário pagar apenas em determinados horários, usar a mesma sintaxe de opening hours.
supervised no yes
no
intervalo
nó área Se este é vigiado para prevenir o roubo ou vandalismo. Se for vigiado apenas a certas horas, usar a sintaxe de opening hours.
capacity nenhum número nó área Número total de lugares, incluindo todos os lugares especiais (p.ex. cadeiras de rodas).
capacity:disabled nenhum yes
no
número
nó área Define se existem lugares destinados a pessoas utilizadoras de cadeiras de rodas. Normalmente estas pessoas devem ter um dístico oficial no pára-brisas do carro que os autoriza a estacionarem nesses espaços reservados, normalmente são mais largos para permitir colocar a cadeira de rodas de lado do carro para o condutor sair e entrar, e estão normalmente perto da entrada do edifício. Idealmente deve-se indicar o número de lugares. (Substitui a chave disabled_spaces=* ver a proposta).
capacity:parent nenhum yes
no
número
nó área Define se existem lugares para pessoas acompanhadas com crianças de colo. Idealmente deve-se indicar o número de lugares.
capacity:charging nenhum yes
no
número
nó área Define se existem lugares com infraestruturas de carregamento de veículos elétricos. Idealmente deve-se indicar o número de lugares.
maxstay nenhum 2h
2 hours
nó área Limite de tempo para estacionar (por exemplo, máximo de 2 horas)
opening_hours nenhum ver página da etiqueta nó área Horário de abertura.
operator nenhum * nó área Empresa/organismo que faz a gestão.
website nenhum * nó área Endereço do sítio na Internet.

Elementos relacionados

  • As estradas de acesso ao parque de estacionamento devem ter a etiqueta highway=service.
  • As "estradas de estacionamento" (no interior do parque de estacionamento) devem ter a etiqueta highway=service e service=parking_aisle e caso seja de mão única/sentido único a etiqueta oneway=*. As estradas que ligam o parque de estacionamento a outros elementos devem estar ligadas a outras vias e não ligadas à área do estacionamento (um erro comum), caso contrário, a maioria dos programas de navegação não funcionarão.
  • As máquinas de bilhetes/pagamento podem ser mapeadas com amenity=vending_machine em conjunto com vending=parking_tickets.
  • amenity=parking_entrance é utilizada para indicar a via de acesso (entrada e/ou saída) de um parque de estacionamento subterrâneo.
  • amenity=parking_space pode ser usada para mapear lugares individuais.
  • Os estacionamentos nas laterais das estradas comuns deve ser marcado com a etiqueta parking:lane=*.
Várias áreas de parques de estacionamento, cada um com várias estradas de estacionamento.

O método padrão de desenhar parques de estacionamento complexos - aqueles que têm várias áreas separadas ou com "buracos" no meio - é através de uma relação do tipo multi-polígono.

Ver também